ALL GARB DESUNITED

quarta-feira, novembro 09, 2005

FRANCISCO CALVO

Surprise, surprise, um post meu...

Na sequência desta última pergunta do melga, pus-me a pesquisar, e dei de caras com este site. Afinal de contas tenho interesse em descobrir coisas sobre o catalão, que era um dos meus ódios de estimação desde que no S.Luís estava a ver um Farense x Marítimo atrás da baliza do lado da igreja, e o gajo depois de marcar um penalty ao guarda-redes do Marítimo (que era o barbudo do Everton), cuspiu-lhe uma escarreta na barba quando foi buscar a bola à baliza para levá-la para o meio-campo.

Então parece que o Fortes não só não jogou com o Maradona, como nem sequer esteve no mesmo plantel dele. Na época em que o argentino foi contratado (1982/83), vejo apenas referência a um Fortes num único jogo, mas neste caso ele está no Valladolid. Será que ele jogou lá antes de vir para o Farense? De qualquer forma o Maradona não alinhou nesse jogo (já teria levado a trancada do Goikoetchea?), por isso nem se pode dizer que o Fortes jogou contra ele.

A primeira referência que há ao Fortes é na época de 1975/76, em que foi contratado (ou subiu da equipa B, sei lá). Tá aqui a foto do homem:



E está aqui uma foto do gajo na equipa de 1977/78 (é o primeiro em baixo, à esquerda):



Peço desculpa pela má pronúncia, mas depois de tanto tempo longe do Algarve já a perdi. Só sei dizer móss.

31 Atoardas:

  • Pois é, se eu tivesse feito umas contas de cabeça nem tinha feito a pergunta e tinha te poupado o trabalho, mas então tu não terias feito o post, ehehehe

    O Fortes deve ter vindo para Faro em 83/84 ou 84/85. Lembro-me de começar a ir ver jogos pela mão do papá e seus amigos a seguir ao Euro'84, exactamente. Lembro-me de ser levado ao São Luís nessa fatídica época 84/85 em que o Futre foi pró FCP e começaram a dominar completamente e o Xernai no SLB tambem não ajudava nem o Ceportem no inicio do seus sucessivos tiros no pé ao longo de 18 anos. Nessa época lembro-me de ir ver, pelo menos, o SLB e o FCP a Faro, atrás da baliza, e o Zé Beto ter sofrido com um bêbado que levou o jogo todo a insultá-lo.

    Na época seguinte o Farense desceu prá 2ª, e foi jogar a Olhão, e aconteceu a tal ceninha do Paco mandar o manguito e as caneladas a malta de Olheum. O Hernani amigo do Mozer jogava no Farense nessa altura, e Nelson Borges acho que tambem.

    Na época seguinte o Farense voltou à 1ª e lembro-me de ir ver o Farense-SLB para o peão e acompanhar, mesmo à minha frente, o duelo entre Paco e Álvaro Magalhães. O cabrãodo catanhol levou o jogo todo a provocar o 6 dedos (que nunca respondeu, nem chorou, nem fez teatro, impecavel, um homem com bigode grande) e a responder aos benfiquistas na bancada, e tenho mesmo a impressão de o ter visto a giving da finger em direcção à zona de banfiquistas onde eu estava.

    Bem, já me perdi, o que queria dizer é que se tivesse feito contas de cabeça tinha reparado queo Fortes jogou no Barça muito antes do Diego. O Fortes foi culé nos late 70's e depois esteve no Valaldolid e no Espanhol (acho), e pela altura em que veio para o Farense já estava em fim de carreira e banido de jogar em Espanha.

    By Blogger melga mike, at 9:27 da manhã  

  • Aliás, se tivesse pensado um bocadinho tinha me arrecordade do Paco dizer que tinha jogado com o amigo holandês do Mourinhiou, que foi antes de Diego Armando.

    By Blogger melga mike, at 9:31 da manhã  

  • ah, mas comq uem jogou de certeza no Barça foi o com o Marinho... Peres. E estou enganado ou a passagem à final da Taça do Farense de Fortes foi, exactamente, no Restelo ó Bada?

    Se bem que o Marinho por essa altura devia tar em Alvalade a lançar o Figo e o Paulo Torres na equipa sénior por ordem expressa do rei das águas de vila do bispe...

