ALL GARB DESUNITED

domingo, junho 22, 2008

P-M MISHA...

P-M means Perdoa-Me. Ê sê que TU até eras pelo Ivan Drago contró Rocky e essas cenas todas, ma ê nam. Sempre fui pelos Hot States na Guerra Frígida. E naquele euro88 maravilha fui sempre pela Neherland Mecânica com Gudd Rullit e Marco ou Marcel Fan Basta. Apesar da equipa-base (mais o futuro trio-maravilha rossonera, of cross) ser a do PSV que tinha vencide o Benfica na final, e de nos cromos da panine vir cu Rijkaard era jegador do Sporting Bigods of Lissabon. Mas é que curtia mesmo a montes os gajes. O mê preferide era, como em todas as equipas, o méide dreite. Geraldjinho Vanenburg. Mas a equipa era toda mítica. Mesme (ou até?) com aquele modelo de equipamento com estalactites e piramidoctites. E mesme com aqueles velhadas do Murhen e do Van Tiggelen.



Do outro dia dei comigue do outre dia duma espalnada a tentar recordar o onze inicial de 88. Até consegui malembrare que perdem com a locomotiva CCCP no primeiro jogo com o actual seleccionador naranjito no banco e o bosman (ou seria o Kieft? Ou o Hans Ghilaus?) no lugar que pertencia ao grande MVB no onze para o resto do europeu de modo a fazer as vingança na final com aquele centro-remate a que mais tarde chamaram (ou chamou apenas gabriel aves?) de volley, vá se lá saber porquê. Mas a verdade é que também fiquei muitos anos sem saber o que era antologia. E vivi no erro pela tentativa mental de associação mental a "jogada de" ou "golo de". Até cum dia fui ao dicionário. Mas continuo sem saber muito bem o que é time sharing. E até há poucos dias continuava na dúvida insistencial se seria gulodice ou gulosice (não precisam ir ver, são as duas correctas, garganeiros).

Mas aquilo porque peço desculpa é o seguinte: esta Rússia é boa, mas cheira-me que no mundo real isto vai ser tudo um monte de karyakas, rebrovs, luznys, belanovs, aleinikovs, dobrovolskis, mikhailixencoxencos e, principalmente... salenkos. É certo que Kollodin é muito superior a khidiatoulin. Mas zirkov é nome de medicamento. MEsmo Medycamento é nome de russo. Torbinsky é nome de fantasporto. Conseguirá Arshakin ser mais cum Zavarov ou um Blokhine? Já tem 27 anos... and in the long run... vai ser a cena... quem se lembra do melhor marcador da dinamite dinamarquesa em 92? Mais: tive a prova há pouco tempo que toda a gente pensa que foi o Preben SG Gigante Elkjaer Larssen. NOT. Another Larssen. And not the svedish nigga, niggas.

PS - e quem salembra do fabuloso destino de MALANDREKO, o cérebro da URSS que jogou alguns jogos do mendial91 sub-20 em Fáre?

14 Atoardas:

  • Larssen?
    Vê lá tu que eu tinha a ideia que teria sido o Poulsen. Mái misteike, tá viste.

    Mas falar assim do Bela-&-nova, Kid-&-atulin e Mikael-carreira-&-chenko é quase heresia. :)

    By Blogger Montenegro, at 8:17 da tarde  

  • Que recção: fui precurar e afinal o gajo chamava-se Povlsen, not Poulsen comó gá do Servilha.

    E o má engraçade, o Povlsen nem um golinho marcou na fase final. hehehe

    Mas no zerozero.pt aparece o Henrik Andersen com 2 golos marcados (na meia final) e esse Larssen só com um. A na ser que não falasses apenas da fase final.

    By Blogger Montenegro, at 8:26 da tarde  

  • O Henrik Larssen marcou 3 golos no Euro 02.
    Quanto a esta Rússia, acho-a uma equipa muito boa, com grandes jogadores mas concordo com o Melga, muito poucos terão a hipótese de se salientar no futebol europeu ou mundial sem ser através da selecção. Até porque a maioria deles já tem uma certa idade e toda a gente sabe que os tubarões do futebol gostam deles é novinhos...
    Quanto a Arshavin acho que tem "só" 24 anos, Melga e vendo o que se tem visto acho que pode ser um dos grandes futebolistas europeus dos próximos anos.
    Quando aos Belanovs e Mikhaylichenkos da vida, é mesmo heresia falares assim deles. Até da própria selecção que tinham na altura (era uma máquina de jogar à bola)é heresia falar mal quanto mais desses 2 artistas.

