ALL GARB DESUNITED

segunda-feira, junho 21, 2010

ISTO É A ITÁLIA

Só nam tou ainda certo se passam mesmo à fase seguinte, mas é uma magnífica definizione:

As coisas correm tão bem à Itália que empatou com a Nova Zelândia, uma formiga do futebol. Não há nada de irónico no comentário. Só lhes falta um empate para se classificarem (o Paraguai vencerá os neozelandeses porque quer assegurar o primeiro lugar do grupo). Com os italianos ocorre algo peculiar: movem-se como ninguém à beira do abismo. No Mundial de Espanha 82, empataram os três primeiros encontros, receberam críticas ferozes e ganharam o torneio.

À Itália perdoa-se tudo porque encontra sempre uma maneira de sobreviver. Espanha e Portugal, não. São equipas que necessitam de fazer um jogo brilhante, marcar golos, evitar complicações, sentir-se felizes. Não estão talhados para o sofrimento. A Itália, sim. Desvaloriza o comodismo e não fica obcecada com o jogo. Querem saber qual foi a sua trajectória em seis dos sete últimos encontros em Mundiais? Vitória no último minuto frente à Austrália, nos oitavos-de-final de 2006. De penálti. Vitórias na meia-final e final: na lotaria dos penáltis. Empate com o Paraguai: de canto. Empate com a Nova Zelândia: de penálti.

Se a história serve de algo, convém temer esta medíocre Itália. Poucas vezes terá reunido um conjunto de piores jogadores. É liderada por Cannavaro, que faz todo o possível para complicar a vida à sua equipa. Sobram-lhe anos e falta-lhe cintura, mas é um génio neste cenário. É preciso ser muito bom actor para cometer tantos erros sem que pareça fazê-los. E tem de ser um sedutor do calibre de Paul Newman para ser proclamado melhor jogador do mundo em 2006.

Cannavaro é a imagem de uma equipa vulgar, sem nenhuma fantasia, sem nenhum jogador que faça a diferença. A Itália nunca foi generosa na produção de criativos, mas sempre foi recrutando um ou dois por campeonato: Rivera, Antognoni, Conti, Baggio, Del Piero, Pirlo ou Totti. Neste Mundial não tem nenhum criativo, nem nenhum dos 50 melhores futebolistas do mundo. Em qualquer outra selecção, isso seria desastroso. Para a Itália não importa. Seguirá em frente.


...mas posso dizer que revi há pouco um Itália-USA do mendial de 2006 em que seriam campioni e o canvarro era o mesmo. E voltou a ser o mesmo que o uche ou o sinama fez gato e sapato.