ALL GARB DESUNITED

quarta-feira, setembro 16, 2009

NÃO SABIA.

Nem fazia indéa. Que o Bzug nutria pelo Manuel Rui um sentimento tão diametral e losangamente OPOSTO ao que elpibebruto tantas vezes demonstrou.

Diz que é MÉDICO, como o outro, que escreve deliciosamente hoje da Bola. Ninguém é amável o suficiente para colar aqui esse doce?

13 Atoardas:

  • grazie BB:

    Intervenção cirúrgica
    Não sou imparcial!!

    É a actual capacidade mobilizadora
    do Benfica que me preocupa. Não tanto a sua capacidade futebolística

    Por
    eduardo barroso

    Na minha modestíssima opinião, a existência de «comentadores parciais» nos vários programas em painel de rádio e televisão que se dedicam ao futebol tornam estes programas transparentes. Começam por ser transparentes porque não pretendem vender «gato por lebre». Quem comenta defende um determinado clube, não é jornalista profissional e não tem, portanto, dever de isenção.
    Ainda é mais transparente porque as profissões desses comentadores são variadas e nenhuma está ligada ao futebol. São, portanto, comentadores amadores (embora transitoriamente pagos para desempenhar a função), com ligações aos seus clubes do coração, tendo aliás sido escolhidos em função da sua paixão clubista. No futebol, tal como na política, é muito difícil ser imparcial. Eu diria mesmo mais: em tudo na vida é muito difícil ser imparcial. Vejam-se os recentes debates dos líderes políticos. Mesmo os jornalistas mais profissionais não conseguem deixar de comentar em função das suas preferências partidárias. Valorizam as declarações efectuadas em função de uma predisposição subconsciente das suas preferências.

    E já nem falo dos comentadores com ligações aos partidos. Não podem, mesmo que queiram (e não querem!), mesmo que se esforcem, despir as suas vestes partidárias. Os meus amigos Marcelo e Vitorino, ambos inteligentíssimos e politicamente experientes, deram na RTP a vitória no debate Sócrates-Ferreira Leite aos seus correligionários. E acharam que foram isentos e imparciais?

    By Blogger melga mike, at 2:57 da tarde  

  • Nos debates futebolísticos as coisas são claras à partida. Mesmo que eu queira ser imparcial (e não quero) não o conseguiria. Os dados que introduzo no meu computador cerebral estão viciados à partida. Para poder julgar a qualidade do golo do Saviola no Restelo, aquilo de que me lembro é dos ressaltos que a bola sofre em três defesas, ressaltos perfeitamente aleatórios e sem qualquer mérito para o jogador, antes de sobrar para o pequeno argentino. Fernando Seara vê nesses ressaltos o génio do jogador. Eu apenas vejo a sorte do momento. O meu amigo António Pedro verá nesse lance uma recarga de génio à primeira defesa do Nélson. Eu apenas vejo um pontapé meio falhado e feliz, em que a atrapalhação do defesa do Belenenses foi evidente, deixando passar, sobre a linha de golo, a bola, frouxa, por debaixo do pé.

    Os meus comentários são, obviamente, parciais. Como gosto de futebol, impressionou-me ver o Estádio do Restelo como o não via há 30 anos. O futebol com muito público vibrante é mais bonito e muito mais espectacular. E é essa capacidade mobilizadora do actual Benfica que me preocupa. Não propriamente a sua capacidade futebolística. A minha função, sincera e genuína, é tentar ver as boas coisas do meu Sporting, sinais de um futuro risonho. Tentar desvalorizar aquilo que não estará bem. Puxar para a frente. Ser positivo. Os meus comentários nunca podem agradar a benfiquistas e portistas. Só muito a custo, se tiver de render-me à evidência, é que posso dizer bem. Tivesse Matigol feito a correria do Saviola, tropeçando na bola e marcando, no segundo ressalto, um golo ao P. Ferreira e estaria a dizer que foi um prémio à coragem, à fibra futebolística e ao sentido de baliza…

