ALL GARB DESUNITED

sexta-feira, setembro 01, 2006

ESTOI: A AMESTERDÃO DO ALGARVE

Quem disse que só na Holanda é que se fazia a venda de ganza em locais públicos? Quem disse isso é parvo e nunca veio a Estoi (Estôi para alguns, Estói para outros) e foi à Feira do Cavalo.

18 Atoardas:

  • Mó dá, atão e a festa da pinha?
    Na me digas que medou de nome e agora se chama assim.
    Estoi sempre foi "estôi" e ache que só é "estói" prá queles gajes que vão "à Cortêra" em vez de irem "a Cortêra".

    By Blogger from almada, at 11:24 da tarde  

  • mó dá, daqui a pouco vais dizer que eu vivo pra te querrejir, mas sou capá de apestar ordenade contra ordenade que Estôi até era Estói ó inice.

    By Blogger melga mike, at 1:52 da tarde  

  • Podes querregir à vontade, móu...
    "Se isse te dá prazer", come dezia o Antóine Variaçons numa múseca que na éi do tê tempe mas que já deves ter óvide
    Já há uns anes que passei a êdade em que sabia tude. Agora cada vez tenho mais dúvidas e menos certezas.
    Contigue inda na éi assim? Na te preocupes, na éi grave. Lá chegarás.
    Uma das certezas cainda tenho éi que nunca óvi nenhum natural ou habitante de Estoi chamar-lhe "estói" e isse pra mim é que conta.
    Já tou même a ver que deves ter praí um canhenhe cólquer aonde diz quéi "Estói".
    Atão, já agora, vê lá aí se éi "couro da burra" ou "coiro da burra". É que já óvi das duas manêras.

    By Blogger from almada, at 9:52 da tarde  

  • Os meus quase 33 anites dão me pra lembrar que, condera pute, dos anes oitenta, quem guestava de variações era roto. O resto são dúvidas.

    Quanto a "Estôi", conde endei na temás cabrera tinha pessoal da minha turma que era de estoi, que dizia que o nome original foi "Estói".

    E pracaze até me dou com pessoas que têm interesse nesse pikenes pormaiores hestóricos, mas, claro, não tenhe certeza denhuma.

    Mas, sim, dá-me algum prazer querrijir-te, principalmente conde tens a mania que o Farense chegou primeire à Liga ou à final da Taça cu Olhanense. Aí até te deixo falar e mostro-te apenas, odespois, os númares nus e cruzes.

    By Blogger melga mike, at 9:38 da manhã  

  • mas basicamente raramente tenho duvidas, engano-me é muito.

    By Blogger melga mike, at 5:23 da tarde  

  • Além dos que gostam do variações e dos ciclistas, porque rapam as pernas, tens más alguns no catálegue? Na vale uma babesêra candava aí na enternet.
    Por falar em Farense/Olhanense, há praí um ranking com todos os clubes de sempre da I Devisão. Parece que o SCF ainda está em 11º, se na mengane. Hádes ver em que legar tá o SCO e despôs dizes.
    Na te preocúpes quessa coisa das dúvidas e dos enganes na éi tique lá da Xcola. Ê andê lá 6 anes, tenho muntas dúvidas e às vezes tamém mengano.
    Ah, no mê tempe na era precise dezer o nome, porque xcola só havia uma. A outra coisa era o liceu.

    By Blogger from almada, at 10:33 da tarde  

  • Assim de repente... coisas que sejam um bocado gay... sei lá.... deixar de viver no algarve pra ir viver prós lades da captal e depois acabar na outra margem?

    Conta rankinhes... é verdade, é verdade, estais à frente, mas também poderei ir bescar o FACTO de que o tê Farense esteve nos campinates de 18 e 20 enquipas, como tal é natural que tenha mai pontes. O grosso das partssipações do Olhanense no escalão mai maior foi no tempo que eram praí uns 14 clubes, nem sequer 16...

