ALL GARB DESUNITED

terça-feira, janeiro 10, 2012

E ESTE GAJO PARECE-ME O MOCE DUM CABRESTE

"(...) Conta-se que durante um treino em que o tunisino não estava a corresponder aos pedidos do treinador, na altura Marinho Peres, este último terá dito - "para de moleza Ziad, não és o Maradona” - ao que o atacante, ofendido pela forma do reparo, terá ripostado - “e tu não és o Zagallo”.
Sanado o desentendimento, Ziad continuou, tirando algumas excepções, como um dos indiscutíveis do clube. Mas em Fevereiro de 1995, uma irrecusável proposta vinda da 2ª divisão japonesa, pôs o atleta, que já contava 31 anos, rumo ao Vissel. No "País do Sol Nascente" haveria de ser o primeiro futebolista africano aí a jogar. Haveria também de, durante três épocas, encantar os nipónicos com os golos, 25 dos quais, na sua segunda temporada, ditariam a subida da equipa de Kobe ao escalão maior do Japão.
Já de regresso à Tunísia, numa fase em que todos esperariam da sua parte, apenas o derradeiro passo antes de um fim já anunciado, Ziad brindaria os adeptos com um desempenho excepcional. Assim, para além da chamada ao CAN de 1998, ganharia com o Espérance Tunis, não só 2 Campeonatos, como a Taça das Taças Africanas e ainda se sagraria, em ambas as competições, o melhor marcador."