ALL GARB DESUNITED

terça-feira, junho 26, 2012

OU SEJA, O VITÓ FOI O ROMÁRIO PORTUGUÊS

Pausando o euro, pausam os LL's, bora ler um bocadinho de quem escreve bem, sem manha sobre as manhosices do futebol tuga. E tem nada a ver com a célebre revelação do vitó quando lançou o seu livro, em que revelava o seu benfiquismo de pequenino e de não se importar se ficasse conhecido como o "Eusébio das balizas". É só isto que gostava de deixar aqui copiado pra quem não lê o rascord:

«Muitos portugueses ficaram chocados com as revelações de Scolari sobre a responsabilidade do afastamento de Vítor Baía da Selecção Nacional em 2003. Alguns foram mesmo levados a assumir que o Sargentão, orador convidado em workshops sobre a arte da liderança, não passara afinal de mais um aríete do sistema a baixar-se às conveniências de uma determinada corrente dominante.

Os factos relatados, porém, não encerravam grande surpresa. De posse de informações sobre a relação do jogador com a Selecção, inatacável desportivamente mas com alguns pontos de fricção, como a recusa ao Mundial de juniores, a perturbação do Euro’96 ou tomada de lugar na Coreia, e também da promiscuidade de alguns dirigentes de clubes em plenos estágios e viagens da equipa nacional, o treinador brasileiro viu duas soluções na mesma medida: abrir uma frente de conflito capaz de delimitar espaços e despertar apoios, ao mesmo tempo que tornava reféns da sua vontade os adversários mais perigosos.

Ao longo de décadas a Selecção Nacional tem sido um espaço de vaidades saloias e de frequentes abusos de confiança. Em nome do país e com mandato oficial, dirigentes desqualificados, treinadores sem personalidade e jogadores oportunistas passaram por inúmeras situações negativas e inadmissíveis, traindo a solidariedade incondicional da maioria dos adeptos e cidadãos. Usaram e abusaram da Selecção e muitos até a renegaram quando ela deixou de lhes servir.

Quando chegou Scolari, recentemente consagrado campeão mundial, era evidente que Portugal há muito precisava de um treinador estrangeiro, o mais distanciado possível das miseráveis lutas de poder que dirigentes associativos e outros figurões há tanto tempo mantinham em torno da equipa nacional. Sem ter de recuar a Saltillo ou às guerras de Pedroto, inspirou-se nas porcarias de Queiroz, na tibieza de Artur Jorge, no Ferrari de Humberto Coelho e, claro, no fresquíssimo relatório Boronha sobre as noites de Macau, para eleger Baía como a vítima ideal.


Scolari é muito esperto, um manipulador de consciências. O mais interessante após esta aparição surpreendente é a reacção de alguns franco-atiradores, cuspindo fogo contra o homem que, afinal, era tão fraco, tão fraco, que só tomava decisões polémicas porque tinha bênção superior, directamente emanada do homem mais poderoso.

Depois de Otto Glória, conduziu Portugal às melhores classificações de sempre, incluindo um 4.º lugar num Mundial que os portugueses ainda não aprenderam a realçar, como se ficasse algo a dever ao 3.º de 1966. Pinto da Costa muito cedo viu nele uma personagem de outro gabarito e rendeu-se à suprema provação de ficar seis anos à margem – o melhor e mais longo período de estabilidade na vida da Selecção.


Esta força, esta independência, este poder estão de novo sob escrutínio quando a equipa nacional se apruma para mais uma fase final. Não há conquistas sem rupturas, sucesso sem riscos, selecção sem injustiçados – o mais importante legado de Scolari, que nos tornou tão indulgentes para as decisões controversas de Paulo Bento.»

10 Atoardas:

  • mosse,6 de junho??isto já vai nas méasfinais...
    Mas Big Fil disse porqué o teu Sérgióó´nunca mais foi chamado e agora fez o mesmo á velha-glória-lenda-abono-de-familia do Olhanense?? essaékéessa,xcupalá..