    Mas... bottom (white) line: melhor classificação de sempre duma enquipa algravia na I Divisão é de quem? Ah pois é... e se isso desse acesso à UEFA nesse tempo, talvez o 1º clueb algravio a chigar à UEFA nam tivesse side o Pretimnence (nunca esquecer disso, tal como quem chegou pirmere à final da taça, pra não haver... er... "dúvidas").

    By Blogger melga mike, at 10:14 da manhã  

  • Fequei ainda com mais dúvidas...
    Nem percebi a lógica dessa coisas dos gays de que tanto gostas de falar, nem em que legar tá o olhanense no ranking...

    By Blogger from almada, at 9:50 da tarde  

  • ...mas o pior de tude deve ser um gaje ser dum clube que foi o primêr a fazer essas coisas todas, ter a melhor cassificação de sempre dum algavie e despôs nunca ter viste o sê clube num jogue da premêra devisão. Nem um prá amostra...

    By Blogger from almada, at 12:14 da manhã  

  • Calhande, calhande, mas eu nasci em 74, o Olhanense desceu em 75, sabes lá se não me levaram ó Padinha pra sentir o ambiente?

    Mas, ok, qual o pior: não ver na I Divisão ou VER NO DISTRITAL quem há 10 anus foi à UEFA?

    E esse que nunca viu garante que tambem nunca viu o seu clube no Distrital... as a mather of fact... o seu clube NUNCA ESTEVE NO DISTRITAL.

    Nuff said?

    By Blogger melga mike, at 11:30 da manhã  

  • Sim, Sim, mas 17 campeonatos de I devisão ningúem me tira (não tenho grande memória da série de 6 nos anes 70). Para já não falar da
    famigerada final da Taça, mais o jegunho com o Lyon, para o qual saí de Lisboa a seguir ao almoço e fui desgalgado por aí abaixo, sempre a voar baixinho para chegar mesmo á hora do jogo e regressar logo a seguir, que no dia seguinte tinha de trabalhar.
    Já agora, só mais alguns momentos inesquecíveis, sem ajuda de cábula:
    - Estreia em Pertimão em 83-84, 2-2;
    - 1ª vitória de sempre contra o Sporting, ainda nos 80' com um golo do Sérgio Duarte, de cabeça, ao Damas;
    - As vitórias sobre o Porto, penso que 2, fora os roubos de igreja, no tempo em que os árbitros se compravam com viagens ao Brasil;
    - Vitória em Alvalade já nos 90' com um golo de Curcic a passe de Pitico;
    - As várias vitórias sobre o Benfica, incluindo uma na Luz que garantiu a permanência nesse ano;
    - e, já agora, um momento mesmo inesquecível, que aconteceu aí para meados de 90, num jogo com o Marítimo, numa semana em que se tinha dito nos jernais que meia equipa do Farense tinha sido aliciada pelo adversário. O Farense jegou bastante desfalcado, ganhámos 5-0 e o último quarto de hora foi com o S.Luis em pé, a cantar o bailinho da Madeira e a bater palmas a compasso.
    Mas deixa lá, se o Olhanense conseguir lá chegar premête que vou ver um jeguinhe ao Arcanje, ou atão à Falfosa, Mata Lobos, Esteval ó o raie que se chama aquele erme, e juro que tire per vocês, déb.

    By Blogger from almada, at 11:21 da tarde  

  • Essa estreia nos anes oitenta que dizes que fostes ver a pertimaum era o quei? Caça Fantasmas ou alguema coisa do maicajeifoca tipo Burrijovem ou Regresso ao Feture?

    Conte às vitórias do Farense sobre o Porto, vibrei tanto ou mais do que tu, obrigado.

    Conte à primeira vitória sobre o Ceportim, a do Olhanense tombem foi em Fare, e tambem foi no Sanluis, e o golo tambem foi ao Damas, dum tal Lobello. E foi uma década antes, obrigado.

