ALL GARB DESUNITED

terça-feira, julho 11, 2006

REVIVALISME FARENSE EM MONTE

Olhaí o Mijas a adoptar-se ós colores OLHANENSES, migas.

Mas mai melhor bão ainda é ler esta D'ZERTAÇÃO. Eu ainda na li tude, mas prumete ler. Um destes dias. Mas assim de relance parece tar gire.

Apenas uma notinha de algo que conversei há uns tempos com um ex-perzdente do Farense: Paco não é catalão. É de famelgas cataloas, jegou no Barça, mas é... andaluz! Topei essa cena uma vez que vi qq COISA duma ciudad colquer da endaluzia onde os cidadões yonerários eram, exactamente, os dois pixotes que dão pelo nome de Francisco "el feo" Calvo e outro tal de Antoine Banderas (nada a ver com as das janelas, nem com o Petit dar cabo das canelas).

21 Atoardas:

  • Obr. pois revivi belos tempos.
    Pedro

    By Blogger Português desiludido, at 5:41 da tarde  

  • Já leste a notinha?

    Adendei agora mesmo.

    By Blogger melga mike, at 5:44 da tarde  

  • Andaste a conversar com o Fernando Barata?

    By Blogger Asulado, at 7:09 da tarde  

  • se é catalão, andaluz, esquimó, arborígene, pigmeu, eurasiático ou nativo-americano tô pouco me lixando.

    mas que jogava a montes no meu clube...

    By Blogger PM Misha, at 9:10 da tarde  

  • Moss,
    Um post a falar de Farense, Olhanense e Paco Fortes faz-me logo lembrar 4-0, qué dzer 0-4.
    E tamem aquelas coisas que se dziam em Far nessa altura, do tipo "demos balhe e na pagamos a sala", enfim...
    A prepóizeto do link, iste dos clubes da bola é como tude o rest, há os que têm história e muntas estórias e os que têm inveja...

    By Blogger from almada, at 11:36 da tarde  

  • Confirmo isso tudo. Mas o futebol algarvio não se resume aos anos 80 (Portimonense) ou 90 (Farense).

    Aliás, acho mesmo que antes da década de 70 havia futebol na região... sim, sim, a sério, apesar de nenhum desses dois clubes referidos ter chegado à I Divisão antes disso...

    Seria do sistema?

    By Blogger melga mike, at 10:01 da manhã  

  • eu tb tirei positivas a matemática.
    no ciclo.

    By Blogger PM Misha, at 8:43 da tarde  

  • Moss deb, na tenerves, oh melga.
    O mê Farense nem tansede vai conseguir repetir a proeza!
    Quanto ao fetbol algravie antes dos anes 80, se não sabes toma nota, e se precisares pede ao outre para ver no livrinhe.
    Por volta de 1940 o Farense ganhou uma coisa que se chamava II Liga, mas na época seguinte não pode disputar a outra coisa que se chamava I Liga, porque essa apenas se destinava aos clubes de Lisboa e Porto.
    Nos anos 50, o Farense ganhou uma coisa de saudoso nome chamada Campeonato Nacional da 2ª Divisão - Zona Sul, mas, por incrível que pareça teve de disputar uma liguilha a 4, com o clube que ganhou a Zona Norte e com os dois últimos classificados da 1ªDivisão. Os outros 3 eram (corrijam-me se estiver enganado) Boavista, V. de Guimarães e Salgueiros.
    Quanto aos anos 70, de que já me lembro qualquer coisa, o Farense disputou 5 anos a 1ª Divisão e o teu Olhanense 1 ou 2, altura em que numa deslocação a Setúbal levou 9-0 e a malta de Faro, lixada nestas coisas, dizia que tinha sido 1 golo por cada Km entre Faro e Olhão. É claro que na altura Faro só começava na subida para o Alto de Santo António e não no Rio Seco, como hoje.
    Daí para a frente já te lembras, não preciso estar a contar.

    By Blogger from almada, at 10:44 da tarde  

  • Enervade? Oh, se tou...

    Mas tu achas mesmo que o Farense foi a primeira equipa algarvia a vencer o escalão secundário e a não "deixarem" subir à I Divisão?

    Nem te vou dar datas, vou te dizer pra ires a esses mesmos caderninhos ou livrinhos que me indicaste.

    Falaste em anos 40 e 50, não foi?

    Atão logo me respondes quando é que o Olhanense ganhou o 1º campeonato de Portugal e a primeira II Liga.

