ALL GARB DESUNITED

quinta-feira, novembro 18, 2004

Dicá da Semana

O meu camarada nesta "joint-venture" aflorou a presença de Dicá, brasileiro, no Farense. (E, mais tarde, no Olhanense.)

Eu não me recordo. Só comecei a ver futebol e a comprar a "Gazeta dos Desportos", em 1990. (O meu jornal desportivo era a "Gazeta", quais "Bola", qual quê!) E, ao Farense, devo a descoberta de duas coisas: do "inferno" em forma de estádio (onde poucos passaram) e do Brasil, através de Pitico, Mané, Sérgio Duarte e Stefan/Luisão, respectivamente médio-direito, médio-esquerdo, "trinco" e centrais do Farense, 90-91. Pitico e Mané eram velozes como as gazelas. Lembro-me de, na bancada central do São Luís, ver Pitico a correr sobre a direita, até à linha de fundo, apanhando com o "bafo" de Paco Fortes durante 45 minutos, para depois centrar - para Fernando Cruz, Djukic, Curcic, Hassan... Lembro-me bem de ver aquela camisola 7, quase sagrada entre as demais. Lembro-me bem das vitórias em casa, da força dos adeptos, daquela comunhão fantástica.

Por isso, saudosista como sou, escrevo: como eu gostava de ser um jovem ataboeirense. Em São Marcos de Ataboeira, há jovens de 10 anos a descobrir o Brasil, graças às corridas de Pitico e Mané (mesmo acima dos 40...). O futebol faz-se destas pequenas coisas.

5 Atoardas:

  • ó man... não acredito... o dicá é dessa altura... veio com sergios duartes, manés e piticos... mas tás desculpado, ele deve ter vindo pra cá em 88 ou 89 e tu só começaste a comprar a gazeta em 90, eheheh

    By Blogger melga mike, at 12:05 da tarde  

  • Tá bem que sim. maz'esse brasilêre nã teve no farense, a carreira qu'oz'otres tiveram.

    By Blogger Bada Bing, at 12:59 da tarde  

  • é pá... agora assim de repente não tenho ideia se foi muito antes ou muito depois, mas naquele tempe do Toni a treinar o Benfica que tinha o Ricardo e o Mozer na defesa e o Vata a entrar nos ultimos minetes para marcar, o Dicá era tipo nº 10 do Farense, recordo-me perfeitamente (acho que foi o ano que levaram para o São Luzi um piru para o Silvino por causa dum jogo da seleçoum). Dicá não foi, é certo, um marco tipo Pitico ou Mané, mas creio que está na mesma pratelera dum helcinho ou helinho... e o tal cartoon dilá/dicá ainda muita gente salembra, isso posso confirmar. A malta que tem vinte e muites alembra-se sempre, até porque na era costume esses cartoons da bola serem sobre clubes que na eram dos trê grandes. Mas cagadisse... tenho um colega da idade do meu pai que às vezes vem almoçar com a malta nova e quando começamos a falar de bola um bocadinho mais saudosisticamente o gajo vem sempre com aquela: vocês lembram-se do Lo Bello marcar um golo ao ceportim pelo Olhanense, num jogo em fare? E a gente respondemes todos sempre da mesma moeda: "ya, lembro-me, tinha um ano ou dois de idade" ou "ya, lembro-me, nasci no ano a seguir". Desfazamentos...

    By Blogger melga mike, at 2:15 da tarde  

  • pôs: é tudo uma questão de idades. tu tens um cadito má tempo de bola q'êu.

    ódespois, eu tenho uma desculpa: s'ma'perguntares pela histoira do farense, eu sei quase tudo até 82. e depôs tenho uma "branca" até 90. Porquê? Porque a histoira do farense qê tenho lá em casa (em dois volumes, já deves da ter viste) é só até 82. ainda nã foi atualizada. por isso, se me falas do mirobaldo, sei quem é (sabes q o gá vende, ou vendia, já nã sê, frangos, ali à zé de matos, em faro?). agora, o dicá tá no meie. nem antes de 82, nem depoije de 90. coisas...

    By Blogger Bada Bing, at 2:29 da tarde  

  • dé mé ré bal xó

    By Blogger melga mike, at 12:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home