ALL GARB DESUNITED

sábado, janeiro 05, 2008

FINALMENTE, DEPOIS DOS 6-3...

...consigo voltar a gostar do JVPzito. Mas penso que ele é capaz de não ver com bons olhos acabar a carreira como o Dominguez, no Vasco da Gama:

Como vê a naturalização de estrangeiros para jogar na selecção?
Sou contra os estrangeiros na selecção, porque uma selecção deve ser genuína e deve haver um fio de identificação entre os jogadores e entre o grupo e a equipa técnica. Não sou daqueles que gostam de ganhar a qualquer preço.

Eusébio nasceu em Moçambique e é um símbolo da selecção. É um caso comparável?
Estamos a falar de Moçambique, Angola e Guiné, ex-colónias portuguesas até há pouco tempo e com ligação forte à cultura do nosso país. Quem não tem familiares ligados a essas terras? O Brasil é diferente, porque os brasileiros não se identificam com a pátria portuguesa. Sinceramente, não acredito que o povo português seja a favor de tantos brasileiros - já lá estão dois, mais o treinador e ainda se fala na possibilidade de mais naturalizados. Lá porque uma selecção se dá bem, não somos obrigados a imitá-la. O tempo vai mostrar que não é a melhor política.

Porquê?
Portugal tem produzido atletas fora de série e é pena não os aproveitar na selecção. Temo pelo futuro do sector da formação porque estão a chamar estrangeiros para posições onde o talento português abunda. Isto não quer dizer que os brasileiros que lá estão são maus, antes pelo contrário: são óptimos e estão nos melhores clubes do mundo.


Isto já tem praí dois dias, e fui bescar isto porque sobre isto (ou)vi/li muito pouco entre opinion-makers e gente dessa... será que aidna tem relevância? Or did we stop caring? Are we the donkeys? Falem mal dele pelo cabelo ou pelas gravatas, mas o senhor sapiência oleosa é que teve a córaji de (re)lembrar que Luis Filipe Madeira Figo, himself, foi o primeiro a voltar atrás com a palavra.