    Aí vês se as décadas referentes são inferiores ou superiores ás que tu referiste, mmm'kay little buddie?

    Na dá assim munta pica entrar em polémicas (?) contigo, pois não dás nem prá aquecer. Venha o indignado mil vezes...

    Mas se quiseres falar de goleadas do tempo em que nem eu nem tu eramos nasciso, podemos falar. Ou queres só das de conderamos nascidos, tipo Taça de Honra da AFA nos anos 80 (em pleno São Luís, tava lá ieu)?

    Pareces ter uma memória muito selectiva. Nos anos 90 na apanhaste xalavares de bola nenhuns, queres ver? E já era o tempo dos 5 centrais, 3 trincos e do Helcinho a ponta-de-elança, parece-me a mim. Com o Paco a estrebuchar no banco e Fanã na penumbra.

    Pergunta ao careca de leste comé que o Paixão dizia quando o FCP atacava.

    By Blogger melga mike, at 9:27 da manhã  

  • Lá te estás tu a enervar...
    O palmarés de cada um dos clubes, sobretudo no que diz respeito a presenças na 1ª Divisão, traduz-se em números reais e portanto não merece discução.
    Relativamente à minha memória selectiva, é apenas resultado do facto de tu saberes muito mais do que eu, de tal maneira que não dou nem para aquecer e, portanto, não valer a pena estar a qui a falar de coisas que tu certamente sabes. Apenas lembrei algumas que, vá-se lá saber porquê, te podem ter escapado.

    By Blogger from almada, at 8:02 da tarde  

  • Chama-me minervas, se quiseres, tipo pietra sem bigode nem carapinha. E eu não sei nada mais que tu, tenho é mais livrinhos pra cabular, deixa lá isso, não fiques assim.

    Numeros reais de presenças, é factual, xim senhor, mas o tê clube só nos ultrapassou praí em 90s e tal. Recordo-me perfeitamente de andar à escola em fare no ultimo ano em que o Olhanense teve mais presenças na 1ª Divisão, e de até de brincar com colegas sobre isso, mas isso nunca foi coisa que me fizesse desejar a descida do SCF (já da SAD na sei se tinha tanto apreço... munta espanhelada e tal)

    E óbvio que até "curti largo" conde Partizan e Lyon tiveram de vir jogar à nossa região, sem qualquer tipo de invejas, pois era sinal que tinham sido clubes da minha região a chigar à Taça UEFA e não do nuorte.

    Ou seja, sempre gostei de ver o Farense ou o Portimonense terem bosn comportamtneos, conde não tavam na mesma divisão que o Olhanense, e nunca desejei que não fizessem brilharetes só pra não ultrapassarem os feitos do Olhanense. Agora o que me enerva realmente é quando aparecem chicos espertos a desvvalorizar o passado do Olhanense e com a mania que "alguém" deveria ter as loucuras subsidiadas o resto da vida só porque é o clube da capital. E em conversas de café antes, depois ou mesmo ao intervalo de jogos com o Portimonense nas 2 últimas épocas não imaginas quantos barlaventinos se identificam "mais com o Olhanense do que com o Farense" por essas razões. E prevejo que vou voltar a ouvir essas coisas já na 2ª jornada da Liga Donra este ano.

    Mas tens razão, lá isso tens, o clube algravio com mais presenças na I Divisão é o Farense. Neste momento.

    Mas agora uns pequenos factos sobre os quais não se pode dizer "neste momento" relativos a clubes algarvios:

    - Farense não foi o 1º clube algarvio a vencer a II Liga e a não subir à I, porque isso foi o Olhanense (anos 30, salverro, mas posso ir ao livrinho, se quiseres)

    - Farense não foi o 1º clube algarvio a subir à I Divisão, porque isso foi o Olhanense.

    - Farense não foi o 2º clube algarvio a subir à I Divisão, porque isso foi o Lusitano.

    - Farense não foi o 3º clube algarvio a subir à I Divisão, porque isso foi o Portimonense.

    - Farense não foi o 1º clube algarvio a jogar uma final da Taça, porque isso foi o Olhanense.

    - Farense não foi o 1º clube algarvio a chegar à Taça UEFA, porque isso foi o Portimonense.

    E acho que também poderiao dizer que o Olhanense nunca jogou no Distrital, mas seria mentira, porque há 4 ou 5 anos tivemos lá a equipa "B".