    By Blogger melga mike, at 9:36 da manhã  

  • Tinha que ser, agora o site para onde linkei as fotos está em baixo... quando voltar a funcionar gavo as fotos e ponho-as noutro sítio.

    Então o Fortes sempre é o Paco Fortes do Valladolid. O que significa que o gajo ainda ganhou uma Taça lá, naquele que acho que foi o maior feito desportivo do Valladolid. Já agora, alguém sabe a razão pela qual o Fortes ficou banido em Espanha?

    Eu comecei a ir ver jogos ao S.Luís um bocadinho antes de ti Melga. A primeira vez que fui ver lá o Benfica foi na época de 83/84, em que o Benfica venceu por 7-2 e o Nené marcou uns quantos golos. Mas não me lembro se o Fortes já estava lá. Também fui ver o jogo que mencionas, na época de 86/87, em que o Benfica venceu por 2-0 com dois golos do careca Nunes.

    By Blogger D'Arcy, at 9:39 da manhã  

  • O Fortes jogou com o Marinho sim senhor. Se a porcaria do site não estivesse em baixo dava para ver isso. Acho que o Marinho chegou ao Barça na mesma época do Fortes, ou então foi na época seguinte.

    By Blogger D'Arcy, at 9:40 da manhã  

  • O FOrtes foi banido por agressão ou sucessivas agressões ou agressão a árbitro, já não malembro.

    Eu sei perfeitamente que NÃO fui ver essa vitória por 7-2, no ano antes, com o Sven Goran a liderar, antes de perdermos o Chalana, o Stromberg, o Humberto e o Filipovic (além do técnico ter passado a ser esse Pal VHS csernai). Ou seja, nunca vi essa célebre equipa ao vivo.

    Já não me lembrava do resultado ou dos golos desse jogo em 85/86 (dessas alturas lembro-me mais de pormenores tipo ir ver o grande Guimarães do Marinho Peres, com o Cascavel eo Roldão em campo e não me lembrodo resultado mas sim dum boneco gigante do S. Afonso Henriques no meio da claque vimaranenese e eu ter levado a maior parte do jogo a pensar como é que levavem aquela merda no autocarro para o norte per cá caquile era desmarcade), mas lembro-me perfeitamente da vitória por 2-0 em 88/89, com um golo de semi-bicicleta do Ricardo Gomes e outro logo a seguir do Vata Matanu Garcia.

    Em 86/87 não tenho ideia, mas em 87/88 lembro-me perfeitamente de ter ido ver para um prédio e do Toni já tar a fazer aquelas equipas "B" com Padinhas e não sei quê, já para poupar jogadores para a final de Estugarda. Foi a primeira vez que vi jogar aquela nódoa de laterla esquerdo chamado Fonseca que ainda fez uma época a titular e foi campeão nacional em 88/89, acho. É o chamado jogador tipo José Eduardo, que, nas suas próprias palavras diz ter sido um jogador banal coma sorte de jogar em grandes equipas.

    By Blogger melga mike, at 9:52 da manhã  

  • Em 85/86 o Farense estava na segunda, por isso o Guimarães que viste deve ter sido o de 86/87, em que os gajos acabaram em 3º no campeonato (à frente do Sportém).

    Eu nunca fui grande adepto do Farense, mas como podia ir ver os jogos todos à borla com o cartão de jogador da AFA, e ainda por cima morava perto do S.Luís, acabava por papar os jogos todos. Mesmo quando os gajos estavam na 2ªdivisão eu ia ver os jogos (até deu para ver o Belenenses jogar lá quando estava na 2ª, o que não é uma situação muito comum).

    Eu tenho a sensação que o Eriksson ainda usou equipas B mais estrambóticas do que o Toni, quando se estava a poupar para a final de Viena. Usou jogadores como o Paulinho, ou um avançado pequenino estilo Miccoli de quem já nem me lembro o nome. Acho que era Tó qualquer coisa. O Toni não poupava assim tanto os jogadores, e por isso é que ficámos sem o Diamantino no fim-de-semana antes da final, que foi arrumado pelo Adão do Guimarães (que era um gajo com uma carapinha loura à Marco Paulo, e que até foi internacional pós-Saltillo).

