ALL GARB DESUNITED

terça-feira, novembro 11, 2008

DESCANSA EM PAZ, MANÉ!!!

Eu sei que este blog é na sua essência um sítio onde brincamos e até gozamos com os assuntos do futebol e com as várias personagens que nos vão aparecendo ao longo dos anos, enquanto continuamos a cultivar a paixão por esta modalidade, que se reflecte na maneira como discutimos os variados assuntos com que nos deparamos, as polémicas, os casos, os jogos e acima de tudo os artistas, os jogadores de futebol, que são e continuarão a ser os verdadeiros protagonistas do espectáculo, sejam eles futebolistas de élite ou jogadores do distrital.

É por isso, por se tratar do desaparecimento de um ex-futebolista, de um ex-atleta de um dos maiores clubes da nossa região, que já foi um dos mais importantes do nosso País, de alguém que ficou ligado à História desse clube, alguém que criou raízes na cidade, que, hoje, escrevo este post.



Habituei-me a ver o Mané jogar com a camisola do Farense nos idos anos 80, ainda era eu um rapazola, ao lado de nomes que ficaram na memória de tantos que como eu, passavam as tardes de domingo, alternando entre as transmissões radiofónicas da Renascença ou a presença no Estádio São Luís (quando o meu Olhanense não jogava em casa), como o Pitico, o Fernando Cruz, o Ademar, o Pereirinha, o Ricardo, o Celso, o Sérgio Duarte, entre outros. Lembro-me dele ter ido jogar para Barcelos, para o Gil Vicente, onde não foi tão feliz e ter regressado alguns anos depois, já perto dos 37, 38 anos ao Algarve para jogar na equipa do Padernense que conseguiu ascender à 2ªDivisão-B, tendo sido o goleador dessa equipa em anos consecutivos.

Lembro-me também de nos meus primeiros anos de universitário, escapar a algumas aulas, durante as tardes e ir com alguns colegas, sentar-me na esplanada do seu estabelecimento ali perto dos "Artistas", onde tive a oportunidade de conversar com ele por 2 ou 3 vezes, parecendo-me sempre uma pessoa afável e de bom trato. Por fazer parte das minhas primeiras memórias futebolísticas, por ser um bocado da História recente do Farense e porque, apesar de ter sido muito pouco o contacto que tive com ele, me parecer um ser humano afável, simpático e bem-disposto, lhe presto aqui a minha pequena homenagem.
Descansa em paz, Mané!!!

5 Atoardas:

  • O último link precisa de um retoque, vê lá isso.
    De resto, cumprimentos em especial à malta do Farense pelo momento difícil.

    By Blogger P., at 3:17 da tarde  

  • Ainda comi umas belas sandes de carne assada em pãoc asero no estaminé dele... acho que o nome era "Doçuras", mas toda a gente dizia "à do Mané", of cross.

    Também aidna o vi a correr muito mais que muito moço novo no padernense quando chegaram à 2ª B, há uns anitos.

    Mais do que palavras que eu possa ter... eis um very nice fareweel by tozé and soviet over here:
    http://antonioboronha.blogspot.com/2008/11/tristeza-do-povo.html

    By Blogger melga mike, at 6:56 da tarde  

  • tristeza do povo


    há quase uma vintena de anos tive o privilégio, bem como os, também, daí decorrentes problemas, de ter sido eleito presidente do 'farense'.
    desses tempos retenho pessoas e acontecimentos inesquecíveis.
    um deles,
    mané, o virtuoso extremo-esquerdo da equipa e o golo da vitória que marcou em belém colocando-nos no final da 'taça de portugal', em junho de 1990.
    acabei de saber que 'a alegria do povo', como então era carinhosa e comparativamente, ao seu compatriota garrincha chamado, morreu.
    estupidamente, como na maioria das vezes acontece, ao que me disseram.



    (actualizado, 11.nov, 1,00 am)



    "fdx...
    fico muito triste com essa notícia. o mané é parte integrante da história do farense, uma história que tem a sua assinatura na página mais importante - jamor 1990. fui recebê-lo na madrugada dessa quarta-feira de belém à praça de tânger e carreguei-o em ombros junto com a multidão. ele chorava e agradecia "obrigado, gente".

    revelo um episódio que testemunha a sua humildade de campeão: jogava eu no campinense e ele no padernense e fomos apadrinhar a apresentação da sua equipa em paderne, eles na 3ª div e nós na 1ª distrital. a meio da 1ª parte penalti para o paderne, mané para cobrar. pego na bola, entrego-a em mão e para tentar desestabilizá-lo entro em conversa com ele.

    "mané, vamos lá ver se eu ainda me lembro para onde atiravas os penaltis quando jogavas no meu farense". ele sorriu e respondeu: "vamo lá, goleiro"

    ele atirou para o mesmo sítio de sempre e eu estava lá para defender. no fim da jogada mané passou por mim e cumprimentou-me: "valeu, cara"

    tenho muita pena do mané, era um campeão. humilde como todos os verdadeiros campeões. que repouse em paz no panteão dos grandes.

    ps - a comparação com o garrincha não é de todo desfasada. mané também tinha um problema nas pernas, uma era mais pequena que a outra."

    (o testemunho do 'pm misha')


    Posted by antonio boronha at 8:55 PM

    By Blogger melga mike, at 6:57 da tarde  

  • quando ele começava a aquecer, o nelo via o duche mais de perto.

    valeu, mané! até mais.

    By Blogger PM Misha, at 11:14 da tarde  

  • Colaram um cromo em horna oa mané aqui:
    http://cromodoscromos.blogspot.com/2008/11/cromo-n-801-man.html

    By Blogger melga mike, at 11:33 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home