    By Blogger melga mike, at 12:12 da tarde  

  • Isto começa a dar pica.
    Deixa lá o Minervino José Lopes Pietra em paz, que ele é mais do meu tempo do que do teu e de futebol extra Algarve podemos falar noutra altura, com ou sem livrinhos.
    Ora então vamos lá por partes. Relativamente a factos, é tudo verdade, com algumas excepções e/ou correcções, de memória e com algumas reservas, que a minha cabeça já não é o que era, sobretudo em relação ao tempo em que não tinha mais do que pensar a não ser na bola.
    - Os campeonatos da I e II Liga começaram em 38-39 e, salvo erro, só se disputaram com esta designação nessa época e na seguinte. Numa destas épocas a II Liga foi ganha pelo Farense. Pelo que dizes, a outra foi ganha pelo Olhanense? Confesso que não faço ideia;
    - O Farense ganhou o Campeonato Nacional da 2ª Divisão – Zona Sul em 69/70, pelo que se estriou na 1ª Divisão na época seguinte, onde se manteve até 75/76. Que eu saiba, só nesse ano o Portimonense subiu pela primeira vez. Se já lá tinha estado, admito que não sei;
    - O Olhanense não só disputou como ganhou uma final, só que não foi de uma Taça de Portugal, mas sim da competição que a antecedeu, que embora tivesse características semelhantes se chamava Campeonato de Portugal;
    Agora, correndo o risco de isto não ter nada a ver com o teu blog, que é um espectáculo, vamos falar de coisas um pouco mais sérias.
    Sou do Farense por duas razões fundamentais, em primeiro porque a minha mãezinha me teve no velho Hospital da Misericórdia, ali mesmo ao lado da Doca, e depois porque o meu pai o primeiro estádio a que me levou foi ao S.Luís, depois levou-me durante uns anos, a seguir começamos a ir juntos e, mais recentemente, era eu que o levava a ele e só não continuamos pelas razões que tu sabes. Como deves calcular, durante perto de 30 anos, vi largas centenas de jogos do Farense.
    Um dos ensinamentos que aprendi desde muito cedo foi a rivalidade com o Olhanense.
    Talvez das memórias mais antigas (e amargas) que guardo é de um jogo de apresentação do Farense, no ano em que o Farias se transferiu para Olhão, com quase 40 anos. Dizia-se que nesse ano tínhamos uma grande equipa, mas levamos 5-0 e o cabrão do velho fartou-se de marcar golos.
    Os embates com o Olhanense tiveram, desde sempre, um sabor muito especial, contudo, nunca cultivei um espírito anti-olhanense e fazia-me alguma confusão que houvesse sempre um grupo de malta de Olhão no S.Luís, a apoiar o adversário do Farense, qualquer que ele fosse. Fui algumas vezes ao Padinha e mais tarde ao José Arcanjo e, sem esforço, puxava pelo Olhanense desde que o adversário fosse um não algarvio.
    Mais difícil era ir ver o Farense ao Padinha, pois como já aqui escrevi numa “atoarda”, a malta de Faro era literalmente fechada no peão, cuja única saída era pela mesma porta que os sócios do Olhanense e o ambiente era muito pouco amistoso, posso-te garantir por experiência própria. Se antigamente os comboios da malta de Faro eram corridos à pedrada até à Meia Légua, depois dos jogos, não sei se é verdade, mas que ouvi contar algumas estórias sobre isso, posso-te garantir.
    Durante os anos em que o Portimonense esteve sozinho na 1ª Divisão, sempre torci por eles, porque eram o representante da nossa província. Mais tarde, já com o SCF também na primeira, fui ver um Portimonense-Farense, na parte final de um campeonato em que estávamos em risco de descida. Percebi então que mais do que ganhar (perfeitamente normal e desejável), os adeptos do Portimonense queriam ver-se livres do Farense, para voltarem a ficar sozinhos na 1ª Divisão.
    Antes de haver eleições autárquicas e, portanto, de o dinheiro para o futebol render hipoteticamente votos, o Farense subiu à primeira divisão e lá se manteve durante 6 épocas consecutivas. Mais tarde, pela vontade (e muito dinheiro) de um homem – Fernando Barata, voltou a consegui-lo e durante quase 20 anos por lá andou, com apenas duas descidas e regresso no ano seguinte em qualquer dos casos.(´Ta bem, também houve um alargamento)
    A Câmara de Faro ajudou? É verdade. Houve algum clube contemporâneo na 1ª Divisão em que isso não tenha acontecido, incluindo os grandes? Porque é que isso quer dizer “ter as loucuras subsidiadas o resto da vida só porque é o clube da capital”? Incomoda assim tanto Faro ser a capital? Será por isso que a maior parte dos adeptos algarvios se identificam mais com o Olhanense e Portimonense? Então isso para mim é inveja!
    O Farense foi mal gerido, cometeram-se muitos erros e alegadamente houve algumas pessoas que se aproveitaram? É uma evidência. Mas que culpa tem o adepto anónimo como eu e mais uns milhares? Como sabes, as massas associativas “compram-se” com golos nas balizas dos adversários. Em Olhão não é assim?
    Já agora vamos lá espiolhar um pouco mais a história do teu Olhanense. Na época áurea quem é que alimentou o futebol? Segundo as estórias que sempre ouvi contar era a indústria conserveira, que acumulava riqueza à custa da exploração da mão-de-obra miserável. Independentemente do julgamento político que se possa fazer, não me parece de grande moralidade.
    E para finalizar, este novo fôlego do Olhanense diz-se que é por conta de negócios imobiliários em terrenos cedidos pela Câmara. Então onde está a diferença?
    Se alguma destas duas últimas afirmações for falsa retiro-a desde já.
    Tal como tu, em relação ao Olhanense, também me chateia que não se respeite a história do SCF e sobretudo os largos milhares de pessoas que lhe deram e espero que lhe continuem a dar alma.


