ALL GARB DESUNITED

sábado, agosto 20, 2005

LOOKING FORWARD TO...

Do ane passade havia malta dolheum a fazer promessas loucas (algumas delírios do momento) para quando o FC Maia visitasse o Zércanje. Rivalidade, animosidade ou carinho pelo clube que faz os seus jogos no Vieira de Carvalho? Népia. Simples curiosidade por ver actuar ao vivo um seu atleta. Qué dzer… “ver actuar” é como quem diz… era mais “conseguir gozar” ao vivo com ele…

E se é natural que adeptos de futebol desenvolvam este tipo de fétiches, alguns deles são perfeitamente casuais e… outros não. Arcordo-me, por exemplo, de ser puto e achar piada a jogadores que via jogar em Olhão, na antiga 2ª Divisão ou mesmo na 2ª B, em equipas que, ano após ano, por cá passavem. Agora assim de repentes, sei lá, o semi-conhecido Barradas (o guardião sem pescoço), gajos que chegarama jogar na 1ª Divisão que conhecia dos cromos de quando era ainda mais jovem, como um gaje chômade Joel (gordo de cabeleira loira encaracolada que acho que chegou a jogar no Belenenses e no Benfica e acho que nas selecções jovens, assim como até acho que basquete a alto nível, apesar de ter praí 160 centimatres) ou um defesa de nome Simões (acho que também jogou no Benfica e no Elvas, e depois pelos Seixais e Caparicas da vida. Esse reconhecia-o por ser dos últimos laterais de bigode e cabelinhe de riscómei).

Ou, noutras vezes, esses fétiches eram simplesmente os nomes que um gá fixava e que, de quando em vez, apareciam cá a jogar numa equipa qualquer. Um avançado de nome Craveiro ou um guarda-redes de nome Descalço faziam-me sempre sorrir interiormente e pensar "ah, este bnec agora joga aqui?", mesmo que nunca tenha reparado especialmente nos seus dotes futebolisticos ou fixado o aspecto físico.

Ainda nessa de fixar nomes, sempre achei piada que jogassem no Sacavenense o Có e o Bé. Até que o Có um dia veio para o Olhanense e tornou-se um mito(zinho). Um bocado na linha do Nelson Moutinho. Se perguntarem aos adeptos do Olhanense quais os seus jogadores de estatura menos que média preferidos, penso que alguns até falarão no Óscar que ainda há uns anos jogou no Bêramar do pai Sousa, mas muitos mais recordarão alegremente o internacional guineense Cipriano Có (o Bada que fique com o Pitico, o carro e as joias) ou o patriarca da familia Moutinho (progenitor do tal moço peqene indomavel), aqui conhecide como Néssom Montinhe. Um era o Shaka (pró Tavira), o outro o Rato Atómico (que acho que na era bem a mesma coisa que o Danger Mouse, mas é do meme tempe descola).

Iste tudo porquê? Nada, nada... apenas que, por coisinhas destas é que tava aqui a ver os planteis da ligadonra na revista do récó e do Vizela, um dos promovidos e futures adversários do Olhanense, arrparei que, pelo menos eu e o Admira vamos ter curiosidade em não perder esse duelo. É que tenho reparado, e acho que nunca comentei (ou terei comentado uma vez assim ó de leve, talvez), num interesse do Vaca & Friends em seguir a carreira de um tal de Bock (uma especia de Gil branco ou azul-e-branco, que fazia dezenas de golos por época nas camadas jovens do FCP e como sénior nunca foi além dos freamundes da vida, penso eu de que). Pois bem, em 2005/06 Admiravaroti & friends poderão vê-lo ao vivo.

Curiosamente, tá lá ôtre jegador que quero (re)ver actuar no Vizela. Um tal de Ido, que penso ter sido o primeiro jogador com nome de cidade histórica a passar por Olhão. Ou isso será que foi o Sidi, um dos 57 irmãos do Bambo (o do Boavista, não o primo do Professor Karamba)?

sexta-feira, agosto 19, 2005

SÓ FALTA O MAWETE

Carlos Mota e Rui Baião em Pertimão.
Hélder Costa, Toy e agora Pepa em Olheum.

SÃO LOUCOS ESTES GAULESES...


Já na bastasse a invasão habitual dagoste dos "jean pierre vien ici senão levas com le chinelô nesse rabo", fui ó cenema e vi o treila de mais um filme de pessoas reais que os pêdês dos francius fezerem a partir duma bêdê, o "Les Daltons".

Mó... o casting daquela merraça tá munta mal feite, denhum dos actores é parecide com denhum dos daltons... tsc, tsc... e pensar que temes do algarve um gá que dava um dalton perfete...

LAST DAY OF MARISCO

Qual zambueira ou ilha do anormal, o perfeito festival de verão éo do marisco!!! Não temes avestruguer, mas há camarão tigre. Ora, tava eu com um convite de sobra pó ultime dia, pensei qna fosse quá ninguem percá que era dia de escola no seguinte e per cá que nem sabia quem era a nina sky, mas afinal tava a malta em monte...

Ponto alto: engenheiro das obras návnida com new look: sem lunetes, destacando toda aquela sobrancelha única. Choquedabarra até teve encontro imediate...