ALL GARB DESUNITED

quarta-feira, novembro 09, 2005

O GOIKOTXEA DE AROUCA

Tinha dado de vaia ó Franc Mézarres do outre dia, pois tinha reparade que tava lá POST novo, alguns dois meses despois, mas, senceramente, na tinha perdide ainda tempe a ler aquile. É cu gaje conde escreve, escreve mesme. Inda voceias se queixam de mim...


Acácio? Que és esso? Se fuma?

Ora, tinha eu arrparade que a prosa tinha cocker coisa a ver com gente bonita, pois falava do luso-francês Armando Petit Bull (essa versão eurotrash de cruzamento entre Tom Waits e Cosmo Kramer), mas nam tinha lido bem. Foi mais na vertical ou na diagonal, ou lá como as pessoas tipe perfssôr Martele dizem. Vá, ok, foi mais na scrolldonal, confesse. Só contem resolvi emprimir aquela merraça toda. E levei, para ler mai descansadinhe. E li. É sobre um tal de Acácio, que fedeu a carrêra a um tal Palribêr.

Ora, desse cu Ferencle faz passar por mártir da geração de Ryada (então e o Bilre? E o Vitor Baliza que na foi lá perque tava lilziunade e, mesmo assim, conseguiu ganhar a titlaridade no Porte? E o Ivo de Alfandanga de quem ele foi suplente e a dupla queirós laranja e nelinho rosa acabou por levar o gádarredes dos juvenis? E o Hélio que nunca recuprou da acne que apanhou na relva que ficou apegada também ó cabêlinhe do gádarredes da arábia ou da nigéria durante o jogue tode contra nois? E o Palalves que levou as mãos á boca, estupefacto com os eu proprio feito, de ter marcade o primere e únique golo nesse ternei, logo no primeire jogue? E cainda hoje na sabe bem coméque foi fetergafade com a camezola do SLB e acabou a jegar no SCP? E o Xavier que jegou em Lêria antes das cadeiras coloridas e resolveu ir prá Marinha Grande per cáza disse mesme? E o Palpilar em 91?) até malembro. Sim, desse Palribêr tenhe vaguideia, era um picnine das escolas do ceportem que chigou a jegar ali em Lolei e da Ovarense antes dir pó Setubal.


Me parece que esse koeman hizo
mejor que tu en las antas, no?


Mas o que me ficou a remoer mesmo foi o tal Goikotchea dessa estoria (NDR: o basco que ia só limpando o sarampe ó Diegarmande conde ele jegou no Barça), um tal Acácio, num Vitória-Farense, em 97/98, jegade no Bonfim. E, pela prosa, até parece que o gaje era tipe... algravie, e que o Farense ódespois despençou-o pra uma equipa dos estritais aqui da zona. É pá, se fosse um King, um Jorge Soares, um Luisão, um Paixão ou até mesmo um Serôdio eu inda tava a ver, mas… um Acácio, no Farense? Eu que até malembre dum Amarilde meio albino, cujo único cartão de vzita era ser filhe duma velha glória colquer...

Mas, sende um gá do Farense que eu namalembrava, conde chiguei a casa resolvi ir percurar no tal caixote que o Bada tá sempre a chatear pra eu ir bescar iste e aquile, e encontrei as revistas de inice e de balance dépoca do record, da bola e do jogo. Ainda pensei que esse Acaice fosse algum brazuca, mas não, parece que era tipo um dos erivonaldes da célebre época que o Felguêras de Jójesus esteve na permera devisão (porquinhe conceição dum lade, Lewis sem lapaty do outre). Ou seja, o Acaice era pertuga, natural de Arouca, onde há pouco tempe também houve parlá uma neticia meme boa pá TVI, um eleitor que matou um candidato ás otárquicas (pôrra, só de pensar que há praí 2 anes fui convidade pra ir a um casamente nessa terra...).

Aproveitande tar com as revistas à mão, peguei numa das do Record que têm as fichas dos jogos todos realzades no campiante, vou á de 97/98 e népia… nem Acaice nem Palribêr jogarem no Vitória-Farense. Verfiquei na época antrior e seguinte e... nada. Nem um nem outre. Queres ver que o Ferenc anda a guezar com esta merda? Ou então viu aquele filme o Chopper, sobre um cereal killer ostraliane com sentide dumor refinade (clusters ou kellogs), em que ele dzia que nunca se deveria estragar uma boa estoria com pormenores mesquinhes como a verdade absoluta sobre essa mesma estoria.


