ALL GARB DESUNITED

quinta-feira, novembro 10, 2005

ANTES DE CAJUDA E DO IRÍS...



...quem espalhava a pernuncia algravia pelo país em horário nobre e sound bites memoraveis era o grande ex-rei das águas em Portugal, ladrão de galinhas em Espanha e agora rei da cerveja no braziu. OK, era aquela pernuncia barlaventina fatela que eu fartei-me de imitar no demingue passade, e não o gueto fabulous accent do eixo fare-olheum-fzeta que cantavam cajudic e demingues (o que chorava pla mãe per cá cu moce lhe tinha batide e ela na dzia nada), mas já era colquer coisa, pois o próprio aníbal até nisso era austera e espartanamente inSONSO (o que não é, necessariamente, uma crítica negativa, meus queridos esquerdosos.).



Ele foi o salvador da pátria (mental image: capa da Foot com ele de chapéu à Sassá Mutema) a seguir à fase valiazevedesca (mas com bigode) do Ceportengue (era assim que o gajo dizia, agora não é gozo), e acho que se tivesse de haver um presidente monorário para o Algarve DESUNITED, então teria de ser ele (e o trenader seria o Cajudic, sim, BB, na me chates).

Afnal... quantos algravies chegarem a ser perzidentes dum GRANDE do nosse fetbol e a ter tamanhe tempe dentena e a explorá-le tão genuínamente? É que... se o Cavaque mede os silencios e o Cajudec por vezes parece desmaziade forçade nos seus algarvismos, então o moço de viladubispe é, mesme, da rial fing (vá, prantes, o Francisco "Penafielgate University" Silva tamém na era mau).

E confesse cas minhas perferidas do antessôr de Santana "Canal Caveira" Lopes não são, sequer, a do Mark Knofler ou a da GARRAFA dentro do carre, mas sim aquelas pérolas demonstrativas de quanto sabia de fetbol, e quais eram as rebuscadas referências da sua cultura futebolistica:

a) "O Careca? É o novo Eusébio"
b) "O Balakov é um misto de Eusébio com Pélé".

Classic stuff.
Não sei é se, repetido hoje em dia, tem tanto swing.

11 Atoardas:

  • Ainda no outro a propósito da demissão do Dias da Cunha, comentei com amigos as saudades que eu tinha deste gajo, porque eu achava que era uma perda muito grande para o anedotário do futebol nacional, só superada mesmo pelo desaparecimento de cena do Cintra.

    Acho é que trocaste as coisas. Se bem me lembro, o 'misto Eusébio com Pelé' foi o que ele disse do Careca, e ao Balakov é que chamou de 'novo Eusébio'.

    Com o Cintra, para além da introdução do termo 'Sportém', era um motivo novo de risota todos os dias. Ainda me lembro de ir no carro a caminho de Alvalade no dia dos 6-3, e ouvi-lo eufórico na TSF. 'Isto hoje vai sair daqui um resultado histórico!'

    Ou o diálogo dele num sorteio da UEFA com um jornalista do L'Equipe, no dia a seguir a um amigável que o Sportém tinha jogado em Paris:

    - Hier, à Paris, nous fommes robés!
    - Pardon?
    - Robés! Gamés!

    Só tenho pena de não ter um mp3 com a famosa entrevista da garrafa...

    By Blogger D'Arcy, at 11:50 da manhã  

  • Desculpa lá, mas não troquei nada. O Careca chegou primeiro e, como era preto, era o novo euzabio. Até quando foi pró FC Talking Dog (Fala-mi-cão) isso veio à baila.

    O Balakov veio na época seguinte e, para não dizer o mesmo, disse, então, que era um "misto".

    Quanto ao mp3 que eu realmente desejo ter é o do Homer Jay Simpson a dizer "I'll kill myself if Portugal doesn't win" no episoide em que a final do Mundial de soccer entre México e Portugal tem lugar no Municipal de Pull and Beer (ou será Springfield?).

    De qq modo, eu e o meu colega da frente já passamos bidiariamente o mp3 da entrevista tipo contra-informação do Mourinhiou a uma rádio qualquer que acaba com ele a cantar uma canção do when ever, war ever (not the Shakira one, a 70's one) e o Damien Duff tem as backing vocals a seu cargo e no final o gaffer mando-o matar-se e ele acho que vai.

    Também mete lá o Mick McCarthy e a ausência de chiuauas em Sunderland. É um bom mp3, não estou mal com ele. Todos os dias ouvimos essa merraçapêtrês. Todos. De manhã e de tarde. Dá um novo alento ao pessoali. As próprias gajas já começam a curtir e perguntam se aquilo é mesmo a voz do espacial one.

    By Blogger melga mike, at 12:03 da tarde  

  • Já ouvi esse mp3. E obrigado pela correcção, que eu sempre estive convencido que o 'misto Eusébio com Pelé' era o Careca.

    By Blogger D'Arcy, at 12:05 da tarde  

  • Epa, nalgumas pode ter falhas de memoria (dado o meu autismo eskizofrenético), mas nesta tenho mesmo mesmo a certeza... o Careca era mesmo o novo eusebio.

    Até apostava ordenado contra ordenado, ehehehe

    By Blogger melga mike, at 12:19 da tarde  

  • D'Arcy, sou capaz de ter esse mp3, se o encontrar logo mando ao melga para ele fazer a distribuição.
    Quanto à dicção actual do Aníbal, só foi conseguida após a sua eleição como líder laranja, depois de muitas aulas com a actriz Glória Pires. A minha irmã foi aluna dele e diz que nessa altura mesmo ela custava-lhe a perceber o que ele dizia.

    By Blogger Asulado, at 12:39 da tarde  

  • Mas a Glória Pires não é brasileira? Ter aulas de dicção com uma brasileira parece-me contraproducente...

    Fico ansiosamente à espera que encontres o tal mp3 :)

    Melga: OK, acredito em ti. O Cintra mandava tantas cá para fora que às duas por três um gajo começa a confundi-las...

    By Blogger D'Arcy, at 12:51 da tarde  

  • glória pires? já começaram outra vez a falar de estrelas das nevelas brazlêras? então e a bruna lombardi?!?

    já agora, temos que começar a falar das divas de hollywood que não tem muito espaço: eu gosto da diane lane, da rebecca de mornay, da rosana arquette e da linda fiorentino.

    By Blogger Bada Bing, at 1:03 da tarde  

  • 'O Fíigue? O Fíigue é bom,fíica!'
    Sousa Cintra

    By Blogger Férenc Meszaros, at 1:56 da tarde  

  • bruna lombarda? A partir do momento que fez de homem numa nevela que dava ó fim da tarde e vivia uma relação de ambiguidade sexual com o outro cangaceiro (acho que era Tony "mai cabele do peite cu Figue" Ramos) deixei de ter wet dreams com ela, se é calguma vez tive.

    By Blogger melga mike, at 2:05 da tarde  

  • Enganei-me, pá, é Glória de Matos!

    By Blogger Asulado, at 2:09 da tarde  

  • moss, esuqerdoso com muite goste, o home pode ter sid presidente de tudo e má alguma ma pa mim contnua sendo gande besta, ele qss enxarque na cerveja, dele ca super bock é má melhor boa!!

    By Blogger Voice_Of_The_Opressed, at 6:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home