ANTES DE CAJUDA E DO IRÍS...
...quem espalhava a pernuncia algravia pelo país em horário nobre e sound bites memoraveis era o grande ex-rei das águas em Portugal, ladrão de galinhas em Espanha e agora rei da cerveja no braziu. OK, era aquela pernuncia barlaventina fatela que eu fartei-me de imitar no demingue passade, e não o gueto fabulous accent do eixo fare-olheum-fzeta que cantavam cajudic e demingues (o que chorava pla mãe per cá cu moce lhe tinha batide e ela na dzia nada), mas já era colquer coisa, pois o próprio aníbal até nisso era austera e espartanamente inSONSO (o que não é, necessariamente, uma crítica negativa, meus queridos esquerdosos.).
Ele foi o salvador da pátria (mental image: capa da Foot com ele de chapéu à Sassá Mutema) a seguir à fase valiazevedesca (mas com bigode) do Ceportengue (era assim que o gajo dizia, agora não é gozo), e acho que se tivesse de haver um presidente monorário para o Algarve DESUNITED, então teria de ser ele (e o trenader seria o Cajudic, sim, BB, na me chates).
Afnal... quantos algravies chegarem a ser perzidentes dum GRANDE do nosse fetbol e a ter tamanhe tempe dentena e a explorá-le tão genuínamente? É que... se o Cavaque mede os silencios e o Cajudec por vezes parece desmaziade forçade nos seus algarvismos, então o moço de viladubispe é, mesme, da rial fing (vá, prantes, o Francisco "Penafielgate University" Silva tamém na era mau).
E confesse cas minhas perferidas do antessôr de Santana "Canal Caveira" Lopes não são, sequer, a do Mark Knofler ou a da GARRAFA dentro do carre, mas sim aquelas pérolas demonstrativas de quanto sabia de fetbol, e quais eram as rebuscadas referências da sua cultura futebolistica:
a) "O Careca? É o novo Eusébio"
b) "O Balakov é um misto de Eusébio com Pélé".
Classic stuff.
Não sei é se, repetido hoje em dia, tem tanto swing.
11 Atoardas:
Ainda no outro a propósito da demissão do Dias da Cunha, comentei com amigos as saudades que eu tinha deste gajo, porque eu achava que era uma perda muito grande para o anedotário do futebol nacional, só superada mesmo pelo desaparecimento de cena do Cintra.
Acho é que trocaste as coisas. Se bem me lembro, o 'misto Eusébio com Pelé' foi o que ele disse do Careca, e ao Balakov é que chamou de 'novo Eusébio'.
Com o Cintra, para além da introdução do termo 'Sportém', era um motivo novo de risota todos os dias. Ainda me lembro de ir no carro a caminho de Alvalade no dia dos 6-3, e ouvi-lo eufórico na TSF. 'Isto hoje vai sair daqui um resultado histórico!'
Ou o diálogo dele num sorteio da UEFA com um jornalista do L'Equipe, no dia a seguir a um amigável que o Sportém tinha jogado em Paris:
- Hier, à Paris, nous fommes robés!
- Pardon?
- Robés! Gamés!
Só tenho pena de não ter um mp3 com a famosa entrevista da garrafa...
By D'Arcy, at 11:50 da manhã
Desculpa lá, mas não troquei nada. O Careca chegou primeiro e, como era preto, era o novo euzabio. Até quando foi pró FC Talking Dog (Fala-mi-cão) isso veio à baila.
O Balakov veio na época seguinte e, para não dizer o mesmo, disse, então, que era um "misto".
Quanto ao mp3 que eu realmente desejo ter é o do Homer Jay Simpson a dizer "I'll kill myself if Portugal doesn't win" no episoide em que a final do Mundial de soccer entre México e Portugal tem lugar no Municipal de Pull and Beer (ou será Springfield?).
De qq modo, eu e o meu colega da frente já passamos bidiariamente o mp3 da entrevista tipo contra-informação do Mourinhiou a uma rádio qualquer que acaba com ele a cantar uma canção do when ever, war ever (not the Shakira one, a 70's one) e o Damien Duff tem as backing vocals a seu cargo e no final o gaffer mando-o matar-se e ele acho que vai.
Também mete lá o Mick McCarthy e a ausência de chiuauas em Sunderland. É um bom mp3, não estou mal com ele. Todos os dias ouvimos essa merraçapêtrês. Todos. De manhã e de tarde. Dá um novo alento ao pessoali. As próprias gajas já começam a curtir e perguntam se aquilo é mesmo a voz do espacial one.
By melga mike, at 12:03 da tarde
Já ouvi esse mp3. E obrigado pela correcção, que eu sempre estive convencido que o 'misto Eusébio com Pelé' era o Careca.
By D'Arcy, at 12:05 da tarde
Epa, nalgumas pode ter falhas de memoria (dado o meu autismo eskizofrenético), mas nesta tenho mesmo mesmo a certeza... o Careca era mesmo o novo eusebio.
Até apostava ordenado contra ordenado, ehehehe
By melga mike, at 12:19 da tarde
D'Arcy, sou capaz de ter esse mp3, se o encontrar logo mando ao melga para ele fazer a distribuição.
Quanto à dicção actual do Aníbal, só foi conseguida após a sua eleição como líder laranja, depois de muitas aulas com a actriz Glória Pires. A minha irmã foi aluna dele e diz que nessa altura mesmo ela custava-lhe a perceber o que ele dizia.
By Asulado, at 12:39 da tarde
Mas a Glória Pires não é brasileira? Ter aulas de dicção com uma brasileira parece-me contraproducente...
Fico ansiosamente à espera que encontres o tal mp3 :)
Melga: OK, acredito em ti. O Cintra mandava tantas cá para fora que às duas por três um gajo começa a confundi-las...
By D'Arcy, at 12:51 da tarde
glória pires? já começaram outra vez a falar de estrelas das nevelas brazlêras? então e a bruna lombardi?!?
já agora, temos que começar a falar das divas de hollywood que não tem muito espaço: eu gosto da diane lane, da rebecca de mornay, da rosana arquette e da linda fiorentino.
By Bada Bing, at 1:03 da tarde
'O Fíigue? O Fíigue é bom,fíica!'
Sousa Cintra
By Férenc Meszaros, at 1:56 da tarde
bruna lombarda? A partir do momento que fez de homem numa nevela que dava ó fim da tarde e vivia uma relação de ambiguidade sexual com o outro cangaceiro (acho que era Tony "mai cabele do peite cu Figue" Ramos) deixei de ter wet dreams com ela, se é calguma vez tive.
By melga mike, at 2:05 da tarde
Enganei-me, pá, é Glória de Matos!
By Asulado, at 2:09 da tarde
moss, esuqerdoso com muite goste, o home pode ter sid presidente de tudo e má alguma ma pa mim contnua sendo gande besta, ele qss enxarque na cerveja, dele ca super bock é má melhor boa!!
By Voice_Of_The_Opressed, at 6:41 da tarde
Enviar um comentário
<< Home