BÊJEM-LHE OS PÉS E CHOMEM-LHE FIGO
"ó mãe aquele moço ganha mais do que eu,
e tem uma gaja mai boa ca minha...
E tu na dizes nada?"
OK, compreendo e dou legitimidade a um fazedor de pcebolas (ou onion maker) para ridicularizar o colete furexente no banco do carro lusitano, mas passo-me da cabeça quando alguém com mais escolaridade que o orelhas vai prós jornais hablar mal do Figo, metendo-se em bicos de pés, quase querendo tratar por tu o único Grande símbolo nacional da década de 90 e arredores.
Mas quem é esta GENTALHA pra falar assim, quando não deu nem 0,001% do que Ele já deu a este país? É das poucas vezes que concordo com o toninhe olvera (futuro prezdente do FCP, duvidam?), mas ainda malembra quá emessiunade, tava ele de muleta e tude, quando disse o que tinha de ser dito...er... já namalembra bem o que foi que ele disse, mas reprimendou em monte a malta que amandou a baixo os jogadores duma geração que tinha levado “o ego dos portugueses ao colo durante mais duma década” ou algo assim. Isto logo após a goleada à polónia, depois da derrota com os states e antes da derrota com a coreia mecânica de gus gus edinho.
É pá, passo-me da cabeça mesmo com esses críticos que criticam por criticar... gentalha de merda, pagam-vos à palavra, é? Se o Figo abandona a selecção é porque não devia abandonar, se regressa é porque já abandonou, se fala é porque devia tar calado, se assina pela juventus é porque devia ter assinado pelo Parma... fónix... calem-se a boca fégas de merda... tão a ver bem o que o Figo é, como jogador? Para termos um jogador eventualmente mais completo (e ainda assim duvido…) foi preciso naturalizarem um, porra!
Até uma das minhas leituras prediletas, e a única que confio nas estrelas que dá aos filmes, o João “weasel face” Lopes, já entrou no bandwagon da crítica ao grande pa(s)tilhas... onde é que isto vai parar?
Pensando bem, passava-me mesmo era com aqueles PALHAÇOS que diziam à boca cheia que a culpa do falhanço no mundial 2002 tinha sido do Figo. Convido desde já qualquer um desses cabrestos a ver as K7’s dos jogos ao meu lado, para constatarmos se na foi o homem que, mesmo lesionado, levou a equipa e deu tudo o que tinha. É tipo no 2004, já tavem a falar mal em monte dele, o homem tava a jogar bem, não brilhantemente, mas muito bem, quando partiu a boquinha toda a muita gente na exibição memoravel frente à Holanda.
E hoje em dia ainda me passo mais com quem mete na discussão do regresso-e-abandono-da-selecção a PORRA da história da saída de Barcelona para o Real. Mas o que é que o cu tem a ver com as calças, PORRA? E ele por algum acaso é espalol ou catanhão? É profissional, e acabou-se. Nem que fosse por preferir o ladrilho do balneário do Barnabeu tava no direito dele de mudar de ares se lhe apetecesse ou porque o Paulo Veiga ou o José China lhe disseram e ele foi. Se em Portugal tentou duas vezes ir para o Benfica quando estava no Sporting e só não foi porque o amigo do Carlos Castro é tanso...
MAIS: que raio de mundo é este onde o morto-de-fome do Luxemburgo tem moral para vir fazer queixinhas prá TV que o Luís Figo não lhe fala? Mas sou só eu a ver o ridículo da situação? Aquilo era o quê? O confessionário do Big Brader? PORRA! É que, REALmente, se há alguém com superioridade moral no mundo do futebol é mesmo esse wanderninja que foi despedido da sua Selecção por fraudes fiscais e negociatas escuras. Também tá bem essa. Na vás assar frango pó chimarrão ou aquecer báguetes na Companhia das Sandes não, deixa-te tar no Real armado em mais galáctico que os galácticos só porque vem aí o Robinho que tamem te safas.
Uf… calma.... serenity now, serenity now... voltando ao assunto Figo-na-selecção, aqui há quase um ano, num jogo do êró, dizia eu ao zé couceiro que, por incrível que pareça, o "público da selecção" ainda é mais imediatista do que o "público dos clubes". Ele concordou plenamente.
E eu até compreendo que o zé povinho (principalmente "aquele" que agora adora o seu homónimo mourinho e não perde um jogo do chelsea e até compra a camzola dos blues de contrafacção ao quaresma ambulante da esquina, e detesta o peseiro como quando comprou o bloco de notas do a boloni) possa invejar o Figo pelo dinheiro que ganha, pela mulher que tem, e esteja à espera do primeiro passe ou drible falhado para assobiá-lo. Agora… os colunistas opinadores da poita dos principais jornais? Mas tá tudo maluco? Tá tudo com a mania que percebe de bola e que tem superioridade moral? Tames menites tames. Como diz o outro, esta merda qualquer dia só vai ó lugar com uma ditadura.
Mas eu até compreendo que o nosso povinhão, na largura de banda que vai da taberna aos novos-betos, critique o co-proprietario do 7. É que ele até não se esforça muito por ser simpático nem verte lágrimas faceis como um Rui Costa ou um Vitor Baía, mas... é isso que demonstra a sua ROBUSTEZ e a sua FORÇA em relação aos seus colegas de geração, campeoes do mundo ou não. O homem é a definição de “classe”, mas vivemos numa sociedade demaisado usa-e-deita-fora para lhe dar o estatuto que merece, que é o de intocável, por tudo o que já fez.