    By Blogger D'Arcy, at 10:17 da manhã  

  • Exactamente, talvez não tenha sido isso que eu escrevi, mas sim, sabia que esse grande Guimarães tinha sido em 86/87. E em 87/88 o 3º foi o Belem do Mapuata e Mladenov. E em 88/89 o Boavista de Raul Águas com Isaías, MArlon Brandão e Nelson Bertolazzi. Nesses anos todos o Ceportem nem ao pódio chegava.

    Isso do Sven Goran ter usado equipas B mais estrambóticas em 89/90 não concordo. Pode ter poupado alguns jogadores (e o Paulinho não era assim tão mau, se não me engano chegou à Selecção qd jogava no Estrela, e estreou-se num Portugal-Holanda em... Faro!) mas o Toni em 87/88 usou dois gajos que vão te fazer cair os tomates: o Damas (not Ivo) e o Marlos (um brasileiro que nem sei bem o que fazia no plantel).

    By Blogger melga mike, at 10:26 da manhã  

  • E o Tó que falas é o grande Tó Portela, que já foi assunto de conversa de balneário entre mim, o turbo e o admira.

    O Tó não era tão mau assim, e sempre que entrava salvava a equipa, marcando uns golitos!

    By Blogger melga mike, at 10:27 da manhã  

  • E o Tó Portela foi o Toni que usou!!! Em 87/88!!! Não o Sven Goran na sua segunda passagem!

    Get your act togheter!

    É isso e dizerem que o Vale e Azved é que mandou o Maniche às favas e despediu o Manelzé por incompetencia! Até me passo com benfiquistas que não tem estes pormenores bem ferrados na lembradura!

    By Blogger melga mike, at 10:29 da manhã  

  • TÓ PORTELA
    (José António Gonçalves Portela)
    22/1/1964 em Lisboa
    Avançado

    ÉPOCA Clube Div. JOGOS GOLOS A V 16
    1977/78 Riopele Ini
    1978/79 ??????
    (...)
    1985/86 ??????
    1986/87 Tirsense II
    1987/88 SL Benfica I 8 2 ? ? ??
    1988/89 Penafiel I 24 - 1 - 32
    1989/90 Torreense II 18 3 1 - ??
    1990/91 Torreense II H 14 4 1 1 2..

    By Blogger melga mike, at 10:30 da manhã  

  • Agora que falas nisso, lembro-me do Damas. Mas do Marlos não...

    O Paulinho chegou à selecção (jogou uma vez), mas estava no Estoril. Ele foi para o Estrela já depois de sair do Benfica.

    Estou ainda a tentar lembrar-me de outro jogador estranho que jogava às vezes no Benfica durante esse período do Tó Portela. Era um médio ruço, que acho que depois foi jogar para um clube da margem sul.

    By Blogger D'Arcy, at 10:43 da manhã  

  • hmmm... acho que o Paulinho estava no Estrela qd chegou à Selecção... depois de ter saído do SLB...

    O russo que falas será o Rui Pedro?Esse acho que é anterior a isso, mas isso deve dar para ver nos arquivos do 3º anel, waiti....

    By Blogger melga mike, at 10:45 da manhã  

  • confirma-se, 86/87 foi a última época no SLB. Ou estavas a falar doutro? Este era o novo Carlos Manuel quando saiu dos juniores, ehehehe


    RUI PEDRO
    (Rui Pedro Dinis Matos Pires)
    2/10/1966 em Almada
    Médio
    Terminou a carreira em 1999/00.

    ÉPOCA Clube Div. JOGOS GOLOS A V 16
    1981/82 Sporting Juv
    1982/83 Oriental Juv
    1983/84 SL Benfica Jun
    1984/85 SL Benfica Jun
    1985/86 SL Benfica I 4 - - - 10
    1986/87 SL Benfica I 5 - ? ? ??
    1987/88 V.Setúbal I 3 - ? ? ??
    1988/89 Varzim II 24* 1 - - ??
    1989/90 "O Elvas" II 30 9 - - 3..
    1990/91 "O Elvas" II H 35 7 5 1 36
    1991/92 Montijo II B 34 3 4 - 34
    1992/93 Montijo II B 33 4 - - 3..
    1993/94 Juv.Évora II B
    1994/95 Montijo II B 25 3 4 - ??
    1995/96 Montijo II B 30** 5 11 - 3..
    1996/97 Barreirense II B 23 - 5 - ??
    1997/98 Barreirense II B
    1998/99 Barreirense II B 33 4 4 - 3..
    1999/00 Barreirense II B

