ALL GARB DESUNITED

quarta-feira, dezembro 15, 2004

O REI - the Quingue!



Segunde o Tercêranel, se estã a fâlare daquele quê penso, o melhor defesa-central que alguma vez passou por Fare ainda joga: imagine-se, no Ionnikos, na Grécia.

Quande li este post, vê-me à cabeça toda uma sér de jogadas de rara beleza artísteca, em que King, sim, Quingue, participava. Quingue era um daqueles centrais que marcava um encontre, quase sempre pelas piores razões - mas quem pode ter tudo? De fífias a aselhices incomuns, Quingue conseguiu jogar na Luz - um daqueles mistérios insondáveis que passará à História. Ou então não - o treinador era o poeta Artur Jorge, "le ruá" (lá está a referência majestática que o liga ao central...), em França!

No São Luís, ainda me lembra quando o treinador da equipa punha Quingue a rematar livres directos e a bola ou ia parar à Igreja velha de São Luís (e punha o Abílio a correr atrá da bola, coitado...), caso o Farense atacasse pra Sul, ou ao telhado do pavilhão, quando os locais atacavam pró Norte. Nunca soube se era masoquisme do Pacfortes mas ele continuava, sempre, a marcar livres.

Entretanto, proponho uma homenagem pública ao melhor defesa-central que vimes jegar, Quingue!

11 Atoardas:

  • Como benfiquista, tive o prazer de ser atormentado pelo jogador em questão quando ele fez parte do plantel do meu clube...

    Está aqui uma foto canina do homem no Ionikos, com visual à Cissé:

    http://www.rangers.gr/soccer/players/kingsm.JPG

    By Blogger D'Arcy, at 1:33 da tarde  

  • eich... atã e na arrenjas uma foto maiorzinha???

    oi... o que eu na me esqueço desse moço´são os primeiros passos em Portugal... foi treinar à experiência ao Benfica como AVANÇADO!!!

    Não ficou, foi pró Braga (o outre clube do coração do Manel "Popas humano" Barbosa), depois pró Farense, e depois é que foi mesmo pró Benfica ("emprestado"!!), onde salvo erro só efectuou um jogo a titular, como lateral direito, no jogo fora com o Bastia.

    By Blogger melga mike, at 2:08 da tarde  

  • Fosga-se, este gá é grande. com mai cabel no topo, parece gémiu do abel xavier.

    By Blogger Bada Bing, at 3:21 da tarde  

  • Pronto, tá aqui uma foto maiorzinha do homem com um visual mais decente. Parece que se cansou de ser confundido com o Xavier:

    http://www.ionikos-fc.gr/players/pics/ferreira.jpg

    Mas gosto mais da foto que o Bada Bing arrnjou, com a coroa e tudo.

    E parece que o gajo ainda marcou 5 golos na última época que fez no Farense, o que não é mau para um defesa. De vez em quando devia enganar-se nos livres.

    By Blogger D'Arcy, at 6:08 da tarde  

  • pois, brigadjinho, mas entretanto já tinha sacado uma desse género, só que má melhor boa, pois o gaje tinha uma coroa e tude!

    Sim, acho que o Bada exagera um bocado em relação aos livres, pois o coice de mula era capaz de ser a única coisa que ele tinha de jeites. E já arrepararam que o o equipamento do Ionikos é igual ao do Farense mas só que azul?

    By Blogger melga mike, at 9:34 da manhã  

  • moss deb, o gá marcava era penaltis... Assim, também eu.

    By Blogger Bada Bing, at 11:28 da manhã  

  • ya... na volta tou a confudi-lo com o Valtinho que jogou no ceportengue e no braga. E na volta o valtinho era o King quando ainda tinha cabele.

    By Blogger melga mike, at 12:20 da tarde  

  • Olha que desses 5 golos, só um foi de penalty...

    By Blogger D'Arcy, at 2:40 da tarde  

  • eh pah, darcy, és mais chate que o "dez-pás-duas". tá bem, o gá até pode ter marcado um golo de livre, mas marcou centenas deles.

    o paulo madeira também acho que só marcou um golo de livre mas o áincas, no benfique, teimava em pôle a rematar à entrada da área. até metia dó...

    By Blogger Bada Bing, at 5:37 da tarde  

  • Pá, eu não estou a insinuar que o teu relato sobre as capacidades do Quingue para marcar livres é falso... só estava a dizer que o gajo às vezes se enganava, e acertava na baliza. Mas de certeza que para marcar aqueles 4 golos, deve ter mandado umas 50 bolas para o pé do padre Rocha, e outras 50 para o hospital.

    By Blogger D'Arcy, at 8:32 da tarde  

  • ponto da situação: Paulo Madeira era mau, Quingue era pior...os treinadores que os meteram a chutar bolas pá fóia, n percebiam nada disto e hoje há alguém na Grecia que achou que o gigante defesa-central! tinha jeito páquilo e lá lhe deu uma mãozinha enquanto Palinho Madeira n consegue enganar nem mais nenhum treinador...nem no Fluminense.

    Ainda tou à espera que o amigue dos sês amigues Rui Esteves o vá buscar pó Beira Mar MOntegorde de onde já correu com essas vedetas de outros tempes valido e amaral.

    By Blogger Admiraavaca, at 9:42 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home