    By Blogger melga mike, at 2:58 da tarde  

  • Nenhum dos nove comentadores, escolhidos pela sua paixão clubista, nos três programas televisivos que têm este modelo de debate, é imparcial. Pode ser mais ou menos contundente, mais ou menos provocador, mas nunca, em alguma circunstância, será imparcial em relação aos seus clubes. Só concebo a minha participação num programa como o Prolongamento para defender, ao limite, o meu Sporting actual, contribuindo, desse modo, para o optimismo, para a confiança no futuro. E o que é mais espantoso, o que mais me anima, o que faz de mim um sportinguista apaixonado, é que acredito mesmo nesse futuro. E mesmo, como já aconteceu no passado, que me veja vencido na minha fé, vergado ao peso de resultados desfavoráveis, mesmo assim, continuarei a apoiar o meu Sporting.

    Li, num magnífico livro do meu amigo João Lobo Antunes, uma citação a propósito do exercício da Medicina, que cito de cor: a prática da Medicina é outra, de melhor qualidade, quando praticada por médicos cultos… Penso que isso também é aplicável aos comentários futebolísticos em programas como aquele em que participo.

    Os comentários também serão melhores quando reflectirem a opinião de cidadãos que, para além das suas profissões, tenham uma visão global e informada do mundo que nos rodeia. Passe a imodéstia, sinto que o meu amor ao futebol, mas sobretudo ao meu Sporting, e a minha participação neste tipo de programas (passe embora a oposição quase unânime de amigos íntimos e familiares próximos…) contribui para tirar ao futebol o anátema de coisa medíocre e desprezível com que muitos intelectuais o rotulam. Por isso, sofro alguns ataques irracionais, vindos de alguns que fazem do futebol e das suas opiniões um modo de vida. Por ciúme, inveja, ou outra qualquer razão mais obscura… Mas, sobretudo, ataques vindos de quem, de facto, não tem qualidade profissional nem humana.

    By Blogger melga mike, at 2:58 da tarde  

  • Gold over green.

    By Blogger melga mike, at 2:58 da tarde  

  • Moss isto é muita intelectualizaçção da bola...a coisa é jogada num campo e não num debate televisivo com tótós...mete mas é aqui o produto genuíno. Golo do Saviola ao Belenenses:
    http://www.youtube.com/watch?v=_0AQBjxNGlY

    Gold é a cara que o Beto faz!!!!

    By Blogger Moço do Barrete, at 3:19 da tarde  

  • Há falta do grimi nesse lance. Empurra um defesa antes de rematar.

    By Blogger melga mike, at 4:22 da tarde  

  • O Beto fez aquela cara porque viu a Filipa "doenças mortais que matam" de Castro na bancada...

    By Blogger Davidinho, at 4:29 da tarde  

  • Beto que entra no Office inglês

    http://www.pilkipedia.co.uk/wiki/index.php?title=Gareth_Keenan

    Não entra?

    By Blogger melga mike, at 4:33 da tarde  

  • Pelas olheiras sim...agora o resto é assustadoramente parecido com o...Paulo Bento!!!

    By Blogger Davidinho, at 4:36 da tarde  

  • hmmm Beto + PBento = Gareth?

    Se bem que há algo de Mourinho também, penso eu de que...

    LL MASH UP RULES

    By Blogger melga mike, at 4:39 da tarde  

  • É isso mesmo...

    Fazias era uma montaje ai em 1 minuto po amigue do Montije por no berlogue dele amanha...mas sem mourinhe!!!

    By Blogger Davidinho, at 4:43 da tarde  

  • Vou pensar no teu caso com oh si dimitri kariño

    By Blogger melga mike, at 5:11 da tarde  

  • será iste cu mê amigue do montije quer?

    http://desunited.no.sapo.pt/garethbetobento.jpg

    By Blogger melga mike, at 9:32 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home