    Eu inda devia andar a brincar com legos nessa altura, mas se quiseres que eu evoque alguma vitória mítica do Olhanense, sei lá, posso recordar aquela frente ao Cova da Piedade por 2-1 com um golo do zé ou outra por 4-2 ao Costa da Caparica com golos do joão, do manel, do luis e do toni. Os golos dos aqui-vou-eu-cheio-de-pica forma do Sivla e do Santos, acho. Ou então foi o Lopes.

    Conte a jogos do Farense com o Mariteme nos anes neventa, só me lembro dum que dizem que o Farense fez pra perder e não ir à UEFA, porque não tinha "capacidade". Mas acabou por ir 1 ou 2 anos depois. O pretimnence é que já tinah ido uma década antes, parece-me a mim.

    Mas requenhece, o Farense foi a grande referencia futeboleira algravia dos anes 90. E o Pertimnence dos 80. O Olhanense foi só praí nas décadas de 20, 30, 40, 50, 60 e 70, acho. Na sei, dizem.

    Bottom line, continuo a dizer que é decidir entre aléndia A e alêndia B:

    a) nunca ter visto o clube na I Divisão

    b) nunca ter visto o clube no Distrital

    By Blogger melga mike, at 9:36 da manhã  

  • Móu déb, iste já parece as desqueçons dos velhes dos marretas. Só falta o sap e a porca.
    A bordoada anterior éi toda a responder a essa pergunta, na percebeste?
    Ê xplique: vi mais de 100 jogues do Farense na I devisão.
    Ah, ainda na sei éi em que legar tá o Olhanense no ranking.
    O reste tá tude certe, vê lá bem a década de 70, perque me parece que tás enganade nas contas e fica lá com a beciclete.
    O Cova da Pêdade dispetou algumas vezes a 2ª devisão - Zona Sul com o tê Olhanense e o mê Farense e um dos anes teve quase a sebir. Vê lá se diz isse aí nos tês livrinhes.

    By Blogger from almada, at 11:46 da tarde  

  • Parece que é, mas não é. Que gosto e que satisfação. Mas... marretas? Eu era mais Fraggles e Estrumpfes.

    E a sério que o Cova da Caparica jogou na Zona Sul? E o Samora Machel Querreira, não? Lembro-me mais do Santiago da Gama de Sines.

    Mas é verdade, a discussão já vai do horror em monte, mas quanto a ter visto ou não jogos do Olhanense na I Divisão, isso acho que é irrelevante, ou tás a querer dizer que se eu não os vi é porque não aconteceram?

    É que em relação às duas alíneas que tou sempre a colocar em questão, e que tu tescapas sempre a responder, confesso, há matreirice da minha parte. Olhanense e Farense já disputaram ambos a I Divisão, mas... não disputaram ambos o Distrital.

    Quanto aos rankings, pela milésima vez: http://desportoluso.no.sapo.pt

    By Blogger melga mike, at 3:03 da tarde  

  • Ah, afinal ainda na percebeste!
    Atão vou tentar xplicar má devagar.
    O que quere dzer é que se o preço que tenho de pagar por ter tido estes anes todos o Farense na I Dvisão é uma passagem pelo destrital, mesmo que sejam 2, 3 ou 4 anes, paciência. O goze que me deu acompanhar o Farense nestes mais 30 anos na 1º e 2ª dvisão já cá canta. Ninguém me pode tirar.
    O que me tem custade ver o Farense neste estado é outre assunte, não vou aqui escrever, mas posse-te contar conde estivermes a mandar abaixe as tais emperiais, de que falámes da outra vez.
    Reconheço, sem favor, o grande historial do SCO e na ponhe em causa nenhum dos factes que tens praí escrite. Na tenhas vergonha de dzer que que estás em 26º do tal ranking.
    Desde a primeira vez que entrei no São Luís, no tempo do Benje, Adilson, Miribald, Farias, etc. até hoje, o balanço continua muito favorável ao Farense e isse é um facto que tu até já reconheceste.
    Quanto ao futuro próximo será certamente do SCO, mas façam lá um favor: ganhem essa merda da liga d´honra pra ver se o Algarve volta à primêra.
    ... e quando isse acontecer, vais perceber o que eu senti no tal jogo de estreia em Pertimão em Agosto de 83, depois de 7 anes de ausência. Só tens é que fazer de conta que tens 17 anos acabadinhes de fazer, quéi para ficarmes em igualdade de circunstâncias.

