ALL GARB DESUNITED

terça-feira, novembro 15, 2005

A CLÉSSÃO DE CRÓMES MAI MELHOR BOA DE TODES TEMPES




















Os nossos cumpádres nã brinquem em service, lá inseriram mais uns quantes crómes que nos dizem arrespeite maizomenes drétamente pla nossa jugarfia. Hoje foi o MENDES (mini-gádarredes copycat do manel galrinhe e ótentique fétiche do manelzei em espinhe e pertimão que ainda deu um ar de sua desgraça no Olhanense tombem) e há uns dias tinha side o SHÉU. Han? Sim, o Shéu, que pode nã ter relação dréta com o nosso algarve, mas o cróme em si tem, per cá que faz parte da cléssão que, pelmenes a malta em Olheum, chômava de "Cabeçudes" (acho que na rialdade era "Arte e Futebol" ou uma algue do génere), que foi toda desenhada pelo grande Francisco Zambujal.


Ache que este gande meistre da carcatura (arrasa com colquer malcagem daqueles que tão em vilamôra ou da rua augusta) era alentejane de nascença mas viveu muntes anes em Fare, onde era perfessor de escola pirmária. Podemos dzer mesme que temes orgulhe de ter um ex-aluno dele no plantel do nosse blog, o Darce.
Conte ás minhas arrcordações do zambejal alembro-me de váires cártunes no Esférique ainda em tamanhe de ruibarres, mas 3 deles são special ones parmim:

a) a do "outro di lá? Não este é dicá";

b) a do artur jorge num ringue de boxe a perguntar a um palxernai todo roxo se queria mais (o Porte já tinha ganhe os jógues todes ao Benfique na época 84/85, e isto foi antes da final da taça, que os encarnades venceriam por 3-1, com a equipa supostamente feita pelos três moces que, nesse verão, devido ao "pacto", quá que assinaram pelo união da madêra);

c) a da silhueta do Papa a insinuar colquer coisa tipo sinhôzinhe malta (brigades, Orelhas, por malembrares iste com a conversa dos jágunces), acho que após o tal jogo empertimão do guímaro.


Conte ós crómes desta cléssão, tenho ideia de ter um monte deles, mas de ter recortade quase todes, pra fazer jegadores prás caricas (que pirmere jogávames com um botão, mas depois optámos pela bola da cola cao), per cá que a bólinha onde aparssiam as caras dos jegadores em foto era mesme do tamanhe certo das tampas de garrafa cemol e fruto real ou lá quiera aquile parecide ó frissume que trazia cenas do homem aranha na parte de dentre. Lembras-te, envnade? Com esses sapates?

Ah, e clare, como não?, era eu enfantil ou indiciade do Olhanense e, como prémio, fomos jegar o últime jogo da temprada ó relvade. Entrames do balniare, onde se equipavem os gajes da equipa sénior e, nunca mai mesquece, pendurei as minhas cenas num cabide onde tava colade um cróme de um "Cabeçude". Quem? Um gá que jegava do Bêramar e que naquele tempe tava no Olhanense. Agora trêna uma das equipas sensação da Taça e o filhe joga do Cepórtem. Quem acertar pode pagar-me uma cerveja. E a quem me mandar esse cróme, pago eu duas.

8 Atoardas:

  • Essa é tão fácil que nem me digo a responder.
    Fizeste-me recordar um jogo que um colega meu da primária (que por acaso até foi candidato a vereador) inventou, que era um misto de futebol e jogo da glória. Era de tabuleiro, estavam os onze jogadores de cada equipa em campo, e havia vários caminhos para a baliza. O jogador tinha que escolher um deles, jogava o dado para saber quantas casas avançava, e se calhasse numa já ocupada passava ou perdia a bola, conforme lá estivesse um companheiro ou um adversário. Ainda havia umas casas especiais que permitiam rematar de longe; era golo ou não consoante o número que saísse de seguida no dado.
    Já na altura se desconfiava que ele viria a ser engenheiro.

    By Blogger Asulado, at 12:11 da tarde  

  • that's kinda nerd ou é empressão minha?

    By Blogger melga mike, at 12:22 da tarde  

  • É empressão tua.

    By Blogger Asulado, at 12:42 da tarde  

  • foi com discussões destas que o pezere se começou a desentender com o mourinhiou na revista perfrida do wind spit it

    By Blogger melga mike, at 1:57 da tarde  

  • Se não estou enganado o Zambujal ainda fez pelo menos uma outra colecção de caricaturas, para o Mundial de Espanha'82. Eu fiz essa colecção, mas não faço ideia do que lhe aconteceu...

    Já agora, eu também fazia campeonatos de futebol de caricas (num campo de Subbuteo). Mas éramos nós que forrávamos o interior das caricas com papel, e depois pintávamos o equipamento e os nomes dos jogadores lá dentro. Estragar cromos é que não.

    By Blogger D'Arcy, at 2:38 da tarde  

  • Isso é muito bricolage, eheheh

    Nós era mesmo caricas com caras dos jogadores, the real deal.

    E cada um tinha o seu campo. O meu era no quintal ou num corredor, o do pique do mexico 86 era na açoteia, bué irregular, e o do envnade (que na valia nada a jegar a esta merda fosse comq ue sapatos fosse) era na marquize, e só ganhava quando jogava em casa, porque aquela merda tinha um comportamento bué esquisito que só ele é que dominava, e vai daí a Liga reuniu e decidimos que ele tinah que jogar no átrio do prédio, mesmo em frente à porta do vizinho que ele não parava de dizer que era ov izinho dele na bola, todo equipado à olhanense.

    Estragar cromos é que não? Porra, ai não que não... eu tinha sacos de cromos, de jogar ó "papelinho"... era desde aviões do gorila, cromos semi-peliculas de filme do superman aos cromos da bola... eu tinha uma lata gigante de tody ou nesquick cheia dessa merda...

    Ou seja, estragar caternetas não, mas cromos que tinha de parte, sim.

    By Blogger melga mike, at 2:46 da tarde  

  • Os teus cartoons que enviavas para a foot também não eram maus ó Melga. Recordo-me de um do Bento, sentado junto à linha lateral a beber uma cola qualquer daquelas de garrafa com palhinha, com um rádio ao lado a tocar uma música cuja letra era "...estou velho..." a assistir ao Silvino a jogar na baliza do slb. Ainda no tempo da fnac...

    By Blogger Admiraavaca, at 8:01 da tarde  

  • Ainda? Mas a fnac até levou bastante tempo a aparecer em Portugal...

    Foot... bons tempos.

    By Blogger melga mike, at 9:18 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home