    By Blogger Lacobarlaventinense, at 9:48 da tarde  

  • First of all, não são cãompareveis as situações. No máximo cãopara o Djalmir ao Nuno Gomes. E o Djalmir já é mais velho agora do que o Nuninho era o ano passado. Got the picture?

    MAs também acho que foi mal feito, mas... ninguém dura para sempre. Ou o manel fernandes não foi marcar para setubal mais o jurdau ainda nos 40's?

    By Blogger melga mike, at 11:17 da manhã  

  • Quanto ao sergiooo e o scolari, a cena não é conhecida a montes já?

    Olha aqui na tal entrevista ao i que ele chama merdail ao merdail há um comment mais abaixo dum El Pirata que é a história que eu sempre ouvi:

    http://tribunaldofutebol.blogspot.pt/2009/09/sergio-conceicao-levava-os-amigos-da.html


    "O Conceição é um merdas. Isto para o resumir numa só palavra. Tenho pena que o Luis Figo e restantes 23 colegas de profissão que estiveram no Euro'04 nao desçam ao nível deste verme (que seguramente festejou a derrota da selecção porque estava com uma enorme dor de corno por ter sido afastado da selecçao, provem-me o contrario!) e lhe dêem uma resposta, aliás quem é que perde tempo a ler o "i", mas realmente adorava que os 24 jogadores que foram alcançar a melhor classificaçao da historia das selecções nacionais seniores, que conseguiram unir uma naçao com a sua selecção (olhem para o que se passa agora por exemplo!) pensam sobre esta entrevista!

    Porque agrediu Conceiçao um arbitro na Belgica?
    Porque Mourinho nao o quis no Porto?
    Porque nao o quis PC no Porto?
    Porque anda ele desterrado ha anos em campeonatos sem expressao e em equipas sem expressao desses campeonatos?


    Conceição é uma prima donna pura e simples, teve momentos aureos e julgava que era eterno, caiu do cavalo e nao teve a humildade que tiveram, por exemplo, Costinha e Maniche, para voltar a subir ao cavalo! Naquele miseravel Portugal 0 Espanha 3 só Conceição não se redimiu das palhaçadas cometidas em campo e fora dele, foi o unico dos castigados que nao voltou a jogar na selecção!


    É isso que esse palhaço deveria responder, que se mantenha lá desterrado pela grécia e caladinho se nao for muito incomodo, nem no Porto o aturaram, bela peste!


    PS:

    Mas gostei de ver a forma como está a lamber o Queiroz, será que ainda pensa que será convocado?"

    By Blogger melga mike, at 11:19 da manhã  

  • Não me lembrava era da resposta do big phil:
    http://www1.ionline.pt/conteudo/20910-alguma-vez-se-viu-uma-pessoa-falar-com-um-burro

    Depois tens lá mais qq coisa:

    Birra 1 Scolari, 60 anos, fecha assim mais um episódio de retaliação entre ele e Sérgio Conceição, o mais contestatário jogador português aquando da passagem do brasileiro pela selecção portuguesa, entre Janeiro de 2003 e Julho de 2008. Nesses cinco anos e meio, Felipão e Conceição bateram duas vezes de frente. A primeira delas na ressaca de um Portugal-Espanha (0-3 em Guimarães). Depois desse jogo, Meira, Maniche e Conceição foram afastados das convocatórias e só os dois primeiros voltaram ao círculo de confiança do seleccionador.

    Nesse período de clausura, Conceição criticou Scolari, através da Rádio Renascença: "Ele vai passar e a selecção ficará. Por isso, penso que os responsáveis da federação deveriam assumir outro papel em relação a este tipo de actuação. Os jogadores que representaram as selecções durante tantos anos deveriam ser mais respeitados. Não somos nenhuns palhaços! Estamos a falar de jogadores que representaram as selecções desde as camadas jovens até aos 30 anos, por isso não podem ser tratados como lixo só porque isso interessa a determinadas pessoas. A seguir ao jogo com a Espanha foram três jogadores afastados - Meira, Maniche e eu -, e depois disseram- -me que o seleccionador tinha tomado essa opção devido ao meu feitio e ao meu carácter. Por isso, deixo a pergunta: será do meu carácter de querer ganhar?"