    By Blogger from almada, at 12:07 da manhã  

  • Podes escrever à velocidade que quiseres. Eu leio à velocidade que me apetecer.

    Mas acho que tu é que não pareces perceber muito bem a essência do futebol, nem o meu gosto por esta merda. Não tenho de fazer de contas que nada, nem eu nem o Olhanense temos a mania das grandezas. O problema acho é mais esse. Talvez outras cidades do Algarve tenham... se eu tivesse nascide em Lolei seria do Loltane ou do campnense e não mudaria dum pró outro ou teria menos orgulho em ser. Se tivesse nascide em Almanxil seria do Inter.

    O Olhanense podia ter sebide o ane passade ma na sebiu. Qué que tem? Vei algum mal ó munde? Fiquei mai dziledide por levar 4 em casa no demingue do que por na ter sebide o ane passade. E nam quero trocar anos denhuns na 1ª Dvizão por humilhações no estrital! Fica tu com isso e faz bom perveite.

    Prefiro mil anus de dignidade na 2ª ou 2ª B o reste da vida, se for percize, miga.

    Não senti vazio denhum na minha adlescencia pelo clube da minha ciade na tar na 1ª Dvizão. Aliás, condera pute sempre me deu gosto em monte ir ver o Olhanense tipo a Silves ou a Évora, naquelas excrusssões castiças, onde tava malta em monte de Olheum, de todas as idades, a fazer trinta pruma linha. Independentemente do Olhanense tar a letar pra subir ou pa nam descer.

    Mó... ós 17 anes já tava eu farte de ver fetbol em Fare e Olheum, e até já tinha ide ao Estaide da Luz (final do mendial sub-20, com a velhinha caterdal a transbordar inclusivé, miga). Com 10 ou 11 anites já jegava nas cambadas jovens lá no Padinha, e ia ver os seniores ao relvade. Com o cartão de jegador se me apetecesse ia a Fare ver o Paulinho Cascavel ou o Zé Beto. Do outro lado tavam uns gajos que jogavam todos de branco (que original) com FB Algarve nas camezolas e que atrasavam os jogos meia hora ou uma hora prós empregades do perzedente conseguirem ir ver o jogo depois de servirem as bicas.

    É que... uma coisa não tiras à malta de Olhão e já tenho conversado isso com muita gente do meu tempo: ver o Olhanensea hoje em dia, seja em que divisão for, tem o MESMO gosto que que tinha quando eramos putos. Acredites ou não. Porquê? Porque nunca fomso vaidosos com o dinheiro dos outros. That's why.

    Sabes o que é ver aquelas camezolas vremelhas e pretas a contrastar com calção branco a entrar em cima dum tapete verde? Na tem a ver com rezeltades, títales ou o escalão onde se tá a jegar, se bem que confesso que o passado que aquelas cores carregam teu o seu misticismo e confere-lhe uma certa magia.

    Mas é mais do que isso. É estar lá, não estar habituado a megalomanias, mas habituado a perder, a ganhar e a empatar. Para teres uma ideia o Olhanense, nos seus piores momentos de 2ª ou 2ªB, tinha praí 2 mil pessoas na bola. O ano passado, quase a sebir à 1ª, tinha 3 mil. Pertanto tás a ver, não sames daqueles que têm 10 mil na 1ª e mal descem à 2ª nem mil pessoas vão ao estádio.