    E agora xcusas de responder quê neste post na pregue mai denhuma atoarda.
    Se quezeres más, tens de por um post nove ou atão pagar umemperial numa próxima vez quê vá ó Algarve.

    By Blogger from almada, at 11:55 da tarde  

  • ok deb, ficam as empraiais marcadas pra Fare ou Olhão, tanto faz.

    Realmente escrevi de "letra" que o Portimonense foi o 3º clube algravio a chegar à I Divisão e é capaz de ter sido o Farense. Logo percuro isso.

    Mas dizes mal aí umas coisas, especialmente em relação a não termos ido à final da Taça. Fomos e perdemos nos anos 40 e aidna há uns dias falava com um lagarto que num jantar do nucleo ceportenguista de Olhão contou umas coisas que o Jesus Correia contou, entre os quais o Olhanense ter jogado a montes nessa final contra os 5 violinos e ter perdido injustamente. Tambem contou como disse ao Papa "o raio que a parta", mas isso são outros quinhentos.

    O actual fôlego do Olhanense não se deve a ninguém a não ser a ele próprio e a não ter entrado em loucuras nestes anos loucos do futebol. Mesmo agora temos um dos oprçamentos mais baixos da Liga de Honra.

    Os negócios imobiliários são todos com terrenos do próprios do clube, entre os quais o Padinha, que vai dar lugar a um centro comercial. Antes disso venderma um pedaço do José Arcanjo para fazer prédios. Nada de benesses nem ofertas.

    A CMO ao futebol profissional pouco deu até hoje. Comparado com a de Portimão ou Lolei então... aliás, lembro-me que no ano em que subimos (há dois ou três anos) só o subsidio da CM Lolei ao Louletano era exactamente o mesmo que o orçamento total do Olhanense. Quem não gostava muito disto era o Campinense, por acaso lembro-me de discutir isso com um dirigente desse clube que agora tá de volta aos nacionais.

    A "exploração" da industria conserveira não era bem assim. Durante muitos anos essa industria dava uma percentagem dos seus ganhos ao Olhanense, por iniciativa dos trabalhadores, não de sindicatos ou algo assim.

    Hoje em dia entras na Doca Pesca e encontras montes de x-jogadores rubro-negros a trabalhar lá. Do Poeira ao Moraes, que jogou no teu Farense tambem.

    By Blogger melga mike, at 9:29 da manhã  

  • II Liga / II Divisão

    Época Vencedor Final Vencido
    1948/49 Académica 2-1 Portimonense

    Época 1.º 2.º 3.º
    1947/48 Sp. Covilhã Barreirense Cuf Barreiro
    1946/47 Sp. Braga Lusitano VRSA Oliveirense
    1945/46 Estoril Famalicão U. Coimbra

    Época Vencedor Final Vencido
    1944/45 Atlético 2-0 Cuf Lisboa
    1943/44 Estoril 3-2 Vila Real
    1942/43 Barreirense 6-1 Sanjoanense
    1941/42 Estoril 3-1 Leixões
    1940/41 Olhanense 4-1 Leça FC
    1939/40 Farense 3-2 Boavista
    1938/39 Carcavelinhos 1-0 Sp. Covilhã
    1937/38 Leixões 2-1 União Lisboa
    1936/37 Boavista 5-1 União Lisboa
    1935/36 Olhanense 2-1 Salgueiros
    1934/35 Carcavelinhos 2-1 Boavista

    By Blogger melga mike, at 9:38 da manhã  

  • parece que ganhámos logo a 2ª edição da 2ª Liga, não?