Alembro-me, perfeitamente, do mundial de juvenis da Escócia (onde o Paulo Santos do Braga baixou os calções) dele se destacar, juntamente com o Miguel Simão, o Tulipa, o Bino, o Álvaro Gregório ou o Adalberto. Havia qualquer coisa naquele cabelo de esfregona que parecia ter um drible aparentemente igual aos dos outros mas, digamos, mais progressivo. Recordo-me de nunca ter tido probelmas em confessar aos meus amigos Sportiguistas que, na época 93/94 não foi o João Vieira Pinto e o Benfica o melhor jogador e a melhor equipa, apesar dos 6-3 e do título. O Sporting de então era superior, mas não o foi nesse jogo. E é essa a diferença entre o Figo e os João Vieiras Pintos da vida: um jogo que saíu bem. Figo é mais do que isso, Figo é, por mérito próprio, o que vários portugueses tentaram ser e não foram. Eu sei que eu próprio, se tivesse sido futebolista, teria sido no máximo mais um JVP da vida, e já teria sido muito bom para mim. Mas não é por isso que invejo o Figo. Eu admiro o Figo. Respeito-o sem lhe pedir autógrafos ou correr atrás dele na marina. Orgulho-me dele como português e nunca lhe atirarei uma pedra. Mas também se passasse por ele não lhe dava o gosto dele me ver tipo a dar-lhe quebranto ou, muito menos, dirigir-me a ele. Ele não tem que ser simpático para mim ou para ninguém, basta jogar 0,001% do que jogou naquele maravilhoso ano de 2000.
Luís Figo é Grande e ponto final. Enquanto ele jogar vocês podem criticá-lo, mas, acreditem, pulhas e invejosos de merda, quando ele abandonar a carreira de futebolista vocês serão os primeiros a chorar que nunca mais haverá um como ele. Português de gema, nem sequer da ex-colónia, africana ou das américas. Qualquê. Abram os olhos. Figo é o símbolo do que de melhor tem o Portugal pós-25 de Abril. Além do futebolista que é (não tão exímio como Zidane nem tão bonito como Beckham, mas se calhar mesmo por isso. Não é um malabarista mas é capaz dum malabarismo saído do nada que deslumbra pela naturalidade com que nem passa cartão aos jorges costas da vida), é o português anti-mesquinhice que, por conseguir distinguir aquilo porque vale a pena chatear-se ou não, pode ser considerado snob. Mas não é. Ou, se for, tem razões para isso. Ele, pelo menos, tem. Não é por ter começado a comprar roupa da sacoor ou tommy. Ele tem legitimidade. Ganhou-a. Com o maravilhoso golo ao Schmeichel e o outro ao David "Last moustache in modern football" Seaman que ainda tocou no Tony Adams ou no Terry Butcher ou lá que foi (SFW?).
Tou apaixonado pelo Figo? Talvez, mas se tivesse de escolher até me cagava no produto nacional e aceitava bem a mercadoria sueca que ele tem em casa. Ela já deve saber umas palavrinhas da língua do Luís (de Camões) e eu sei dizer "Jonas Thern" e "Mats Magnusson".
Qué que isto tem a ver com o Algarve? Pá... querem alguém mais algarvio naturalizado do que o Figó? Só o Paulo "falo melhor português que o Eusébio" China. E esperem até o Algarve United subir mais uns escalões...
5 Atoardas:
Este post foi uma autentica melga mike :)
como dzia um prof meu na univ... "comprido e chato como o peixe espada" (em algarvie, "compride e chate comó pêxe espada").
Figue é uma imagem de marca de Prtgal, conta a isse na aja duvidas denhumas... também é verdade que já na é a mánica quéra há 5 anes atrás (nos tempes do barça era "shou dji bola, cara")... mas continua a ser um fora de serí. E o real merdride a mandál embora... parece o rei artur nos tempes do gloriose.
Tamém na mimprtava nada daprender suéque ca mercadoria quêl tem lá per casa, na senhores. :)
By Montenegro, at 4:49 da tarde
Dúvidas e certezas que tenho após ler este post:
1- afinal o Oliveira vai pá Federação ou pó Porto?
2- o remate do Figo contra a Inglaterra bateu no Tony "bebo mais que o Vilarinho e o Toni juntos" Adams.
3- Tás mesmo apaixonado plo Figo, não tás?
Agora a sério, concordo contigo a 100%.
By Admiraavaca, at 8:00 da tarde
Eu não concordo com o regresso de Figo à selecção. Mas tens aqui um texto absolutamente fabuloso que quase me faz mudar de ideias. :)
Grande nível, melga mike!
By master kodro, at 11:53 da tarde
Adjugardavaca: é reconfortante saber que alguém mi lê com a atenção. FPF ou FCP, eis a questão. Confesso que foi um teste para ver se alguém tava a perguntar.
Ao mesmo era minha intenção deixar ambas as duas coisas escrevinhadas para mais tarde, conde uma das duas se viesse a concretizar, poder dizer: visteS, visteS, eu disse pirmere.
Montgmorey Burnegro: aquerdites ou não, este post era pra ter 7 ou 8 linhas, mas, como eu disse a uma alentejana muito chata, esta merda é o resultado de não ter saído numa 5ª feira. Mas acho que eu poderia ter resumido tudo o que escrevi com a frase "a inveja é um sentimento mesquinho".
Turboshop de moscskovo: um dia temos de meter aqui almacoisa da célebre "Caga nó Figue, a vedeta aqui sou eu". Mas com classe.... think about it, méne...
By melga mike, at 11:56 da manhã
Essa também é uma história que tem que ser contada, mas como tu dizes Melga, com jeitinho, com muito jeitinho...
By Admiraavaca, at 12:19 da tarde
Enviar um comentário
<< Home