ALL GARB DESUNITED

sexta-feira, janeiro 14, 2005

HOW BIZARRE, HOW BIZARRE...



No comentário ao post anterior, um leitor/visitante do nuorte fala bem, mas temos de fazer uma correcção, relativamente ao Bizarro. Foi, efectivamente dos escalões jovens do FCP, mas em 88/89, quando fomos campeões do mundo de sub-20 pela primeira vez, Bizarro já era do SLB e, inclusive, 3º guardião do plantel senior, tapado na altura por Silvino e Neno.

O que é bizarro é que o guardião suplente dessa Selecção era o Brassard, também do Benfica, mas esse ainda júnior, onde era titular. Também é bizarro que o Vitor Baía só não foi titular nesse Mundial porque… não quis. Achou por bem ter uma lesão pra ir à Arábia, mas que não tinha para se estrear com 18 anos pela mão de Quinito, frente ao Guimarães, após a morte de Zé Beto e a lesão de Muenar Chico (que é assim que dizia o José Nicolau de Melo).

Por muito bizarro que possa parecer, apostou bem em não ir ao Mundial, o bom do Vitor, porque perdeu um título com a Selecção, mas ganhou a titularidade no seu clube. O Bizarro não pode dizer o mesmo. Curiosamente, o Vítor ganharia tudo o que havia para ganhar a nível de clubes, mas nada em termos de Selecções. O Bizarro não pode dizer nada do género.



Ou seja, o Bizarro era suplente, passou a titular devido à "lesão" do Baía. E a dupla Queirós-Vingada resolveu levar o Brassard, que ainda era júnior (e titular no Benfica) , tal como o JVP, e no Mundial de 91 “ambos os dois” ainda tiveram idade para se sagrarem bi-campeões. Tecnicamente não sei se o Brassard pode ser considerado bi-campeão, pois em 89 não efectuou nenhum jogo, apesar de tar lá.

O mais bizarro e curioso, e que você não sabia, caro amigo do nuorte, é que o guardião que chegou a relegar o Vitor Baía para o banco nas camadas jovens foi, isso sim, um algarvio, de nome Ivo. É um moço ali de Alfandanga, ao pé da Fzeta, que jogou nas camadas jovens do Olhanense e depois no Farense, Imortal, Louletano e também nos seniores do Olhanense. Acho que agora tá no Quarteirense como treinador de guarda-redes, no Distrital algarvio, onde o guarda-redes titular é o Rogério, um gajo desses tempos, mas que não sei se era da geração de 89 ou 91, só sei que chegou a ser terceiro guarda-redes do Sporting no tempo do Ivkovic. Mas era capaz de apostar as minhas fichas todas como esse Roger foi “preterido” em 91, para dar lugar ao trolha de Falamicão, o António Ferreira (Tó para os amigos).

Curiosamente (ainda), o adjunto do técnico principal do Quarteirense (o qual não sei o nome), é o Resende, outro campeão do mundo de 89. Mas esse não era guarda-redes, portanto não é práqui chamado.

11 Atoardas:

  • Mê menine...o Bizarro já era titular da selecção de sub-20 antes de Riade...

    O Rogéire é mais novo que a geração de Riade, segundo os mês cálqueles. É da altura do Paulo Santos do Braga, penso eu.
    Por falar em Pale Santes, sabes o que este marmele armou, salvo erro num europeu de sub-19? Baixou os calções pá assistência no final de um jogo ( os nossos jogadores sempre disciplinados lá fora...)qualquer e teve como resultado o recambiamento pour la maison...rapaz inteligente este...este foi outra promessa falhada nas redes portuguesas.

    Quanto ao Toninho Ferreira, o moçe também n fez nada de mais no futebol português, muito por culpa do grande Luís Vasque que mandou o moçe apanhar morangos quando chegou a Famalicom. Ainda tentou os pastéis de Belém mas´o resultado foi o mesmo...agora parece que anda pái n freamunde ó quéi...

    Qué fête do Luis Vasque,mó? E do Lemajic? E do Pudar? E do Baston? E já agora do Tozé que apesar do seu ar pouco masculino, bem como Paulino, diga-se de passagem, fez furor aqui pós lados de Olhão à quase 20 anus?

    By Blogger Admiraavaca, at 10:00 da tarde  

  • Essa do Paulo Santos fez-me lembrar uma igualzinha que se passou num jogo do Faribenfica contra o Imortal, em júniores e jogado em Albufeira, em que um colega meu fez exactamente o mesmo (estavam lá uns ingleses a ver o jogo que ficaram altamente escandalizados). Só que ele fez isso durante o jogo, antes da marcação de um canto, e foi prontamente expulso. O moço em questão por acaso era filhe d'Olhão.

    By Blogger D'Arcy, at 1:05 da manhã  

  • Quem começou no Farense foi o Lemajic, não o Ivkovic.