    By Blogger melga mike, at 9:38 da manhã  

  • campeoanto de Portugal, que era a única competição nacional na altura, a liga em estilo campeoanato só apareceria nos anos 30:


    Época Vencedor Final Vencido
    1937/38 Sporting 3-1 Benfica
    1936/37 FC Porto 3-2 Sporting
    1935/36 Sporting 3-1 Belenenses
    1934/35 Benfica 2-1 Sporting
    1933/34 Sporting 4-3 Barreirense
    1932/33 Belenenses 3-1 Sporting
    1931/32 FC Porto 2-1 Belenenses
    1930/31 Benfica 3-0 FC Porto
    1929/30 Benfica 3-1 Barreirense
    1928/29 Belenenses 2-1 União Lisboa
    1927/28 Carcavelinhos 3-1 Sporting
    1926/27 Belenenses 3-0 V. Setúbal
    1925/26 Marítimo 2-0 Belenenses
    1924/25 FC Porto 2-1 Sporting
    1923/24 Olhanense 4-2 FC Porto
    1922/23 Sporting 3-0 Académica
    1921/22 FC Porto 3-1 Sporting

    By Blogger melga mike, at 9:39 da manhã  

  • Taça de Portugal

    Época Vencedor Final Vencido
    1948/49 Benfica 2-1 Atlético
    1947/48 Sporting 3-1 Belenenses
    1946/47 Não se disputou
    1945/46 Sporting 4-2 Atlético
    1944/45 Sporting 1-0 Olhanense
    1943/44 Benfica 8-0 Estoril
    1942/43 Benfica 5-1 V. Setúbal
    1941/42 Belenenses 2-0 V. Guimarães
    1940/41 Sporting 4-1 Belenenses
    1939/40 Benfica 3-1 Belenenses
    1938/39 Académica 4-3 Benfica

    By Blogger melga mike, at 9:40 da manhã  

  • E, já agora, recordo este post:

    http://algarve-desunited.blogspot.com/2005/07/que-j-agadir.html

    By Blogger melga mike, at 9:41 da manhã  

  • Cares amigues, bela discussão. Isto merecia link lá de cima cá pra baixe, oh melgadeth.

    eu não costumo ser revisionista da história e sempre gostei (e gosto!) de ver clubes algarvios no top. quer se chamem farense, olhanense ou salir. quantos mais houvesse, melhor.

    como tal, não me custa reconhecer que há história no futebol algarvio... para além do farense. o olhanense, quer se queira quer não, foi o primeiro clube algarvio no top: aliás, nos anos 40, na i divisão, durante um certo período, garantiu um conjunto de resultados só superiorizado pelos "grandes" de lisboa e mesmo ganhando ao fcp, se não me engano. é verdade e ninguém precisa de se enganar. tal como é verdade que, nos anos 80 e 90, foram outros clubes algarvios a fazer história.

    eu só gostava que actualmente outros estivessem na primeira divisão. se não for o meu farense, que seja o olhanense ou o portimonense.

    By Blogger Bada Bing, at 3:03 da tarde  

  • aidna campiense, li no outro dia que fizeram questão de sublinhar an aapresentação deste ano que tinham sido o 1º clube do concelho a chegar aos nacionais, ahahhaa

    Continuando a cena, vou dizer de cabeça e depois é que vou percurar: acho mesmo que o SCO tem a melhor classificação de sempre dum clube algarvio na I Divisão, 4º legar. Farense e Portimonense têm um 5º cada, acho.

    By Blogger melga mike, at 3:09 da tarde  

  • http://desportoluso.no.sapo.pt/Camptotal.html

    yap... SCO até tem 2 quintos, além do 4º...

    Por alguma razão havia a canção:

    "Tavira pó ciclismo
    Loulé pró Carnaval
    Olhão para o Futebol
    Faro pra falar mal"

    By Blogger melga mike, at 3:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home