    Birra 2 Agora, ao i, Conceição voltou a dar que falar, acusando Scolari de dar preferência aos jogadores da Nike, em detrimento dos da Adidas, e de convidar amigos do Brasil e outros da Nike para os almoços nos estágios da selecção nacional. O auge foi: "Estive nove meses, mas a primeira reunião dos capitães - eu, Couto, Figo e Rui Costa - foi suficiente para o entender [a Scolari]. Chamou--nos à parte e disse-nos que estava ali para treinar a selecção e dar o salto para um grande europeu. Afastou carismáticos, como Baía e João Pinto, com base na disciplina. Isso é tudo muito bonito, mas ele não aplicava a regra."

    By Blogger melga mike, at 11:25 da manhã  

  • Olha pensei que era só por maniche e sergio terem andado supostamente À porrada no intervalo ou no fim desse portugal-espanha mas afinal há mais off-da-records:

    http://culpadosistema.blogspot.pt/2006/11/scolari-revoluo-ou-aviso.html?m=0

    "O que consta “off-record” é que Costinha, Maniche e Nuno Valente foram castigados por Scolari devido a uma festança em vesperas do jogo na Polónia. O seleccionador, como é seu timbre e muito bem, não deu justificações para os não convocados. E estou certo que esses mesmos não convocados saberão seguramente porque não foram chamados. Pode ter sido por mera escolha, porque o jogo é fácil e é altura de ver novas escolhas, por má forma ou castigo. Não duvido que os 3 jogadores têm plena consciência do real motivo.


    O que me leva a escrever este post é a reacção alérgica de Costinha. Diz ele: «Se fosse castigo de uma noitada seria para todos». Ora, e segundo se consta, tambem Deco e Ronaldo estiveram na tal festa after-hours. E Costinha acha-se no direito de exigir os mesmos direitos dos colegas, esquecendo-se, por exemplo, que foi ao Mundial numa excepção à regra! E porquê? Porque supostamente era um lider, a continuação de Scolari em campo, o exemplo a seguir! É este o exemplo que se quer? Ingrato até aos ossos? Não me quero alongar mas basta recordar os falhanços frente a Inglaterra em 2004 (deu o 0-1), a falha de marcação a Charisteas na final do Euro e a ridicula expulsão frente à Holanda em 2006 para se perceber que se há alguem a quem Costinha deve gratidão e respeito essa pessoa chama-se Scolari! E esse mesmo Scolari sentiu-se seguramente traido, ao ver durante o jogo na Polónia, a mais miserável exibição lusitana da sua gerência!


    Scolari nunca impediu os jogadores de fazerem o que bem desejam na sua noite de folga. Mas com responsabilidade. E todos estavam (ou deveriam estar) conscientes que o jogo frente aos polacos era importante para o apuramento. E, apesar de Scolari ter dito que o empate era suficiente, não era preciso levar tanto à letra as palavras do brasileiro. E a atitude de Costinha ao tentar arrastar os nomes de Deco e Ronaldo para a confusão só o denigre ainda mais. O que desejava o ex capitão de Portugal? Que se castigassem 5 titulares? Até nisso mostrou pouco caracter e espirito mesquinho! Se pensasse na selecção não usaria tal argumento, uma vez que Deco e Ronaldo, ao contráro dele, não estão em divida para com Scolari! Ou não estavam! Fraco lider este Costinha...


