ALL GARB DESUNITED

quinta-feira, março 31, 2005

MA PRA QUE ERA TANTO?

Brasileiros no Farense? Sim, forem muites, mas não de tante pedigree como no Loletane no final da década de 80. Enquante os filhes de fare íam buscar moços ao são josé dos campos e ao tiradentes (descobrindo alguns verdadeiros craques - e ídolos de adlescências do Bada - entre as enxurradas de peladeiros), o rival do campinense não brincava em serviço. Com o intuíto de subir de dvizão, e com o alto patrocínio da autarquia e arredores, os moços íam directamente aos grandes clubes brazucas, tipo ao Vasco da Gama buscar Henriques, Fernandos e Mauricinhos, que não eram propriamente "internacionais", mas já valores seguros da primeira linha do campeonato brasileiro (e penso que alguns deles até tinham alinhado nas selecções jovens). Na malembragora, mas o tal do Sorato chegou a ser muito falado, não sei é se chegou mesmo a vir. Cheguei a ter um colega de trabalho que (diz que) colaborou no Louletano nesse tempo e (diz que) eles estiveram quase a trazer o Mazinho, também do Vasco da Gama na altura, e que se sagraria campeão mundial em 94.


Mas não foram só esses. O Tonanha (ex-Salgueiros e Boavista) e o Eloi (ex-Porto e Boavista) que tá ali em cima, de cócras, e que era muito cotado no Brasil e em Itália (veio com o Juary de lá, para o FCP), tombeim passarem pela terra da tia anica. Mas o que cá durou mai tempo ainda foi o Pagani, que jogou até aos 40 e na sei quantos e acho que ainda hoje faz parte da equipa de futsal deles. E atenção que esse atleta de dEUS também não veio de um botafluminengo de japarecuagá de ribeirão branco nenhum, não senhor. Veio do grandioso Santos FC, clube por onde passaram grandes nomes como Pélé, Diego e Paulo Almeida.

Pois é, esse Lôletane era cheio de nomes, sim senhor, mas na sei pra que era tanto, pois nunca chegarem a subir à permera dvizão. E em Olhão pra eles chegou só o César. 5-1 da bolha até souberem a pate.

4 Atoardas:

  • Eu sei é que tu há uns tempos prometeste que tinhas umas coisas para dizer sobre o Lucas, o lateral-direito que no Farense transformou a equipa de 'Pereirinha mais dez' em 'Onze sem o Pereirinha', e ainda não vi nada.

    By Blogger D'Arcy, at 11:12 da manhã  

  • O Pagani, hoje, é o director desportivo do clube de Loulé.Quanto aos outros brasileiros, Elói era mesmo craque, muito bem cotado no seu país e em Itália, como referiste, não tendo, no entanto, sido regularmente utilizado no fcp. Chegou a Loulé já com alguma idade, tal como o Tonanha (marcador do golo louletano nos célebres 5-1 que tanto gozo me deram ver).
    Nessa época despontava também na equipa rival do Campinense e do Barreiras Brancas (não sei se ainda existe) um lateral brasileiro que ficou famoso ao cortar um remate de Domingos Paciência (o do Porto)em cima da linha de golo com o calcanhar num Belenenses-Porto (0-0), de seu nome Milton Mendes.
    Nesse jogo em que o glorioso de Olhão meteu os de Loulé no seu lugar (sim, porque nesse ano andavam já a levantar muito a bolinha, lutando pla subida ao escalão maior do nosso futebol), o sarrafeiro lateral, após uma saída de bola pla linha lateral, na pressa de fazer o lançamento com o objectivo, quiçá, de recuperar da desvantagem de 4 golos paí a 10m do final e perante a lentidão do apanha-bolas em devolver a bola, achou por bem mandar o dito cujo plo ar com um valente empurrão. Parece que ainda o estou a ver a deslizar de costas pla pista de tartan, onde aterrou depois de um voo digno de um pardalito...o que aquilo deve ter doído!
    Esse apanha-bolas é hoje um conhecido cantor aqui dos Algarves (será mais em Olhão?)e quem sabe se não foi esse empurrão dado plo caceteiro lateral que lhe deu a primeira impulsão para se tornar cantante e deixar de lado a arte de apanhar bolas e as azias dos que as chutam.

    By Blogger Admiraavaca, at 12:43 da tarde  

  • eich... é só fétiche pelos laterais direitos...

    DARCY: isso do cocada tenho algures num txt gravado, já percuro.

    VACA: isso do milton mendes (que tambem veio do vasco da gama!) já nos deu pano para discussão de mangas de camisa, e, acredites ou não, já confrontei o dito cantaroleiro com a cena e... isso será assunto de post, ehehehe

    By Blogger melga mike, at 3:18 da tarde  

  • O Milton Mendes era aquele gajo que tinha uma paralisia facial, e estava sempre a sorrir quando jogava...

    By Blogger D'Arcy, at 10:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home