    E não percebo isso de 'enviar 2 GR ao Mundial'. É que, não enviando o Baía, o FCP acabou por não enviar nenhum GR ao Mundial (os dois GR que foram, Bizarro e Brassard, eram, conforma já explicado, do SLB).

    By Blogger D'Arcy, at 1:30 da tarde  

  • Voltando aos GR, não me parece que o Bizarro já fosse titular antes do Mundial, mas vou tirar isso a limpo.

    E fui consultar os meus arquivos no fim-de-semana e, realmente, o Rogério foi o "preterido" para o Mundial 91 (ninguem falou em Ryadh).

    O Tozé do SCO a que te referes, ó Vaca de Odemira, acho que acabou a carreira relativamente cedo (para um guardião) e é treinador na 3ª.

    Espectador especial na Maia segundo as minhas fontes foi o técnico do Guimarães... será que temos subtituto ex-rubro-negro à vista para o Nuno Assis?

    By Blogger melga mike, at 9:13 da manhã  

  • Olha que pelo que eu li, a Maia teve mais um espectador especial: um observador do Messina, da Série A, para ver o Livramento.

    By Blogger D'Arcy, at 11:10 da manhã  

  • Moss, tante pra comentare:

    por partes: ê sou um fã do Toninho Ferreira, pois foi com ele que assisti ao FCP-Famalicã, nas Antas, um daqueles jogues memoráveis, em que o Famalicã marcou (os arequivistas sabem o autor do tente?), e consegui segurar a vantagem até final, por más que os dragõs rematassem - é que, na baliza, tava lá o menine Tó Ferreira. Quando é que a Erre-Tê-Pê Memóira começa a dar jogues destes? Tó Vare, acorda, deb!

    Adespois, o que é même Bizarre é o Zé Niclau Demele ter dêxado de comentare. Há quem seja do CAGA, mas eu sou mais do Clube de Amigos do Zé. "A Itália está a jogar na diagonal, de frente pra trás e de trás pra frente!" Moss, alguém consegue melhor que isto? (Tirando José Marinho e Gabriel Alves em ocasiões especiais?)

    By Blogger Bada Bing, at 12:17 da tarde  

  • o autor do golo não foi um brasileiro estilo indio atarracado de nome Freitas? Acho que andou ao soco com o Fernando Coito dentro da área numa jogada e tudo...

    Esse achoq ue foi também o jogo em que a seguir ao jogo os gajos do porto (funcionarios de campo, acho) agrediram todos os jornalistas que apanharam pela frente... e depois um jornalista todo novito a relatar a coisa (Rui qq coisa?) "e agora estou a ser agredido"... an instant classic.

    Bada, em comentaristas tambem sou mais JNM, para rir ou chorar, porque pelo GA até tenho alguma simpatia.

    Quanto ao Messina... na volta é mais uma "notícia" dada por agentes FIFA mesmo...

    By Blogger melga mike, at 12:40 da tarde  

  • amigas? hmmm... miam, miam... that reminds me... ontem à noite, no resumo do pertimnense-ovario filmaram um parzinho na bancada... foi o delírio no café... já há a malta prometer andar à caça delas no próximo demingue...

    By Blogger melga mike, at 2:03 da tarde  

  • O autor do golito minhoto nas antas foi outro calmeirão que não o Freitas. Foi o Vieira, central que há tempos jogava no Aves (n sei se anda por lá ou n, ainda).

    Quanto ao substituto do Assis, li hoje que ia ser o primogénito de António Sousa.

    Melga, também acho que a história do Messina tem dedo de empresário no meio...1 que ainda tem o bolso a arder...

    Quanto ao jogo em terras maiatas, também me chegou aos ouvidos que o cavalo Toy jogou muito bem...dá-se bem com os ares do Norte, e contra equipas que jogam com camisola à barça,depois de Felgueiras, agora Maia..1 delas que o leve daqui...

    E, por último queria saudar o regresso às boas exibições de Branquinho, depois duma primeira volta muito abaixo daquilo que sabe e pode fazer, como mostrou na época passada. Jogou bem contra o Leixões e voltou a jogar bem este domingo que passou...veremos em Portimão.

    By Blogger Admiraavaca, at 9:24 da tarde  

  • Outra coisa...Melga, quando referi que Rogério era mais novo que a geração de Riade, n foi com o intuito de te corrigir, foi apenas a título informativo visto que disseste que n sabias a qual das duas pertencia. Como falate em geração de 89, eu referi Riade...fica o esclarecimento, n vás tu pensar que te tava a corrigir :)

    By Blogger Admiraavaca, at 9:29 da tarde  

  • moss deb, corrige-me à vontade deb... a gente tem a mesma fonte... que são os cadernos da bola ainda em papel de jornal, ahahahah

    By Blogger melga mike, at 9:46 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home