O MAIORE MITE DA BOLA ALGARVIA...
"O erro é a confusão da verdade com a palha"
Mês amigues, estão a ler a posta de pescada 1000 desta merraça qu’êu e o José Mike Manuel Melgado fundámes aqui há ani’mei. Ora, pra festejar a milena nada melhor que ir bescar uma históira recôndita dos meandros do fetebol algarvie... Nã mete brazlêres, nem jegeslaves. Nem sequer catalãos ou espanhóes. Muito menos pretugas. Mas passou-se no Algarve... É daquelas histoiras quê já tinha ouvide falar mas nã sabia se verdade ou mite. Pus-m’em campe e investiguei, qual Hércules Puarô.
Middle seventis (70’s): a data nãé precisa, porque os nossos arquives e fontes divergem no ano. Há quem refira pré-25 de Abril. Há quem fale no pós. Mas a data pouque intressa. “Nelo” estuda no Algarve, algures em Loulé, segundo o que se conta. Joga no Sambrazense. Está inscrito na associação de futbol, disputa os Xtritais.
Mas, sempre nos amadores, muda-se pró Lóltane, na altura em cus Adros ainda nã tinham aquile controlade e o clube era mai piqueno que o outro emblema de Loulé, o da Campina (o Campinense cum dia levou 8 na Luz prá Taça). Manuel Carvalho (ou Santos?, as opinões divergem) era o seu nome oficial mas continuava a ser “Nelo” para todos na bola.
"Sambrais? Eu não lembra de ter
jogado lá.... só nos pista de ciclismo"
“Nelo” saiu do Algarve, entretanto. Há quem diga que tirou Direite e Teologia em universidades de Lisboa. Há quem diga muita coisa. Mas a verdade é que “Nelo” preparava-se para algo em grande. Foi prá sua terra, Guiné Bissau, e fundou um partido. Mái tarde, depois duns príodes conturbades, chegou a presidente do seu país.
“Nelo” é... Kumba Ialá.
E, esse mito da bola algarvia de que falava no títale do poste, talvez o maiore mistere, é que teria jogado bola no Algarve. E jogou mesmo. No Lóltane, antes, no Sambrazense. É um mito que o Algarve Desunaite, cumprindo serviçe públique, aqui esclarece. Ou, como diria o “Nelo”, num dos seus livres de expressões amalucadas, "a beleza de uma mulher elegante é a atrapalhação do cabrão do macaco da Indochina!"...
10 Atoardas:
esse gaje era alguma coisa ó empresário do Paltorres? É que sempre achei que o Roberto Carlos luso (colheita de 91 e tudes) na singrou per cá disso... tou mesmo a ver o Figue eo Pêxe a gozarem com ele na esqueteca... "ó Paulo, como é o mesmo o nome do teu empresário?"
By melga mike, at 4:18 da tarde
Sendo assim. Parabens.
E garanto que tambem não sou Maomé.
By Francis, at 5:38 da tarde
Kumba Ialá não é Maomé. Parabéns pelo post 1000.
By Victor de Souza Baptista, at 6:05 da tarde
São Brás da rota dos grandes lideres mundiais.
By Fernando Guerreiro, at 8:53 da tarde
O CARALHO TAMBÉM NÃO É MAOMÉ
By melga mike, at 11:05 da manhã
yeah i know.
By Francis, at 12:13 da tarde
Se Maomé não vai à montanha... é porque ficou na planicie!!!
By Montenegro, at 12:30 da tarde
Maomé é montanheiro?
Mao Tsé não é Maomé?
E qual é a gaja que não é Má ó ménes?
Má ó méne, ondé que drómes?
Continuo? Perdão, agora diz-se "auxiliar de educação"...
By melga mike, at 2:19 da tarde
Faicamane, nã tomem os comprimides, não...
By Bada Bing, at 3:00 da tarde
Os caros senhores desculpem-me a intromissão num blog que até me parece bem divertido... mas olhem e atentem bem no que vos digo: os pretugas não são "pretos tugas"!... os pretugas são os tugas que já existiam antes de Portugal existir... aliás este blog existe há menos tempo que o dos verdadeiros Pretugas: http://www.pretugas.blogspot.com/
By Rui Maurício, at 12:47 da manhã
Enviar um comentário
<< Home