ALL GARB DESUNITED

segunda-feira, julho 18, 2005

A PALAVRA "CATALHO"

Acabo de provocar uma piquena revolução no meu local de trabalho, ao proferir esta expressão que eu julgava algarvia, mas que, ao que parece é só dolheum. Os colegas representantes do concelho de lolei mais rural (goncinha) ou fashion (bilamora), ou de lagoa ou até de fare, desconhecem por completo.

Utiliza-se como "moss, na sejas catalhe" (tipo quando alguém não quer emprestar alguma coisa) ou "mó, isso tá catalho em monte" (tipo quando se quer dizer que algo está muito fatela).

Isto é o tipo de dúvida que é capaz de azular o assolado, e a ele peço ajuda. E aproveito pra pergutnar se sabe jogar à bola ou é tipo poisoned chicken.

Isto, caro amigo leitor salgueirista desterrado em terras de sua majestade celina dior, é também para lhe mostrar que a pronuncia algarvia não é unica, até aí o algarve é, claramente, desunited. Fale com alguém do barlavento ou do sotavento e vai reparar. Ou fale com alguém de olheum e da fezeta, mesmo concelho e tude, e vai reparar.

That reminds me... eu a falar com um amigo de lagoa no metro de munique, reparámos que alguém próximo de nós estava completamente estapafurdio a olhar embasbacado para a nossa conversa, quando finalment eo gajo mete conversa: "ah, vocêis são portuguesis? Pô, no inicio pareciam ser esloveno ou algo assim, mas agora reconheci algumas palavra".

Tive quase pra lhe contar a anedota do vem-na-varig, mas depois não.

8 Atoardas:

  • Ai o catano...

    Isse dev de ser même d'Olheum quê nunca ouvi dzer uma coisa dessas, cá plo mê bairro/vila/cidade capital da coltura (ou talvez nem tante capital cómisse).

    By Blogger Montenegro, at 4:56 da tarde  

  • ...e alembra-me de andar um gaje num escalão inferior ao meu, das camadas jovens do SCO cuja alcunha era mesmo essa: CATALHO.

    Era um bom defesa esquerdo, raçudo, na sei o que foi feite dele.

    By Blogger melga mike, at 5:32 da tarde  

  • admira? lembras-te desse gá?

    By Blogger melga mike, at 5:33 da tarde  

  • Se me alembro? Foi da minha turma uma remeça d'anos. Jogava razoavelmente bem à bola, sim senhor. Nunca mais o vi. É que n sei même o que feito do catalho do Catalho. Grandes jogatinas de bola que 1 gá fazia naquela altura...eu, ele, o moçe da fita do caniggia, o jóia na ligues bóia e mais uns quantos. Bons tempos aqueles.

    By Blogger Admiraavaca, at 8:43 da tarde  

  • É engraçado que uma expressão nascida em Olhão, "meter água pela popa", toda a gente sabe o que é. Agora "fulano é apara-lápis", que nem tem origem marítima, quase ninguém fora de Olhão sabe o significado.
    Quanto aos meus dotes futebolísticos, digo apenas que já alguém me chamou Manuel Galrinho Bento quando me viu jogar à baliza. Agora por cá de queim, na digue. Dou só uma pista: não é por causa do bigode.

    By Blogger Asulado, at 10:04 da tarde  

  • odmira: acreditas que na consigo visualizar a cara desse catalhe?

    assurário: deve ser por seres baixo pra gádarredes mas seres bom em monte entros postes. Olha, mas se só sabes jegar à baliza nã vale a pena, que o ex-side kick do caniggia azul-e-branco de olhão e actual side kick do odmira vai À baliza da gente. A malta até lhe chama Baía, per cá das calcinhas apertadas... na sei perquê mas acho que o pessoal do hotel jogarais vai ficar de beicinhe por ele...

    By Blogger melga mike, at 9:12 da manhã  

  • azlade: é prcá do directo de direita que aplicas nos endversáires, comó Manel "sarrdinha assada" Bente deu no Manel "sarilhente" Fernandes?? hehehe

    By Blogger Montenegro, at 10:51 da manhã  

  • E havia maior colonia Olhanense /Tavirense cu Desportivo Torralta? Erem más cas mães. Faustino, matias, etc etc

    By Blogger Alvrêra, at 4:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home