Recordar é viver...
Foi tipo aqueles cartões a pedido... chorámos e os cromos_da_bola.blogspot.com fizeram-nos a vontade.
Não, não vivemos apenas do copy and paste e confessamos que não foi inocente o pedido aos colegas cromos. Vem aí um Olhanense-Chaves, a recordar um encontro para a Taça de Portugal nos anos oitenta, onde a célebre equipa do Desportivo com os bigodaças todos (além desse mítico médio-ala António Borges lembro-me dos laterais Vivas e Raul, o goleador Radi, o trinco e capitão Diamantino, o guardião já veteraníssimo Fonseca e até a dupla de jovenzitos rebeldes lá da frente, Jorge Plácido e Jorge Silva, deixavam crescer um buçozito, pelo que me arrecordo dum poster da Foot ou da Bola Magazine).
Os flavienses estavam então na 1ª Divisão, não sei se já tinham ido a UEFA ou não, o que me alembra é da crónica da Bola ainda em tamanho família... e ainda no outro dia recordava isto ao AltamiraVaca, após o empate 1-1 em Olhão (perderiamos depois lá pra lá do Marão), o jornalista chamou ao Floris "Laranja Mecânica 1" e ao Marteen (que era tipo o Vata loiro de Olhão, entrava pra reforçar o ataque em alturas desesperadas e tal) o "Laranja Mecânica 2". Foi uma bonita tarde. Melhor só os 5-1 ao Lelotane e à Académica e o jogo com o Setubal dos olhos pintados a spry. Mas isso são outros quinhentinhos.
O jornalista era o... Marcelino Viegas? Ou será que foi o Carlos Rias?
Bada, faz o teu trabalhinho e confirma lá com o meistre....
6 Atoardas:
o plantel do chaves nessa época, pelos arquivos do terceiro anel:
Guarda-Redes: Padrão, Fonseca
Defesas: Vivas, Édgar (ex-Salgueiros), Garrido (ex-Gil Vicente), Jorginho (ex-Felgueiras), Szijarto, Beto e aul
Médios: Kiki, Diamantino, Lacota (ex-Vizela), Ferreira da Costa, Júlio Sérgio, David (ex-Sp. Espinho), Gilberto (ex-Salgueiros) e Luis Saura (ex-Portimonense)
Avançados: Fontes (ex-Sp. Braga), Jorge Plácido, McNaught, Jorge Silva (ex-Benfica) e César
Treinador: Raúl Águas
By melga mike, at 11:25 da manhã
Moss, é daquelas equipes que merecem mesmo um post. O Edgar veio no ano seguinte pó Olhanense, tinha um nome curioso, Edgar Frangoulis.Ainda jogou cá uns anitos e depois perdi-lhe o rasto.
Lembrar jogadores como Vivas (também acabou em Olhão), Luís Saura (lembro-me dele no Boavista, salvo erro), Jorge Silva ( já n era tão novo quanto isso, embora ainda tenha jogado em Setúbal) e esse "grande" Jorge Plácido que andou atrás do Artur Jorge por quase todos os clubes onde este passou, tendo marcado ainda os 2 golos de Portugal num humilhante empate com Malta em casa, nos Barreiros).
Lembrar esse meio campo que fez furor nos finais de 80 na 1ªDivisão, Diamantino (como esquecer aquele bigode?), Gilberto, David (ainda jogava à poucos anos) e ainda esse defesa que deu nas vistas em Chaves tendo acabado a dar fífias em Alvalade de leão ao peito, de seu nome Jorginho, é recordar um dos mais curiosos e míticos plantéis de sempre do escalão maior do nosso futebol.
Não esquecer que foi no Chaves, 1 ou 2 anos mais tarde que apareceu o jogador, actualmente, com mais jogos na 1ª liga, o ex- belenense Filgueira.
Onde andarão Radi, Rudi, Slavkov, Bastón, Míner, Karoglan, Milinkovic?
By Admiraavaca, at 9:22 da tarde
pois... só que seria mais pró trás-dos-montes-united, ehehehe
pá... o baston mui malo... pior só o gilmar do nacional..... o edgar frangoulis jogou ainda no amora, o david é adjunto já não me lembro de quem, e uma correcção: o Vivas não acabou em Olhão, mas sim em Lamas (terra dele, acho) onde tambem foi para treinador-jogador-adjunto. O Slavkov acho que tem alto cargo na Federação Bulgara... ou era mesmo presidente? Já nem sei, mas a verdade é que esse pioneiro movimento migratório de leste foi de alto nível, e muita gente nem sabia disso. Mais de metade da equipa da Bulgaria no Mexico 86 acabou em Portugal. Desde o Guetov em pertimão, o Petrov em Aveiro até ao Velinov no Atlético... a fina flor. E não eram propriamente mauzitos. Achoq ue até o RAdkov que esteve no Olhanense e no Lusitano de Évora era internacional A, vê lá tu...
By melga mike, at 10:20 da manhã
Quando digo acabou n foi acabar a carreira, foi, tipo, veio cá parar.
O Guetov e o Velinov tiveram no méxico?! N admira que n tenham passado dos grupos...
N me alembro desse Radkov...Jogou muito tempo cá? Se n malembro n devia ser grande coisa.
By Admiraavaca, at 10:33 da tarde
mosss ó dupla dos velhos marretas que vão apanhar chuva e vente só pra na dar dois euros e mei... vocês tão mas é os dois a perder coledades!
Vaca, o Radkov veio com fama que tinha sido o melhor marcador da Bulgaria e tudo... ou pelo menos da equipa donde vinha, e depois foi para o Lusitano de Évora com os nossos conhecidos Jaiminho e Edgar Ricardoulis.
By melga mike, at 10:09 da manhã
Bulgaria's World Cup squad 1986
1 GK Borislav Mikhailov
2 MD Nasko Sirakov
3 DF Nikolay Arabov
4 DF Petar Petrov
5 DF Georgi Dimitrov
6 MD Andrei Zheliazkov
7 FW Bojidar Iskrenov
8 MD Anyo Sadkov
9 FW Stoysho Mladenov
10 MD Jivko Gospodinov
11 MD Plamen Getov
12 DF Radoslav Zdravkov
13 DF Aleksandr Markov
14 FW Plamen Markov
15 MD Georgi Yordanov
16 FW Vasyl Dragolov
17 MD Hristo Kolev
18 FW Boycho Velitchkov
19 MD Atanas Pashev
20 FW Kostadin Kostadinov
21 DF Iliya Diyakov
22 GK Iliya Valov
Valinov não tava, mas os numeros 1, 4, 8, 9, 10, 11, 12 e 16 jogaram em Portugal.
O 5 e o 20 serão os que passaram pelo Olhanense?
By melga mike, at 10:16 da manhã
Enviar um comentário
<< Home