ALL GARB DESUNITED

quinta-feira, junho 16, 2005

QUAL 10 DE JUNHO OU 25 DABRIL...

16 de Junho de 1808. Eis uma data FUNDAMENTAL da portucalidade que a nossa história semi-marginaliza...

Será por "vergonha" Real? Já discuti isso com um monarquico, "eles" simplesmente não admitiam que o Rei estava "fugido" no Brasil. Parece que naquele momento o Brasil também fazia parte do Reino e, simplesmente, o Rei estava lá. Por coincidência ou de férias ou a cortar a fita duma cena qq. Não tinha necessariamente a ver com o facto do território europeu do país tar invadido e dominado. O facto do Rei ter passado o Lugar de Olhão a vila (com o epíteto de Vila da Restauração), mais tarde no mesmo ano, foi coincidência e também deve ter sido por causa duns sargos ou duns carapaus que a malta lhe foi levar à corte.

Há 4 ou 5 uns anos comprei uma enciclopédia da história de Portugal e deu-me uma certa irritação este facto ser quase apenas nota de rodapé. Mas dá gosto entrar, por exemplo, naquela igreja que os filhes de fare têm ao pé do Seu Café e ver uma plaquinha lá, comemorativa de quando eles expulsaram os franceses... a 18 ou 19 de Junho.

Ah, e ninguém me tira da cabeça que na final do torneio dos TULÔES os francius tavam empregnados de um espírito de revolta devido à proximidade da efeméride e fizerem o jogo da vida deles e espetarem aquelas 4 bolas nos nossos mecinhes.

3 Atoardas:

  • És tão teimoso... tão chato...
    Viva Olhão da Restauração. Mas tu... porra.
    Estou todo arreliado.

    By Blogger Maria Avillez, at 10:32 da manhã  

  • ahahaha viva dom duarte!!!!

    By Blogger melga mike, at 11:13 da manhã  

  • adenda: só percá dessa merraça tive na conversa à hora dalmoçe... o mê clega do nuorte diz que os francius forem expulsades do porto 5 anos (!) odespois. E o mê clega alentjane diz que ainda tem um primoq ue foi o gá que matou o último rei... não, ninguém bebeu alcool ao almoço (acho eu).

    By Blogger melga mike, at 2:45 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home