ALL GARB DESUNITED

quarta-feira, março 03, 2010

XÊRA-MÉ QUEM SETÚBAL ENCÓSTAS

"(...)
O Braga-Olhanense foi, sem sombra de dúvida, um jogo abençoado, e tenho para mim que a chuva, ao contrário do árbitro, favoreceu o nosso Braga, pois Olhão é uma terra mais exposta ao Sol e à libertinagem e menos habituada à disciplina e à humidade que se fazia sentir no Estádio AXA. Coitados dos olhanenses… devem ter ficado com reumático. Só assim se explica que depois de uma entrada fulgurante no jogo, com direito a um tento logo aos 16 minutos, por Djalmir, os olhanenses se deixassem dominar pela equipa do Braga. São os ossos… são os ossos… do ofício (...)"


Caro bracarense augusto, caso nam saibas aquele livrinhe nada famôze do Luiz Pachêque que se chamava "O Libertino", por algum acaso, era passado na cidade dos padrecos e dos arcebishops. Já faziam um filmezinho disso, não? Tipo com o diôgue enfante ou com o Castél Branque.

Olha aqui uns pedacinhes do livrinhe:
"(...) Saio para a rua e vou à cata dos dois pequenos libertinos ricos. Passeio pelas ruas de Braga (...) Até aqui, tudo muito bragal. Mas está-me a apetecer agora abjecção; saí da porta do cinema chateado com a demora dos rapazinhos (...) Faço o meu primeiro engate de magala, na rua. Não me digam tragédias: é facílimo. É a coisa mais natural do Mundo! Venho diante do café das Arcadas e de repente noto a meu lado um magala, de passo a par do meu. Olho-o uma vez e ele olha-me; olho-o segunda vez e ele volta a encarar comigo. Silêncio. Puxo do tabaco e ofereço-lhe: ele pára, pega no cigarro, dou-lhe lume, acende o meu, seguimos lado a lado. Entabula-se a conversa: trato-o logo por tu, mas sem superioridade, singelamente, como um velho camarada (...) Gostas de broche? - pergunto e encaro-o fito nos olhos, muito sério, muito natural (...)"

1 Atoardas:

Enviar um comentário

<< Home