Jimmy, if you keep stabbing me, you're going to kill me.

Bem, fui ver contas épocas tinha jegade esse Acaice no Farense que eu nem sequer malembrava dele (alembravas-te, Bada?), e tombem na foi deficil encontrar o jogo, pois o gá jegou apenas uma época e meia ó service do Pacman Fortes. Fui ver nos jogos entre os dois clubes em Fare... e foi isse mesmo. Afnal foi no Sãluis, e afnal foi em 96/97. E a coisa nã foi bem assim como o Ferenc conta. O jogue foi 1-1, marcou o Ayew logo ós trê minutes e o Farense só empatou memencima da hora, com um golo do barzilere Dos Santos, que eu me recorde ser assim um becadinhe pró fei. Ma na era o mai fei de todes em campe, que do outre lade tavam o Noguêra, o Hélio e o Gaspar. E ainda entrou um Nando pró cetubal, que se bem malembre era da estirpe que celebrizou um Nunes e um Nivaldo ao service do Benfica na época em que teve lá o Palxernai.

O Acaice jegou desse jogue, os 90 inteirinhes, e nã viu um amarele sequer (mas... then again, o arbitre era o Jacinte "contes são, contes são" Paixão). O Palribêr entrou aos 72 minetes pó lugar do Fernando Pires e foi sustituide 9 minutes despois. Terá side nesse espaço de tempe? Agora temes duas ipótzes: ou este é um trabalhe pró Sam e pró All do "Quantum Leap", ou o Bada vai percurar ó tal ARQUIVE DO CAMANE quele encontrou do outre dia. É que eu já tinha dite ó outre que era o que faltava ir pra casa ver o que tava na página 121 ou 31 da revista rosa murcha dos algarves, e acabei a fuçanhar num caixote e a chigar atrasade pra umas belas cavalas que inda fui papar.

5 Atoardas:

  • sei que fez parte do plantel, mas não me lembro do moço. e muito menos dessa "goikotcheada" ao palribêr. provavelmense, pra ter saído nove minutos depois, o palribêr saiu lesionado pelo acaice e o árbitro não viu. seria familiar do neiva pasteleiro?

    By Blogger Bada Bing, at 11:21 da manhã  

  • familiar de quem????

    Só conheço o "Familiar to Millions" (esta é pró azlad ir ó google)

    By Blogger melga mike, at 11:36 da manhã  

  • Ah, e essa do arbitro não ter visto... esqueci-me de meter no post... o arbitro foi... vou meter agora.

    By Blogger melga mike, at 11:50 da manhã  

  • Pois é caro Melga. Tens razão quanto à época e quanto ao estádio. Foi em Faro e 96/97, como tá nos arquivos baratianos. E o Acácio na viu nem um amarelo. Só me surpreende que não talembres do Acácio, um mostrengo tipo idalécio mas não grisalho, mau comás cobras como gostava o Páque. O Pálinhe ainda hoje anda coxo, tem o joelho feito um caldo verde, mas recebeu uma indeminização do caraças lá do seguro. Sempre lhe deu para abrir a lojinha da roupa pá melhér e pa andar ele na cóboiada sempre com Ernanis, Zés Ruis e Ruis Carles.
    Vou mudar o post.

    By Blogger Férenc Meszaros, at 6:03 da tarde  

  • Epa, agora que vi quem é nos cadernes da bola até tou a ver quem é esse Acaice, mas nem malembrava que esse gaje tivesse jegade no Farense... associo-o, realmente, à equipa do Felguêras na I Div, com os José Joaquim e os Lopes da Silva e tal e coize.

    O Farense tambem teve um caso parecido de indemnização por incapaciadade, o Raul Barbosa, um lateral direito estiloso mas, NMHO, algo trapalhão, que chigou a ser cobiçado pelo Benfica de Artur Jorge quando o Veloso tava a dar as ultimas e chegaram a equacionar o Eydelie (um dos hernanis espiatorios do Tapie).

    By Blogger melga mike, at 9:54 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home