ALL GARB DESUNITED

quarta-feira, novembro 24, 2004

O Herman de Montgorde

Ficou-me na alembradura que o nosso copincha BB era leitor da Gazeta... esse mítico jornal que era o único com capa a cores (e o único que saía à 4ª feira no tempo dos trissemanaires), e eu por acaso até na o comprava muinte. Porém, a malta da minha turma até era disso, recortavem as fotos a cores (bola e record era tudo a pretibranque, basicamente) pra colar dos cadernes e tudes…

Por acaso arrecordo-me perfeitamente duma das capas desse jornal do uissonebraziu. Aliás, praí de 2 capas. Uma do Hernâni “maradona das praias” Neves, a fazer um alongamento em trajes de treine e em letras garrafais: "Quem mas faz só mas faz uma vez", ou algo do génere (e o mozer acho que nem comentou).

A outra capa que me alembre, e que tem mais ligação directa ao futebol aqui da nossa rejeão, era um grande plano do Jorge “marquei um golo ao brasil quando fomos campeões do mundo” Amaral, então jovem esperança da alvalaxia. Acho que também tava em pleno traje de treino e a manchete era: "Sou o Herman José do Futebol Português". Diguem lá que iste na é pra ficar cravade na alembradura?

Porquê “Herman”? Pois pelo que me arrecorda, parece que o moço dzia umas anedotazinhas no trêne e a modos que tava sempre a fazer umas brincadeiras e tal... ou… será que era a “outra coisa”? Será que ele tinha outres comportamentos tipo Hermano??? É pá… Por via das dúvidas, paizinhes dos míudes das camadas jovens do Bêramar, avisem aos vossos filhes: “TAPAs-te bem ao sair do banho...”

P.S. - Quando ele assinou pelo Olhanense comentei isso com malta do mê tempe de escola, mas apenas um gaije se alembrava dessa capa. Um lagartuço, pois claro. Esse até tem um leão tatuado na HOMOplata e tudes, fó mó… Ora, durante a passagem desse sósia do Aldo Lima por Olheum, ainda pensei que mais tarde ou mais cedo fosse me cruzar (salvo seja) com ele num cafézinhe ou isso, mas nunca se perpocionou. Se ainda acontecer, visto que ele ainda cá anda prós lades do sotavente, sou moço para confrontá-lo com essa manchete, a ver se ainda se alembra... é bem capaz de lhe vir as lágrimas ós olhes por alguém se alembrar disso, não?

7 Atoardas:

  • Foi capa, sim senhore. Memagora à hora dalmoce confirmei com o lagartuço, daí a ideia deste post.

    E esse chicabala do rio ave acho que "herdou" a alcunha dum chicabala preto que passou pelo maritimo nos anos oitenta que diziam que tinha sida...

    By Blogger melga mike, at 3:01 da tarde  

  • Ou tu tavas a dizer que a cena do chicabala é que não foi capa? Já agora, qual foi mesmo a auto-comparação do balajic ao maldini? "Melhor que eu só o Maldini" ou lá que foi... nessa de defesas-esquerdos, mario wilson sobre el hadrioui: "tem um pé esquerdo que parece uma mão". King ferreira da silva sobre mostovoi: "é o melhor estrangeiro no futebol português e um dia vai ter uma estátua como eu". Só falhou dizer que era na Galiza, e não em Portugal.

    By Blogger melga mike, at 3:03 da tarde  

  • Sai um trufé Gandula pó Amaral, essa estrela do subemunde futbelístique. (e como é que jegou no benfica e no sportingue?... um mistére...)

    By Blogger Bada Bing, at 3:16 da tarde  

  • pá... quando era novo o homem era bom, não me lixem. Além de que... era veloz, coisa quase impossível de acreditar para quem o viu jogar nos últimos anos. Aliás, tenho pena da carreira dele ter sido abruptamente ROUBADA por um tal bento marques ou antónio rola, pois amaral DEVERIA ter ficado famoso pelo monumental golo que marcou de chapéu, ao vitor baía, na segunda mão de uma supertaça nas antas. Nesse jogo o artur jorge experimentou-o a lateral direito fazendo o corredor todo, e o homem jogou, caramba. E não fosse o golo ter sido anulado por um fora-de-jogo inexistente, se calhar a carreira dele teria sido outra. Um bocado como a do actual treinador do ex-Paroquial de Fátima se não tem havido o 6-3 (bastava, se calhar, o Toni ter metido o Rui Costa a titular nesse jogo). AdmiraCow, tu que tens os cadernos da bola todos, vê lá se descobres quem foi o árbitro desse jogo da supertaça... meios de 90... praí 94 ou 95...

    By Blogger melga mike, at 3:22 da tarde  

  • essa do balajic ficou-me na alembradura. as outras nem tanto...

    e o benfica teve vaires barretes (só com o poeta, então...). ou a sagrada trilogia do fêcêpê? walter paz, mogrovejo (o novo caniggia!) e baroni?

    em fare, até o irmão do hassan, o youssef, nos foi impingido, à conta dos genes goleadores do irmã. no final, nã fez nada. agora, parece que tá lesionade, mas joga no ribeirão, do vítor pánera (este ex-7 do ésse-ele-bê, ainda me lembro de ver nos cadernos da bola que era natural de Calendário...).

    By Blogger Bada Bing, at 3:24 da tarde  

  • melga, essa nã foi a supertaça em que à segunda mão, o benfica levou 5 na luz?

    By Blogger Bada Bing, at 3:38 da tarde  

  • Não, essa foi já com o autuori, jamir e dona ivete, e até o Wetl (não confundir com o Vlk) marcou golos.

    Quanto ao vitor Costa Arauje (vulgo panera), é natural de calendario, sim senhor, que é uma fregzia da vila nova de fala-me cão, tal como lousado, ribeirão e outra que agora não me lembro o nome, mas que é onde estava a fábrica "Rio Pele" ou "Riopele" cuja equipa de funcionários chegou a chegar à permera devizom, dos anes setenta.

    By Blogger melga mike, at 3:44 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home