ALL GARB DESUNITED

quinta-feira, julho 01, 2010

CR2008

Alguém se lembra do Reinaldo no Euro2008? Do que (não) jogou? Do que se disse an altura? Da simãozada num golo alemão que nos eliminou em que deixa o klose rematar à vontade? Também foi culpa do seleccionador nessa competição ele não ter jogado bem? Também exigiram que fosse despedido? Ah, não... ele foi pró chelsea. Mas antes já tinha dado a braçadeira ao mininu. Que andam a dizer que foi o CQ que deu.

Voltando a 2010, um senhor espanhol diz isto dele:
"A autocrítica fazia bem a Ronaldo
A eliminação de Portugal pode provocar um debate equivocado sobre Cristiano Ronaldo. É impossível discutir as suas qualidades formidáveis. A sua brilhante carreira no Manchester United e no Real Madrid, dois clubes que se submetem à máxima exigência, esclarece qualquer dúvida: Cristiano Ronaldo é uma fabulosa mais-valia para qualquer equipa.
Como é possível, então, estar tão desencontrado da sua selecção? Parece assombroso o seu escasso contributo na selecção portuguesa, onde está rodeado de jogadores de prestígio, que evoluem nas melhores Ligas europeias. A sua medíocre exibição frente à Espanha foi a última de uma larga série de frustrações. Um golo em 16 meses explica o escasso rendimento de um dos avançados mais temidos do Mundo.

Cristiano Ronaldo não pode viver de costas para a equipa, nem utilizar a sua evidente superioridade como um factor de intimidação para os seus colegas e com o seu seleccionador. Cristiano Ronaldo tem um ego considerável - característica que une as estrelas do futebol, as do passado e as do presente - que deve lidar com inteligência. Não pode utilizar a vaidade para se sobrepor, nem para exigir aos restantes colegas patamares que nunca poderão alcançar. O ego é fundamental no futebol, mas dar o exemplo é mais importante. Um capitão nunca deve declinar a responsabilidade numa derrota como a de anteontem.

Neste Mundial, e em anos anteriores, Ronaldo não encaixou na equipa. Parte do problema é responsabilidade do treinador, cuja função consiste em encontrar a receita para que todos os seus jogadores expressem as suas melhores características. Até Maradona, com um problema freudiano de ciúmes foi capaz de reunir a equipa em torno de Messi. Com Cristiano Ronaldo acontece o contrário: é um cometa sem direcção. Não há qualquer ligação entre os seus interesses e os da equipa.

A rejeição é tão evidente que somos obrigados a questionar a sua responsabilidade. Ronaldo tem que fazer uso da autocrítica. Se não consegue colocar as suas enormes qualidades ao serviço da equipa, será impossível que a equipa se sinta cómoda com ele em campo. Seria um desperdício intolerável que um talento do seu calibre constasse da história da sua selecção apenas como uma nota de rodapé numa página."

2 Atoardas:

  • até cãocordo....
    ..

    By Blogger Unknown, at 9:29 da manhã  

  • Ah, pensei que a culpa do Reinaldo ter feito aquele gesto da pilinha no estádio da luz quando jogava no manxésta era culpa do queirós, proque era adjunto.

    By Blogger melga mike, at 9:54 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home