ALL GARB DESUNITED

sexta-feira, fevereiro 18, 2005

LIDL - Liga dos Imigrantes De Leste



Pra isto na ser só olhanense, farense, loletane e clatrense, pra na dizerem que a malta na sai aqui da zona central do algarve, fizemes aquelas incursõezitas a pertimão. Agora tá na hora de ir ali à almefera, terra dos clones da baby spice e da recepcionista do di office.

Arrcordemes então um grande craque internacional que perlá passou: Velli Kasumov, um dos maiores nomes de sempre do Azerbaijão, que (apesar de já trintão) marcou a fase em que o iburtaldalmefera passou pela devizandonra.

Forem dois anes a ir buer copos ao libertos e ver as bifas esfregarem-se no Kiss, 9 golinhos na primeira época e 7 na segunda. Antes disso passara pelo Setubal, e se calhar alguns na sabem, mas teve uns anitos em Espnha, três deles seguidinhos no Riá Béti Balompié (gosto bué de dizer e ouvir "balompié", na sei perquê).

Ainda antes disso passou pelo Spartak e pelo Dinamo de Moscovo (melhor marcador do campeonato russo em 1992, com 16 golos), "grandes" da Mãe Rússia. O mais estranho foi conhecer os nomes dos seus primeiros clubes, no azerbeijão: Mayak Kharkov, Mettalist Kharkov e Neftchi Baku.


Kharkov? KHARKOV? Li bem?
Então essa merda na era uma palavra inventada pelos Blasted???

quinta-feira, fevereiro 17, 2005

SIMÕES, BALACÓ E...



...quem é o outro bigodaças à direita nesta tugafia do primeiro jogo de competições bifeuropeias de todo o sempre disputado em terras algravias?



* - Pop Quizz englobado na campanha nostálgica de revivalismo barlaventino iniciada com o post do manel joão.

BARATA & BESOURO (momento Algarve Mais da semana)



Esta é sem grandes comentários (qualquer graçola teria sempre a dúvida existencial entre Raid e Dum Dum), achei apenas que ficava bem (e na onda gigante dos últimos posts) meter esta tugarfia tirada no aniversário da ASSiação que arrebanhei no site do região sul.

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Fw: MANUEL JOÃO REVISITADO (COM SOM)

O presidente do pertimense que prometeu "contar todos os podres do futebol português" caso a sua equipa descesse de divisão (e que ainda hoje estamos à espera, depois de ter descido, nas épocas seguintes, à Honra e depois à 2ª B...) vai na comitiva do Benfica que se deslocou à Rússia. Fiz um pikeno search e apareceu-me outro acompanhamento uefeiro do dito senhor, este referente ao dia em que o clube da Luz descobriu azar karadas:

http://www.rr.pt/noticia.asp?idnoticia=98490

Já que estamos nesta onda nostálgica do dirigismo nacional, aproveite para visitar a página acima citada e recordar o sabor da voz deste verdadeiro ícone, com responsabilidades directas na contratação de um treinador brasileiro que tinha vindo a Portugal ao dentista, pelo lançamento na 1ª Divisão de mais um novo Futre, de seu nome Oliva (versão very slow motion) e de ter trazido para o nosso país Guetov, Voynov e Bezinski.

Ele foi, na realidade, uma das primeiras vítimas do sistema. Ele sim. E foi aquele penso nada higiénico colado à pressão na testa do Papa após uma célebre arbitragem de José Guímaro (Primeiro árbitro tuga a ser o quê? Quem é que sabe esta?) que originou o seu declínio como dirigente-cromo da bola.

O ÚLTIMO DOS MORCAÍNOS (*)

* - misto de mouro, moícano, morcão, marroquino e ganda maluco


Tardou, mas não podia faltar aqui esta pequena homenagem, apesar de ele não me ter levado a Fortaleza. O homem da Vila Mirage, o amigo do Kramer (não confundir com o Jerry), vai deixar o futebol. Vencido nas eleições da AFA, e após algumas polémicas, garantiu que vai abandonar o futebol e dedicar-se ao golfe.

É um virar de página. Ele era um dos últimos representantes do típico dirigente futeboleiro dos anos oitenta. Misto de mecenas com Vale & Azevedo. Mas já sopravam ventos de mudança: Pimenta Marado foi à vida, o Major e o Jorgenune deixaram de ser intocaveis, Vale foi preso, o Rio e o Zé do Bzoro foram eleitos, a Delta aborreceu-se de injectar dinheiro no campomaiorelvas, e apesar do Manel João nunca ter contado nada (ou por isso mesmo?), o Pertimnense tem um presidente que (apesar de dizerem que na percebe assim muito de bola) é todo certinho e tá sempre a chorar pelo politicamente correcto, qual Padre Louçã da Rocha.