    Num momento em que a selecção se encontra em renovação, num momento em que a má forma fisica dos habituais convocados, a par de más escolhas do treinador (Ricardo Costa e Ricardo Rocha estão nas perdas de pontos na Finlandia e Polonia) já custaram pontos, numa altura em que os anti clube-Selecção estão a contar espinguardas para ver se derrubam o espirito de união criado na era Scolari (após este ter sido destruido pelo Oliveirinha e seus comparsas)… era evitável a todo o custo esta polémica! Em Setembro de 2003, após uma vergonhosa exibição frente à Espanha, Scolari riscou do mapa Sergio Conceição e castigou severamente Maniche e Meira! Desta vez, após uma exibição miserável frente á Polonia, mais 3 jogadores ficam com a cabeça no cepo! E, por mim, podem puxar a guilhotinha do Costinha. Este já era, os outros, sobretudo Maniche, espero que aprendam a lição, sem reclamações!

    By Blogger melga mike, at 11:28 da manhã  

  • Gosto de ver os falhanços gritantes do bostinha (tipo os que aponto agora ao pepe) apontados assim e nem me lembrava do com a inglaterra, mas lembro-me muitas vezes das faltas ridiculas contra a holanda em curto espaço de tempo, isso lembro-me sempre.

    By Blogger melga mike, at 11:30 da manhã  

  • Um dia até sou moço para comprar este livro, tipo quando aparecer a 1 euro ou eurimei no pão de açucar
    http://www.almedina.com.br/catalog/product_info.php?products_id=7897

    Quando Luiz Felipe Scolari chegou a Portugal, em Janeiro de 2003, José Carlos Freitas trabalhava na FPF como assessor de imprensa da Selecção Nacional. Deixou o cargo quatro meses depois, mas a forte relação que estabeleceu com Scolari transformou-o num dos principais confidentes do seleccionador nacional durante os cinco anos e meio em que este permaneceu à frente da equipa de todos nós. Como jornalista, mas principalmente como amigo, falou milhares de vezes com Scolari e acompanhou por dentro todos os inúmeros casos que marcaram a controversa passagem do treinador brasileiro por Portugal.
    Da contratação pela FPF até à recente aposta no Chelsea, passando pela não convocação de Vítor Baía, os afastamentos de Sérgio Conceição, Maniche e Costinha, os mediáticos "nãos" ao Benfica (por causa de José Veiga) e à selecção de Inglaterra, o acompanhamento de Cristiano Ronaldo como se de um filho se tratasse, a oposição do FC Porto, as dúvidas sobre o guarda-redes Ricardo, as "guerras" à volta da polémica chamada de Deco, o vai e volta de Luís Figo, o famoso soco a Dragutinovic e tudo o que se seguiu, as drásticas mudanças durante o Euro'2004 ou o recurso à psicóloga Regina Brandão, José Carlos Freitas relata-nos neste livro os bastidores das histórias e das decisões de um treinador que marcou decisivamente o futebol português e ao qual ninguém conseguiu ficar indiferente.

    By Blogger melga mike, at 11:32 da manhã  

  • Olha,foi só ler um becadinho lá em cima,pra preceber tudo: "O Conceição é um merdas !!" e "uma prima-donna" ,e prontes.
    BIG FIL was fucking RIGHT!

    By Blogger Lacobarlaventinense, at 12:55 da tarde  

  • Pois, mas tu és suspeito porque tambem tens dupla nacionalidade, com essa shirt canarinha que tens aí pramostra... e se tivesses lido um pouco mais vias que o filipão chamou-lhe de jumento, muito melhor do que "merdas".

    By Blogger melga mike, at 4:22 da tarde  

  • a amarelinha é do Esperança,mó, :-) :-)
    e ai em Olhão,o jumerdas já tem nick?
    mas eu até postava contigo como na próxima entrevista,tipo Alta Desfinição,seja amanhã ou daqui a 5 anos o gajo ainda vai dizer que não sabe porqué saiu da seleção..

    By Blogger Lacobarlaventinense, at 5:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home