    By Blogger melga mike, at 10:48 da manhã  

  • Acho que era esse mesmo, o Rui Pedro. Mas tinha ideia que o gajo fazia parte dessas equipas com o Tó Portela. Afinal não jogaram juntos.

    By Blogger D'Arcy, at 10:54 da manhã  

  • Se é tipo miniatura do conan jimicy o'brien então é esse. Acho que da colheita dele só se safou o zé carlos mesmo, o latral dreite. Mas depois o Stoichokov lixou-o... e o Kostadinov ao Fernando "foleiro" Mendes.

    By Blogger melga mike, at 11:16 da manhã  

  • Voltande ós quementários dá duas horas atrás, o Farense elminou os pasteis de Belem das meias fnais, na sê se foi do prlongamente ou dos shots de penalte.
    O trênador dos pasteis na sê séra o Mairinhe... na sê su Abel de Braga (não o guarda Abel) na estaria já prlá, nestas alturas. O Figue, o Paltorres e a malta dessa degeneração começarem a aparcer do ano a seguir. O Farense foi à final de 89-90 e essa degeneração só começou a aparcer na 90-91 (conde depôs foi o mundial de lisboa 91).

    By Blogger Montenegro, at 11:24 da manhã  

  • Permite-me, então, um wild guess (não estou a dizer que a marca do Figo era selvagem, conde muito os seus pêlos no peito, que as minhas clegas dizem que ele rapou prós MTV Á Ordem) sobre o mister blenence da altura: Moisés "Xerife" Andrade?

    By Blogger melga mike, at 11:33 da manhã  

  • Ah, agora o site já tá a funcionar, e já se vêem as fotos. E lá está o Fortes na mesma equipa do Cruyff.

    By Blogger D'Arcy, at 1:35 da tarde  

  • Por acaso estive nesse jogo dos 7-2 no S. Luís. Lembro-me que o Manuel Galrinho levou a 2ª parte quase toda de costas para o jogo, a ver as cenas de perrada do topo norte. Havia menine à rabelete desde lá cima até junto à rede.
    Como centrais do Farense jogavam os dois Alhinhos, sempre que o Benfica recuava após um ataque um deles (era à vez) pregava uma rasteira num nórdico louro, fazendo-o estatelar no chão. Mas acho que não era o Stromberg, era um que jogava mais à frente (Magnusson?).

    By Blogger Asulado, at 2:28 da tarde  

  • Magnusson só chegou quase nos 90's.

    Isso é early 80's, tinhas o Stroberg a meio-campo, que era sueco (que saíu na época seguinte para a Atalanta de Bergamawks e esteve lá praí durante 25 anos), e o avançado que tu estás a dizer chama-se Nuno Ribeiro em dinamarquês, que se lê "Manique" e não "Manixe" como irmão do Jorge Ribeiro gosta de ser chamado, porque se escrevia "Maniche" e muita gente dizia como se escrevia. Mas isso agora... também Drulovic e Ivkovic lê-se Drulóvitxe e Ivecóvitxe mas ninguém diz assim, a não ser o José Nicolau de Melo, mas esse também compensava por chamar Muenar Chico ao Mlynarczyck e por dizer "Ulhanense" quando dava os resultados da 2ª Divisão.

    By Blogger melga mike, at 2:34 da tarde  

  • Era o Manniche.

    By Blogger D'Arcy, at 2:34 da tarde  

  • com dois énes? Esse gajo aidna jogou até há uns anos no BK1903 de acompanhava.

