ALL GARB DESUNITED

terça-feira, fevereiro 21, 2006

O MAIORE MITE DA BOLA ALGARVIA...
















"O erro é a confusão da verdade com a palha"

Mês amigues, estão a ler a posta de pescada 1000 desta merraça qu’êu e o José Mike Manuel Melgado fundámes aqui há ani’mei. Ora, pra festejar a milena nada melhor que ir bescar uma históira recôndita dos meandros do fetebol algarvie... Nã mete brazlêres, nem jegeslaves. Nem sequer catalãos ou espanhóes. Muito menos pretugas. Mas passou-se no Algarve... É daquelas histoiras quê já tinha ouvide falar mas nã sabia se verdade ou mite. Pus-m’em campe e investiguei, qual Hércules Puarô.

Middle seventis (70’s): a data nãé precisa, porque os nossos arquives e fontes divergem no ano. Há quem refira pré-25 de Abril. Há quem fale no pós. Mas a data pouque intressa. “Nelo” estuda no Algarve, algures em Loulé, segundo o que se conta. Joga no Sambrazense. Está inscrito na associação de futbol, disputa os Xtritais.

Mas, sempre nos amadores, muda-se pró Lóltane, na altura em cus Adros ainda nã tinham aquile controlade e o clube era mai piqueno que o outro emblema de Loulé, o da Campina (o Campinense cum dia levou 8 na Luz prá Taça). Manuel Carvalho (ou Santos?, as opinões divergem) era o seu nome oficial mas continuava a ser “Nelo” para todos na bola.


















"Sambrais? Eu não lembra de ter 
jogado lá.... só nos pista de ciclismo"

“Nelo” saiu do Algarve, entretanto. Há quem diga que tirou Direite e Teologia em universidades de Lisboa. Há quem diga muita coisa. Mas a verdade é que “Nelo” preparava-se para algo em grande. Foi prá sua terra, Guiné Bissau, e fundou um partido. Mái tarde, depois duns príodes conturbades, chegou a presidente do seu país.

“Nelo” é... Kumba Ialá.


E, esse mito da bola algarvia de que falava no títale do poste, talvez o maiore mistere, é que teria jogado bola no Algarve. E jogou mesmo. No Lóltane, antes, no Sambrazense. É um mito que o Algarve Desunaite, cumprindo serviçe públique, aqui esclarece. Ou, como diria o “Nelo”, num dos seus livres de expressões amalucadas, "a beleza de uma mulher elegante é a atrapalhação do cabrão do macaco da Indochina!"...





10 Atoardas:

  • esse gaje era alguma coisa ó empresário do Paltorres? É que sempre achei que o Roberto Carlos luso (colheita de 91 e tudes) na singrou per cá disso... tou mesmo a ver o Figue eo Pêxe a gozarem com ele na esqueteca... "ó Paulo, como é o mesmo o nome do teu empresário?"

    By Blogger melga mike, at 4:18 da tarde  

  • Sendo assim. Parabens.

    E garanto que tambem não sou Maomé.

    By Blogger Francis, at 5:38 da tarde  

  • Kumba Ialá não é Maomé. Parabéns pelo post 1000.

    By Blogger Victor de Souza Baptista, at 6:05 da tarde  

  • São Brás da rota dos grandes lideres mundiais.

    By Blogger Fernando Guerreiro, at 8:53 da tarde  

  • O CARALHO TAMBÉM NÃO É MAOMÉ

    By Blogger melga mike, at 11:05 da manhã  

  • yeah i know.

    By Blogger Francis, at 12:13 da tarde  

  • Se Maomé não vai à montanha... é porque ficou na planicie!!!

    By Blogger Montenegro, at 12:30 da tarde  

  • Maomé é montanheiro?

    Mao Tsé não é Maomé?

    E qual é a gaja que não é Má ó ménes?

    Má ó méne, ondé que drómes?

    Continuo? Perdão, agora diz-se "auxiliar de educação"...

    By Blogger melga mike, at 2:19 da tarde  

  • Faicamane, nã tomem os comprimides, não...

    By Blogger Bada Bing, at 3:00 da tarde  

  • Os caros senhores desculpem-me a intromissão num blog que até me parece bem divertido... mas olhem e atentem bem no que vos digo: os pretugas não são "pretos tugas"!... os pretugas são os tugas que já existiam antes de Portugal existir... aliás este blog existe há menos tempo que o dos verdadeiros Pretugas: http://www.pretugas.blogspot.com/

    By Blogger Rui Maurício, at 12:47 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home