ALL GARB DESUNITED

sexta-feira, abril 06, 2012

NO KIDDING?

"(...)Que análise faz das expressões faciais dos treinadores de FC Porto, Benfica, Braga e Sporting?

O treinador do FC Porto continua a ter a emocionalidade de quem é extremamente agressivo, de quem sente que não está suficientemente seguro. Vítor Pereira quer demonstrar que é capaz, mas nota-se na sua expressão que não está seguro em relação aos outros. Se não ganhar nada, ele tem dúvidas de que continue no FC Porto.

Jorge Jesus é mais seguro?

Dos quatro é o que transmite mais segurança, mas também pela idade que tem. É também o mais efusivo, vive para o que faz e comunica mais pela linguagem não-verbal do que pelas palavras. Às vezes noto em Jorge Jesus a expressão aversão, nota-se isso muito carregado nele, por causa da própria pele que tem. Quando se sente incomodado com alguma coisa, nota-se aversão na sua expressão facial.

O facto de Jorge Jesus ser tão efusivo pode ser contraproducente para os jogadores?

Depende da personalidade dos jogadores e do respeito que têm pelo treinador. Se o virem como um pai que está a dizer ao filho para se portar bem, o que os filhos gostam é de quebrar as regras. É preciso conhecer bem os jogadores do ponto de vista emocional, mas duvido que os treinadores tenham esse conhecimento.

E de Sá Pinto? Que análise faz da sua linguagem corporal?

Nota-se que tem tentado controlar a sua emocionalidade, ele quer demonstrar que é capaz de controlar um conjunto de homens. Do ponto de vista do instinto, da pulsão, não temos o Sá Pinto a 100 por cento. Se fosse mesmo o Sá Pinto, era completamente diferente.

E Leonardo Jardim? Pode ser campeão...

Os seus movimentos musculares faciais revelam a serenidade de quem tem muito a ganhar e muito pouco a perder, apesar dos indicadores de nervosismo por sentir que está muito perto de fazer história, mas que pode não ser, de todo, possível. O que já conseguiu, deixa o treinador com expressão facial de satisfação(...)"

8 Atoardas:

Enviar um comentário

<< Home