ALL GARB DESUNITED

sexta-feira, abril 01, 2005

UM QUESTÃO LATERAL



Esta já me fez descer apressadamente os degraus da bancada poente do josé arcanjo para fazer uma placagem frontal à personagem central (ou deveria dizer lateral?) desta estoria.

A cena é: há um cantaroleiro de olhão, ex-novo marco paulo (estas coisas nos anos 80 eram tipo novo futre) e agora acho que fadista, que foi apanha bolas nos jogos do Olhanense conde era pute. E, num certo jogo (de boa memória), foi empurrado por um número 2 da equipa adversária que estava apressadinho em fazer o lançamento. Um petiz de 10 ou 12 anos levar um emprrão dum homem feito revolta quaquer um e é coisa que fica na retina.

Agora a questão é: quem foi o conhecido lateral direito que cometeu esse acto cobarde para com um feture ícone da música popular lusitana?

É que no final da década de oitenta o Olhanense fez dois grandes jogos que ficaram cravados na alembradura da malta, ambos-os-dois porque ganhemes 5-1. Um deles foi à Académica, para a Taça, e o outro foi ao Louletano, na altura em que os dois clubes algravies lutavem pra subir à 1ª Divisão. Ora, houve aí um dia em que eu e o AdmiraCaca tavames na bola e começámos a discutir quem tinha sido o lateral direito que tinha dado o chegaparlá ao cantadeiro. Ele diz que foi o Milton Mendes (LOLtane), à força, e eu que foi o Mota (Briosa), à força.

Já na malembre se foi nesse mesmo jogo, mas quando ao intrevale vi o ex-apanha bolas passar lá em baixo, galguei os degraus com a velocidade que a eterna ressaca de sábado ao demingue permite e arzolvi confrontá-lo com a nossa dúvida existencial.

"Epa, quem foi o gaje que te empurrou quando eras apanha-bolas, o da Académica ou o do Louletane?"

O gajo fica a olhar pra mim, meio apardalado, misto de envergonhado porém orgulhoso de pelo menos dois marmelos terem tade a falar dele e perderem espaço de memória no disco mentalígido a pensar nessas merraças e responde tipo para não comprometer nenhum dos dois e para não admitir que não se lembrava, arresponde com aquela voz inconfodivel:
"Foram os dois! Fui empurrado pelos dois!"

Tás a ver ó Ademirvieiraalcantaravaca?
A gente perde mesmo tempo com merdas que ninguém liga nenhuma!
(mas continuo na minha: foi o Mota!)

2 Atoardas:

  • Te garanto que o Milton Mendes lhe deu 1 valente empurrão, lembro-me como se fosse hoje. Tava a 2 ou 3 metros de mim...alguma vez me esquecia daquela gadelha enorme com a franjinha cortada rente aos olhos a mandar o moçe plo ar? Lembro-me também de pensar: "Epá, grande vergonha que o moçe passou, nunca mais vou pa apanha-bolas, não me vá acontecer o mesmo". Acabei por continuar a carreira de moçe que fica atrás da baliza durante mais algum tempo mas nunca mais esqueci o episódio de tão caricato que foi. Eu tenho esta certeza porque eu era o moçe que punha o resultado no placard manual que existe(ia) no Arcanjo nesse jogo. Tava eu e mais três moçes, o filho de 1 dos vices do Olhanense, o filhe (grande companheiro na arte de apanhar bolas) desse ícone do treinamento lusitano e um dos poucos resistentes da old school de treinadores portugueses no activo, ele próprio moçe de Olhão e o filhe de um ex-presidente do glorioso de Olhão e da Associação algarvia do pontapé na bola.
    Por isso, afirmo que foi o Mendes que pôs o rapaz estendido. Quanto ao Mota, talvez o tenha mandado também plo ar, afinal o rapaz fez uma das mais belas carreiras de apanha-bolas que conheci nestas paragens e não me admira que tenha levado umas cacetadas plo caminho.

    By Blogger Admiraavaca, at 12:58 da tarde  

  • ahahahah pois se nunca me tinhas contado essa parte da tua adolescencia ou puberdade, comé que querias que eu acreditasse?

    Mas o Mota tb deve ter amandado o gajo aos pardais, porque lembro-me de alguem dizer, quando o gajo veio jogar a olhão uns anos depois pelo vg sines ou seixal ou lá quiera, que aquele era o gajo que tinha mandado o pardal pu ar!

    Olha, e havias de ver a bóga de 1 de abril que preguei ao Bada mais uma amiga dele esta manhã quando apareceram no meu local de trabalho.

    E vê lá se apareces pra ver os juniores amanhã pá. Tipo o anúncio da sumol, mesmo. Até os jogos dos juniores vamos ver, mas é porque há lá barraca de "apoio" (Bada, o jogo do estrital fica sem efeito, qna malembrava disto).

    By Blogger melga mike, at 2:40 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home