    São maneiras diferentes de ver o fetbol, por isso é que Tavira é pró ciclisme, Loulé é pró Carnaval, Olheum pró fetbol e... vejam lá se fazem um hino que não seja cópia do nosso.

    By Blogger melga mike, at 9:43 da manhã  

  • Atão e se tivesses nascido em Fare eras do quem:
    - S.Luis,
    - 11 Esperanças,
    - Fare e Benfica,
    - Bonjoanenses, ou
    - Penha?
    Do Farense não eras de certeza, esses gajes são uns vaidoses que só tiverem na 1ª devisão a gastar o denhêre dos outres.
    Ê prefiro orgulho a vaidade e qualquer dos dois a inveja. Estão verdes, não prestam nem os cães as podem tragar, disse a raposa.
    Nunca precisei de jogar no Farense para ir ver os jogos dos séniores. No mê tempe na era colquer um que jegava no Farense.
    Entrei enquanto me deixaram e felizmente tive quem me pagasse quotas e blhêtes quando os porteiros começaram a achar que já era grande, por isse tenhe 27 anes de sócio e quando for o Farense-Safol faço questão de lá tár. Mas qual humilhação, déb.
    Não percebo o que tem a Catedral a ver com isto, mas bem vindo ao clube "ê com 17 anes já tinha ide ao Estádio da Luz".
    A mim, calhou-me um Benfica-Liverpool, com resultado de 1-4 e consequente melão para levar de volta para o Algarve. Groblar, Souness, Lee, Ian Rush, etc., jegaram de amarelo mas eram mesmo uns diábes. Como se dzia na época o tempe nessa noite na teve bom: Bento fraco e Shéu nublade.
    Por isse, quande o ane passade o Benfica virou os cabrons, fiquei em delírio. Na sei se o teu entendimente meio mítico/religioso da bola tamem contempla estas coisas.
    Quanto a massa adepta, na falo de meio estádio nacional, ainda sem cadeiras brancas, mas, se tiveres paciênça, podes fazer as contas.
    Uma das últimas vezes que vi o Farense jogar (3ª devisão), com o Silves, na Falfosa/Mata Lobes, tavam perte de 3000 espectadores, contando com os plíças e os gajes de Silves, que eram em número equivalente.
    Pracase no último (last, but not the least) SCO-SCF (2ªB), no Arcanje, ou ê contê mal, ou, tirando os pliças, erames más que vocês.
    Tenhe alguma pena que na sejas de Tavira ou Loléi, assim já na tinhas aquela ideia de que os homens são apanelêrados só perque têm de rapar as pernas, mas, pensande bem, despôs na percebias nada de bola e iste perdia a graça.
    Ah, é verdade, os 1-4 com os outres até a mim me fez impressão. Na tenhe colquer problema de dzêr que prefire 1000 vezes o Olhanense ao Pertimenense.

    By Blogger from almada, at 12:03 da manhã  

  • Fui bescar o ter ide ver jogues à Luz per cá de tu teres ide bescar o facto de seres mai melhor bom e o tê pai ser mai forte cu meu só porque viste o Farense na I Dvizão e eu nam ter viste o Olhanense.

    Mas se queres mesme uma envejazinha, atão tama lá: estive em Anfiel Road a época passada, com malta de Olheum, Fare e SBDA. Isso tombem já ninguem me tira.

    Se eu fosse de Fare era de quem? Na era, sou. Se fosse era talvez do Faribenfica, por razões óbvias, mas até sou do GD Penha. Joguei lá, de amarelo e azul com o estômago estampado com "Casa Chaby" (cagora é dum gá de Olheum) e estudei na Ualg, campus da penha.

    Conte ao ultimo Olhanense-Farense na 2ª B, dizeres que vocês eram mais cá gente... mó, tá te quiete, nem no Sam Luiz eram mais cá gente na 1ª volta, conte mais em Olheum... mas se achas que sim, então continua a fazer contas de cabeça, nam uses calcladora.

    By Blogger melga mike, at 9:25 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home