ALL GARB DESUNITED

quarta-feira, julho 19, 2006

COMO NÃO SOU TÃO OLDTIMER COMO O ASS LAD...

...e nasci por alturas dos últimes anus do Olhanense na permeradvizão, o que mais vou sentir sódádes do Padinha conde for abaixe é do mítique Albérte Cagão e do seu "penhão trráde que recuperou Fernando Albino de Sousa Chalana".

Pra quem na tá situade quantumleapialmente, ele referia-se àquela lesão marada em Berdéus (cainda hoje teimo que foi mau olhade da Ana Bela Pxóta) e que o curou tão bem, tão bem que ele ainda foi a tempo de se sentar no banque na final de Estegarda (onde o HAJRY entrou pra marcar um pnálte) e de fazer parte da enquipa do Belem que desceu à segunda donra pra vir a Olheum róbar o jôgue e ver o árbitre ser presseguide até Alemdôvare ou lá que foi.

NOTA: pa quem na tá a preceber nada do qué ca gente tá a falar, o Alberto era um vendedor de pinhão trráde. Sim, no Algarve vende-se isso na bola (e gelades). Nógá e quêjádas do Seara é que na tem jeite denhum.

12 Atoardas:

  • Pois aqui o old timer tem mais recordações: para além destas, ver o Leiria a fazer tiro à cegonha, o Aldeias (simplesmente), o Luís Reina a querer bater nos adversários que jogavam o irmão João abaixo, o Nélson Moutinho a marcar golos de cabeça ganhando nas alturas a defesas com mais 20 cm do que ele, e tentar perceber porque é que o Herculano nunca fez carreira na 1ª divisão (um dos melhores centrais que já vi actuar); outra recordação forte foi ver o Padinha a abarrotar maioritariamente com adeptos de um clube que quase ninguém tinha ouvido falar, o Estrela da Amadora; cheguei a ver lá também o Belenenses, numa das vezes que desceu à 2ª, e o Rui Águas a jogar pelo Atlético.
    A recordação mais forte que a minha irmã mais velha guarda do Padinha (fala dela recorrentemente) foi ter visto o Toni rasgar a camisola de outro jogador do Benfica.

    By Blogger Asulado, at 5:54 da tarde  

  • Esses nomes todos que falas vi jogar no Arcanjo ainda, e cheira-me que te enganaste... o João é que queria bater nos que davam porrada ao Luís... o Luís é que era extremo esquerdo, com mais finesse, drible e velocidade, o João era mais encorpado, e jogava a lateral direito ou a médio. Tenho vaga ideia dele ter saído meio atravessado do Olhanense, porque respondeu a uma provocação ou boca duns sóciso quando tava a ser substituido ou algo assim... isto não foi tipo paixão na baliza... tenho a certeza que vi isto, tão certo quanto ter visto o pardal (not pardal maluc autarca wannabe, mas sim o pintor cantor wannabe) ser "aguerdide" por um laterla direito bem conhecido do futbeol nacional, quando tava a apanha-bolas e demorou um bocado mais a vevolver o esférique.

    Pior foi uma vez um gá de fora que empurrou um apanha-bolas que, pra azar dele, era irmão do Pálrusse, que tava ali mesmo a poucos metros, a jogar...

    By Blogger melga mike, at 9:26 da manhã  

  • E também não consigo imaginar o Estrela da Amadora trazer mais do que 25 adeptos a Olhão...

    By Blogger melga mike, at 9:27 da manhã  

  • Apesar de o João ser o mais quezilento, o Luís é que, numa de irmão mais velho, se armava em protector.
    Quanto ao Estrela, foi assim mesmo. Estava incomparavelmente mais gente do que no ano, já no José Arcanjo, em que o Estrela subiu à 1ª e veio espetar 3 secas ao Olhanense, no mesmo dia e à mesma hora em que o Sporting deu 7-1 ao Benfica.
    Deve ser psicológico, dá mais pica apoiar um clube quando está em baixo mas em forte subida do que quando está por cima mas em queda. Basta comparar a presença olhanense em Portimão nas duas últimas épocas.
    E uma das vezes que notei mais fervor nos adeptos rubro-negros foi na última época que jogámos na 3ª divisão.

    By Blogger Asulado, at 11:05 da manhã  

  • Com essa dos reinas e do estrela é que me lixaste... aidna há 2 anos tive na reboleira e tava mai malta de Olhão do que deles... aliás, tava mais familia do Toy do que sócios do Estrela, acho eu...

    pá... isso de ser no mesmo dia dos 7-1... estarás mesmo certo disso?

    É que eu lembro-me de ter tado no arcanjo no dia dos 7-1 como se fosse hoje... até sei que um amigo meu fazia anos nesse dia e tenho quase a certeza que tavamos na bancada ao sol e que não havia ainda a bancada à sombra...

