ALL GARB DESUNITED

segunda-feira, junho 28, 2010

ADMIRALUISFILIPISMOS? SIM, TEMOS.

O 'luisismo' não descansa

Não sei se o futebol português tem uma figura patriarcal que sirva de tampão para as gerações seguintes. Em Espanha, esse homem existe. Chama-se Luis Aragonés e é um problema. Para quem desconhece, fica a sua biografia básica: jogou no Atlético de Madrid, onde o seu mito se multiplicou como treinador. Ganhou uma liga no seu primeiro ano como técnico, o único campeonato que venceu até ao seu êxito como seleccionador no Euro 2008. Entre as suas duas grandes conquistas, passaram 32 anos. Apesar disso, a sua influência tem sido enorme.

A Luis chamam "Sábio de Hortaleza". Não se inquietem: Hortaleza não é Oxford. É um bairro no Norte de Madrid, mas a alcunha explica bem a natureza quase mística do personagem. Amparado por um fortíssimo grupo de jornalistas, quase todos apaixonadamente relacionados com o Atlético de Madrid, Luis alcançou uma consideração que corresponde mais ao mágico do que ao real.

A irregular trajectória profissional de Luis não evitou que os seus pretorianos o divinizassem, de maneira que o resto dos treinadores foram sempre sujeitos às suspeitas deste poderes fáticos. O assunto resolveu-se em 2004, quando foi nomeado seleccionador. Durante os quatro anos seguintes, Luis teve um fracasso - rapidamente esquecido pelo jornalismo - e um êxito fenomenal: o Euro 2008. No centro, um homem com grandes qualidades e muitos defeitos.

O problema é que Luis abandonou o posto, mas arrependeu-se um minuto depois. Considera-se o tutor da equipa espanhola e a sua sombra plana sobre os jogadores. Durante o Mundial fez críticas que só se podem considerar inoportunas. No seu tempo, não teria tolerado que um ex-seleccionador questionasse o seu trabalho. A sua força de choque mediática encarregar-se-ia de o proteger. Ninguém sofre mais com esta situação do que Del Bosque, o seu sucessor. É um homem nas antípodas de Luis. Distingue-se pela discrição, elegância e um refinado sentido de humor. Ninguém lhe chama sábio, nem ele o permitia. Tenta fazer o seu trabalho, bem feito até agora, mas corroído pela inesgotável mística de Luis e pelo jornalismo que a proclama.

7 Atoardas:

  • O gajo que ganhou uma cena e depois teve 32 anos sem aparecer, é o Queiroz, certo?

    By Blogger Erk, at 12:05 da tarde  

  • Nope. 2 cenas, em 89 em 91.

    Depois uma cena em 94 ou 95, no Jamor, que normalmente ninguém conta com no jejum dos 18 anos do clube diferente, essa é que é essa.

    E acho que apurou África do Sul para o Mundial de 98.

    Entretanto, como adjunto parece que ganhou umas coisas em Old Trafford. Fez uma perninha no barnabéu e voltou pra lá.

    Há quem diga que, tirando o tal do capello, foi quem fez melhor com os galácticos apesar de tudo. Um tal de segurola acho que diz isso.

    E isto sou eu a ver a cois apor alto. E eu não gosto dele. Fará se worshipasse como os adoradores de satanari.

    By Blogger melga mike, at 12:19 da tarde  

  • Pois eu gosto do Luis.Disse que Portugal vai a salir a ganar a los panolitos

    By Blogger Lacobarlaventinense, at 1:17 da tarde  

  • Também não sou o maior apreciador de scolari, mas comparar com o curriculo desse aragonés (per acase na sabia que era assim tão maneirinhe) tá no teu top ten!

    E apuramentos da áfrica do sul contam pró curriculo, mas apuramentos e segundes e quartes legares de portugal não!?

    By Blogger Turbo Shop, at 1:55 da tarde  

  • E para comparações méme bem feitas em monte, que tal esta:

    A embirração do aragonés com a selecção espahola e a tua com o scolari? Dá para fazer um LL disso?

    By Blogger Turbo Shop, at 1:58 da tarde  

  • "maneirinho"??
    És brasileiro tu, part two?

    Apurar selecções onde não jogam brancos pra mundiales não conta? Pois, se calhar não conta que o Salazari tenha andado a treinar kuwaits e kuwenste antes de ganhar aquele mundial de kárakáká em 2002...

    E ou tás a dar baile ou isso né parti... não comparei o cv de aragonés com queirós nem scolari...

    Cãoparei a adoração por são solari que pensava que só gajas é que tinham a cada 2 ou 4 anos, que pensam que a selecção só joga no verão e descobrem que no banco já não está um brasileiro que lhes lembra os personagens gene hackmanianos que dizem oxentji nas nóvela.

    Só isso. Porque empatar com albania ou liechenstei que eu saiba é igualmente mau para queirós, scolari ou aragonés. Agora quando para um ninguém diz ai jesus e ao outro dizem logo para ir para o diabo mal empata com a costa do marfim... enfim... tudo desagua no seguinte: até o paulo bento, o luis campos ou até mesmo o antónio oliveira eu preferia ver ali no cargo de seleccionador português do que o melhor treiandor do mundo seja ele holandês, brasileiro ou inglês.

    Simple like that. E o treinador português com mais cv ao serviço de selecções nacionais é bem capaz de ser o prófe.

    Apesar do Henrique calisto, o menino Nelinho, o Andrézinho que não quis ir par ao Sporting e o Paulo Duarte provavelmente andarem lá perto. Ou o Garrido.

    By Blogger melga mike, at 2:52 da tarde  

  • AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

    By Blogger Admiraavaca, at 11:27 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home