    By Blogger Admiraavaca, at 10:46 da tarde  

  • não percebo o comentário à cccp de 86/90. tás-me a picar, sacana?! :P

    urss foram uma senhora equipa de jogar à bola e toda a gente sabe disso, não ganharam o euro88 pq a holanda tinha uma plantilha de sonho na altura, recheada com 2 dos melhores jogadores de sempre: gullit e van basten. apenas um dos melhores 10 do mundo e o melhor ponta-de-lança de todos os tempos.

    também não ganharam o saltillo86 pq na meia-final contra a bélgica deslocaram o jogo para outra cidade e puseram os soviéticos a jogar 120 minutos debaixo de 40º causando-lhes um desgaste tal que cada jogador perdeu em média 5 kg nessa partida.

    comparar a urss (ou o dínamo de kiev + dasaev) da altura com a rússia de hoje é impossível porque os tempos são outros e não se pode comparar belanov com pavlyuschenko, arshavin com zavarov ou zhirkov com rats e muito menos dasaev com akinfeev. o único ponto comum entre urss88 e rússia08 é a minha preferência na vitória final.

    e mesmo essa nem tem a ver com a minha predilecção pela selecção russa. é mesmo por exclusão de partes.

    By Blogger PM Misha, at 11:13 da manhã  

  • Nem eu sei muito bem onde e como é que te queria picar... ahahaha

    Só sei que na sou comuna... queria dizer apenas que acho que faltou sempre que faltou qq coisa a esses grandes jegadores soviéticos pra serem mesme grandes. Deve ser o mesmo que sinto que falta sempre que vejo uma kosovaria boazuda cá em Pt...

    E gostei do remate do mikailitjenko à barra do Mly em 87. Diz que tava o jogo mamado e tudo... assim se via a força do pc.

    Ah, e hoje vem do record ou ontem do arshavin só agora ter começado a ser sizive... foi o gá que marcou o golo de horna dos 7-1 em alvalade.

    By Blogger melga mike, at 3:30 da tarde  

  • Penitencio-me perante vossas excelências...Melga, tinhas razão, arshavin tem 27 anos...my mistake.

    By Blogger Admiraavaca, at 4:16 da tarde  

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    By Blogger PM Misha, at 9:20 da tarde  

  • à urss, para ganhar alguma coisinha, não foi bastante pertencer à nata do futebol mundial. era também necessário pertencer à nato porque é óbvio que ninguém queria que eles ganhássem. nos tempos dos pactos com laranja e de varsóvia os soviéticos eram sempre encavados como o chalana pode atestar naquela célebre tarde de outono em 83.

    não serve de desculpa para tudo mas que em muitas situações eles foram prejudicados, não há dúvida.

    ps - lembro-me do mikhailichenko mas não desse petardo. pistas?
    ps 2 - sim, eu era o único a puxar pelo drago no cinema s.luís e o único a sair de lá irritado com o final do filme.
    ps 3 - kosovacas? esquece tudo o que viste até agora e vem cá passar uma semana, alojamento não precisas pagar. depois falamos...

    By Blogger PM Misha, at 9:20 da tarde  

  • Sovi, vai já tratando é de pensar em estalagens aí para o pessoal, para o euro2012 (isto partindo do principio que o Mano Meneses mete a gente lá) :)

    By Blogger Montenegro, at 1:34 da manhã  

  • naicinho: e partindo também do princípio que esta gente consegue ter a tenda montada a horas, o que começo a duvidar ;)

    quem é o mano meneses, mó?

    By Blogger PM Misha, at 10:37 da manhã  

  • mano mnêzes? olá... dicas novas pra novo treinador ou perzdente da FPF?

    Esse petardo do micailixenk posso ter sonhado, mas irira jurar que foi na primeira vez que o vi jogar... dinamo kiev - fc oporto meia final da TCE de 86/87... alguém mais lembra?

    Depois disso acho que o FQP dominou... Mly nar Xico de collants é que não sonhei... lembro bem... ficavam a matar com o bigode e camisola amarela...

    By Blogger melga mike, at 11:39 da manhã  

  • By Blogger Montenegro, at 6:25 da tarde  

  • ah bom, má logue começam a pensar no rachadinho ou no xabregas pra seleccionador...

    melga: essa imagem é-me familiar, um barranaço à trave do zé namijesaí e um ganda golo do gomes ao suplente da urss.

    cá estaremos para ver se os manos de cá organizam o 2012 e se os manos daí organizam-se para o 2010. pra mim... queiroz descaradamente!

    By Blogger PM Misha, at 10:23 da manhã  

  • mano mnezes? pra isso é o mano rei cajudic... queirószje na me chêra... mas o menino nelinho vingada do chapeú com nome próprio bazou donde tava agora...

    By Blogger melga mike, at 10:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home