    By Blogger melga mike, at 2:37 da tarde  

  • Ah, pois, já só estava habituado a ouvir esse nome relacionado com outro jogador. É claro que não podia ser o Magnusson porque tenho outra recordação dele passada muito tempo depois. Eu estava em Lisboa e um amigo pediu-me para ir à Luz comprar-lhe um bilhete para um jogo da UEFA. Lá andei à roda à precura de onde se vendiam os bilhetes, e entrei num sítio errado, mas onde me explicaram onde era. Não devo ter seguido bem as indicações, porque a seguir vou a entrar num sítio quando deparo com o Magnusson à minha frente a sair do treino, e atrás vinha o resto da equipa. Quando olho para trás vejo uma multidão amontoada atrás de uma barreira a gritar pelos jogadores à espera de um autógrafo. Ainda hoje estou para saber como fui ali parar.

    By Blogger Asulado, at 2:46 da tarde  

  • És o autêntico manel serrão olhanense. Sabias que esse malandreco além de ter lançado o boato do calado e do melão em "On the record" (foi mais em on the "O Jogo", mas ok) já foi sócio do SLB?

    É verdade, ele próprio admitiu... foi quando estudava em Lx e tava lá no colégio dos padrecos (a casa pia dos ricos).

    By Blogger melga mike, at 3:33 da tarde  

  • Já não bastava o Baía, agora esse também? Qualquer dia vem o Sousa Tavares ou o JAL dizer o mesmo...

    By Blogger D'Arcy, at 4:04 da tarde  

  • Ya, man, qualquer dia até o LFV diz que já era sócio do SLB antes de ser do FCP e do SCP...

    By Blogger melga mike, at 4:14 da tarde  

  • Quando o Serrão escreveu a crónica 'Calado que nem um melão' já o assunto era falado. Quem lesse aquilo sem saber a história nem desconfiava.
    E ele diz que só se fez sócio do SLB para usufruir das piscinas a um preço mais baixo, fazendo assim o clube ganhar menos dinheiro. Argumento fraco no meu entender, já parece aqueles debs d'Olhão que aderiram à modalidade de sócio anual do Farense, quando o clube estava na I Divisão.

    By Blogger Asulado, at 5:30 da tarde  

  • Tudo erradissimo, meu caro.

    a) a cena do calado e do melão antes do Serrão escrever era tão falada como a do vitor baia e do césar peixoto... na net, nos cafés... nada de PÚBLICO em COMUNICAÇÃO SOCIAL, mmm'kay?

    b) tás a confundir o serrão com o orelhas. O orelhas é que foi pra soice do SCP pra usufruir das piscinas porque, segundo ele, só podia lá entrar quem fosse sócio. O serrão diz que já foi sócio do SLB porque gostava de ver futebol MESMO, e já que iria estar uns anos a estudar na capital... Ele diz é que como sócio do SLB pagava menos nos jogos, just that. Só não percebo é porque é que nãos e fez sócio do SCP ou do Blem.

    c) conheço pessoalmente muita gente sócia do SCO e do SCF ao mesmo tempo (são posturas "regionalistas", digamos assim, e compreendo-as) e estou mesmo a tentar fazer aqui uns clegas de work associados do Olhanense. Um deles é que me veiopedir a perposta, acredites ou não...

    By Blogger melga mike, at 5:41 da tarde  

  • a) ... logo, não foi ele que lançou o boato, quanto muito levou-o a outro nível.

    b) OK, não discuto com o encicloplelga!

    c) Andas muito compreensivo, qualquer dia vejo-te a torcer pelo clube do lince.

    By Blogger Asulado, at 5:52 da tarde  

  • a) "levar a outro nível" diferente de tornar público, pois nao? Já ouviste no "domínio público" alguma coisa do Vitor Baía e do César Pixote? Eu só ouvi que ele era do SLB em pecnine, nada mais...

    b) epa, nesta tenho mesmo a certeza.

    c) E então? Eu até disse que me fazia soice do AlgUtd se se confirmasse o Gazza... e fazia uma faixa prá claque deles... a faixa de Gazza... anyway, sou um bocado como o nosso híbrido, quando o Farencé está na mesma divisão cu nosse Olhanense quero que eles se marimbem, mas quando está noutro escalão até torço para que não façam má figura pró algarve. Mas quando digo o Farense é o mesmo que dizer os FC "Os Leões" (de Tavira) ou os Jograis de António Aleixo (de Estoi).

    By Blogger melga mike, at 9:27 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home