    Porquê esta certeza? Porque tenho quase a certeza que vi o Estrela passear em Olhão já na bancada à sombra... tinham o Norton de Matos e acho que também o Joel e o Jorge "sim, esse artista do cabelo branco e do sound bite pirata" Jesus.

    Os farenses podem não acreditar, mas doeram-me mais as goleadas em casa com o Nacional de Dino Furacão e Autuori e com o Montemor de Formosinho e Fary do que o tal 4-0 em tempo de natal que o Boronha tanto gosta de recordar... não sei porquê, mas goleadas com equipas aparentemente sem rivalidade connosco aidna me deixavam mais enritade...

    Mas, vá, ok, uns 0-5 com o Portimonense de Edinho (transferido de fresco) também deixaram marcas.... mas é que nessas duas goleadas com Farense e Portimonense um gajo foi pró estádio já quase à espera, visto que sabíamos que os nossos vizinhos nessa altura tinham grandes equipas...

    Quanto a isso da malta de Olhão aparecerem força em alturas inesperadas, não me esquecerei da quase descida à 3ª Divisão há poucos anos... eu próprio já me desinteressara de anos e anos de nem sobe nem desce e comecei a ir ver jogos fora outra vez e tudo, nessa altura...

    By Blogger melga mike, at 11:34 da manhã  

  • Também estive na Reboleira há dois anos, e um amigo meu lá radicado dizia-me que devia estar mais gente no bingo que a ver o jogo.
    Agora já não tenho a certeza se foi o mesmo jogo, mas lembro-me perfeitamente que estava no José Aracanjo (e na bancada ao sol) quando foi os 7-1, ao lado do meu amigo que teve a ideia de ser ouvideiro do Carlos Silva, e que se não morreu nesse dia já não morre.

    By Blogger Asulado, at 12:49 da tarde  

  • No Algarve também se vende (vendia?) polvo na bola. Isso é que não se deve vender em mais lado nenhum.

    By Blogger D'Arcy, at 1:21 da tarde  

  • polvo vende-se na bola e e em qq lado no algarve, tipo à porta.

    penhão e gelado é vendido mesmo dentro do estádio, o vendedor anda dum lade pró outre.

    Se bem que tenho ideia de já ter visto um gá a vender polvo dentro do arcanjo mesmo, no meio da bancada coberta, em frente ao bar... ou tarei munte apanhade?

    De qq manera o gá não andava com o polvo na mão dum lado pó outro, tava com o carrinhe da cena estacinade em frente ao tunel de acesso ao relvade.

    By Blogger melga mike, at 2:23 da tarde  

  • Bem, gelados na bola também se vendem em todo o lado. A não ser que estejas a falar de gelados de cone da Gelvi. Isso é que é mais raro. Do pinhão torrado também me lembro de comprar no S.Luís. Com um preguinho de ponta achatada para abrir os ditos cujos e tudo.

    By Blogger D'Arcy, at 5:58 da tarde  

  • Se calhar na éi do tempe de denhum dos mês correleginaires, mas no S.Luis havia o Maínhe que vendia alcagoitas em saquinhos de plástique e cuje pregão era: "1 (saquinhe)- 15 (menrés) 2- 20, a casa do Maínhe tá em salde".
    Tamem havia sarvetes da Gelvi, si senhor, mas quê me lembre eram as famosas sandes.
    Contó penhão, o problema era condo o dito nã tinha racha pa meter a ponta achatada do pregue.

    By Blogger from almada, at 12:48 da manhã  

  • o maínhe tinha um olho de vidro. ele erguia a mão p receber a moeda, nós mandávamos a moeda, a moeda caía no chão e ele continuava de mão no ar.
    noutras vezes as moedas (ou notas de 100 paus) caíam no relvado e era vê-lo todo danado a chamar os guarda-redes p que lhe dessem o guito.

    inolvidável!

    By Blogger PM Misha, at 12:28 da tarde  

  • Confirmo o préguinho achatado que aidna hoje é utlizade.

    A sandes da gelvi ainda hoje é um clássico. Há 2 ou 3 anos, antes do 1º Louletano-Olhanense no Estádio Algarve encontrei o Rei da Banha ali entre o túnel e praça dagadu du dir e pergunto-lhe se ia ao jogo... ele, todo preocupado, "moss, sabes se deixarão entrar lá com os gelades?"

    Outro clássico da venda embulante em Olhão é o zeca do Pinhão e respectiva esposa, que até na maior parte dos jogos fora tão lá a vender. Quando o jogo começa vão apoiar o SCO.

    Mas grande grande era o Alberto Cagão e os seus pregões e citações de cor de clubes e selecções portuguesas que tinham se destacado entrenacionalmente. Priceless.

    By Blogger melga mike, at 2:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home