ALL GARB DESUNITED

sexta-feira, novembro 18, 2005

MEMOIRES!

Faz hoje 15 anos.

Não ligava nada à bola antes desse Verão de 90 - quando completei oito anos. O Farense tinha ido à final da Taça de Portugal, jogava com o Est. Amadora e eu não sabia de nada: não fui e perdi um momento histórico. Nem sequer me lembro de memórias televisivas. É um dos meus lamentos. Só me lembro, um pouco antes, de perguntar ao meu pai, quando li uma vez no jornal, o que era o Fafe (presumo do Rachão), que nessa altura deve ter participado na I Divisão.

O Mundial'90 foi a descoberta do fabuloso mundo do futebol. Era o fantástico Roger Milla, o Bell, o Higuita. Era o Maradona, o Skuhravy, o Burruchaga. Era o Matthaus, o Moller, o Illgner. Era o Toto Schilacci. Era a Checoslováquia. Era a Jugoslávia - do Ivkovic e do Stoijkovic. Era o Egipto e a Irlanda dos guardiões Shoubeir e Bonner. Era a Holanda. Era tudo. Era o princípio.

Caraças, dei por mim a ler A Bola e a ver na RTP a bola. Que raio. Afinal, descobri pouco tempo depois que tínhamos um clube na cidade entre os "grandes". Caraças, pai, levas-me ao jogo? - foi a primeira pergunta. Era o meu primeiro jogo.

18 de Novembro de 1990. Faz hoje 15 anos. Há 15 anos, descobri a bola como ela deve ser. Era um Farense-FCP. Estádio cheio, emoção a rodos. O meu pai levou-me ao estádio, conseguiu que eu entrasse e deixou-me sozinho - foi para o carro ler a "História". E eu, que fiz? Observei. Era uma emoção do caraças. Um jogo de bola ao vivo, o primeiro.

E os Farense-FCP, no São Luís, sempre foram mexidos. Este não fugiu à regra - foi o mais mexido. Jogo emotivo, 0-0 aos 90'. Um minutos depois, Sepa Santos, o "bolinha" (termo carinhoso aplicado pelo melga numa conversa que já tivemos sobre a data), marca penálti contra o Farense. Aprendi com os outros e comecei a chamar nomes ao árbitro. Estava ali na bancada central, que porra! Paulo Pereira, o central, marca: é o 0-1. Acaba o jogo.

Vou-me embora logo. Passo por onde? Pelo banco do FCP: estão lá Pinto da Costa, Hernâni, Octávio, Artur Jorge (agora, sei quem são; então desconhecia a sua identidade...). Olho para cima: vejo garrafas de água a voar, vejo milhares de objectos a voar, vejo aqueles senhores a correr, vejo os da casa a gritar, a insultar, a "mimar" os outros com os nomes que eu nunca sonharia gritar na altura. Vejo o futebol a sério. Corro para fora, só penso em livrar-me da confusão.

Chego ao carro, o meu pai continua a ler a "História". Eu estive lá, o meu pai passou ao lado. Ouço no carro mais detalhes, chego a casa vejo na TV a polémica, o autocarro, as pedras, a confusão. Ficou para a história. Foi o meu primeiro jogo.

Faz hoje 15 anos.

7 Atoardas:

  • Dass... meus belos 23 aninhos, onde é que não param, já... :/

    By Blogger Montenegro, at 5:06 da tarde  

  • Com esta crise/indecisão toda sobre o Farense lembrei-me ontem ou onteontem duma cena ao ver aquele contínuo (ops... auxiliar de educação!) cadavérico da temás cabrêra (onde estudaram Aníbal Cavaco e Francisco Zambujal, duas figuras muito queridas pela minha pessoa), pois fui ver a finalissima (ainda devo ter o bilhete lá pra casa) numa carrinha cheia de malta de faro e de olhão que trabalhavam todos juntos.

    Ah, o que é que o auxiliar cadavérico tem a ver ocm isto? é que não me esqueço que entro no jamor e dou de caras com o homem a filmar as bancadas, ehehehe

    By Blogger melga mike, at 5:09 da tarde  

  • E acho que vi todos os Farenses-Benficas a partir de 84/85, e Farenses-Portos acho que, acredites ou não, só falhei esse, pois recordo-me perfeitamente de ver essa cena do sepa na tv e pensar "porra, curtia bué ter visto isto ao vivo", eheheh

    Os Farenses-Ceportens é que já não me davam tanta pica, vi muito menos. Mas uma vez vi um Farense-Tirsense. Que interessante. O Goran tava com a escarrêta em monte do cabêle.

    By Blogger melga mike, at 5:17 da tarde  

  • NINGUÉM tinha 8 anos quando o Farense foi à final da Taça.
    Melga, isso faz de ti um quase-pedófilo. Tens que ter mais cuidado com os teus blind zeros, perdão, dates.

    By Blogger Asulado, at 10:58 da tarde  

  • moss, azlade... tem calma com o que dizes se não inda pensem qué verdade... "conheci" o moço nuns comments dum blog em que desfendiamos o cajuda, e o algarve em geral, e chegámos à conclusão que ele era prime dum moço que jegou à bola comigue.... just that.

    Mas inda na o levei ó cinema nem a jantar comigo, o caminho está livre parti, tá escansade...

    By Blogger melga mike, at 3:37 da tarde  

  • mosse de fare: mainada. Um clube é uma paixão, seja em que escalão seja, não há que ter vergonha. É preciso é calma e... encontrar os verdadeiros culpados?

    Mas... rosa santos na foi mais prós lades de lolei?

    By Blogger melga mike, at 3:39 da tarde  

  • OK, mas o Rosa Santos roubou MUITO MESMO o loltane uma vez, prá Taça, em que os tripas marcam um golo na sequência de um livre em que a falta é apontada sem a bola estar parada à grande...

    Deu direito a carro alegórico no Carnaval seguinte para o ex-arbitro de Beja e tude...

    By Blogger melga mike, at 9:24 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home