É o imaginário da década de 80 (e um bom pedaço da de 90) a ruir por completo. Sobre o arfante João Gomes, o meu amigo Xico diz que ele é o melhor presidente do Olhanense já teve ou que eventualmente poderia voltar a ter. Porquê? Simplesmente porque ele "Rebentava o dinheiro todo que tinha e não tinha com bons jogadores. Mas daqueles mesmo craques".



O Olhanense deve "apenas" a João Gomes a primeira subida à Divisão de Honra. E queria MESMO subir nesse ano, não precisou de pressões dos soices nem teve de esperar que os adversaires deitasem a toalha ao chão. Aquele finalzinho a ir ganhar a Campo Maior e a Alverca foi mesmo à homem. À João Gomes. E dois ou três anos antes já havia apostado tudo na subida à 1ª Divisão, na antiga 2ª Divisão. Com direito a t-shirt "Agora ou Nunca" e tudo.

Como já referi, ele não me levou ao Brasil, mas é responsável pelas melhores recordações que tenho do Olhanense quando era puto. Mas não sou só eu. Os olhinhos do ademir-alcantara-vaca brilham quando lhe falam daquela célebre linha avançada (Horácio, Tó Manel, César e ainda António "arvela" Costa no banco) que quase nos levou à 1ª Divisão (e, desculpa lá ó Palserge, mas aquilo é que era futebol de encher o olho, nada de realismos com 2 trincos e sem médios-ala); há pessoas em Olhão que, de repente, ficam imoveis a dar quebrante ao infinite quando se fala no primeiro golo do César nos 5-1 ao Louletano do Tonanha (sim, o original mesmo, aquele miguel fallabela com bigodinho); tenho um amigo todo bétinhe que, de repente, perdemo-lo de vista no jogo que ganhámos ao Estoril no Carnaval de 1989... onde estava? Em cima da rede, a bandear no arame farpado que o Tó "Ciclope Algarvio" Manel abanava após marcar o golo da vitória largos minutos depois da hora e após longo jejum de golos; o azulado delira nos camarotes quando lhe falam do Jaiminho ao mesmo tempo que saliva com a associação mental duma daquelas bolas de berlim sem creme que são vendidas na ilha;

O mundo mudou após o 11 de Setembro, e agora o futebol está a mudar desta maneira. How, the Humanity...

terça-feira, fevereiro 15, 2005

EXPLORAÇÃO INFANTIL (O NOVO HAGI?)


Mas qual Livramento, qual Bruce Willis, qual quê. Parece que este PUTO é que o SCO tem que conseguir segurar. Há algum outro jogador no plantel que seja pretendido por Ceportém, Benfica e Chelsea ao mesmo tempo?

LEITURA OBLOGUITATÓLIA

Se devemos a nossa existência à caTreneta (em Olheum diz-se assim), há que dizer que já não passamos sem o huno bizarres.

Desta feita é uam referência cinéfila à obra que ainda hoje me dá as crepes só de pensar em rever, simplesmente DIVINAL.



há ainda um texto imperdível sobre o heroí de infância do odeia-vacas-e-o-record, a quem já nos tinhamos referido anteriormente quando procurávamos uma foto do pitico pra oferecer ao Bada no dia danus:



(carreguem nas imagens para ler os respectivos textos)

segunda-feira, fevereiro 14, 2005

O TURBO É QUE TEM RAZÃO!!!

Não sei se será impressão minha ou influência das opiniões do amigo Shopinho mas o jornal diário "Record" não estará a abusar da falta de qualidade dos seus colaboradores que analisam os diferentes jogos das duas principais ligas do nosso País.
Podendo-me pronunciar apenas plos jogos que televisiono durante o fim-de-semana e de 15 em 15 dias plos do glorioso rubro-negro (Olhanense para os mais distraídos), começo a aperceber-me de um facto que se torna grave quando se é jornalista desportivo e se faz a análise a um jogo de futebol que é simplesmente o facto de não perceberem nada sobre o assunto...
Li a crónica sobre o jogo do Olhanense contra os feirantes e realmente está lá descrito o que se passou no relvado mas quando chego à parte da avaliação dos jogadores ia-me caindo tudo. Mas quem foi que se lembrou de dar melhor nota ao Edigol que ao Edu? Epá, o recem-chegado não fez nada de especial mas plo menos procurou os espaços e a bola enquanto o melhor avançado que o olhanense teve nos últimos 20 anos esteve estranhamente apático e pouco fez para mudar o rumo dos acontecimentos, logo não percebo a nota 0 dada a Edú comparada com a nota dada a Edigol que curiosamente teve a mesma nota do Azevedo.
Também não entendi a má nota (1) dada a Marco Abreu. Não jogou mal, cumpriu tendo em conta que jogou numa posição na qual não tem muita rotina, apesar de já lá ter actuado em outras ocasiões, no um para um esteve impecável, quando recuou para lateral estava a subir e muito de rendimento mas quem escreveu a crónica achou que o rapaz esteve em péssimo dia, quiçá pla substituição que se deveu não a uma fraca exibição mas simplesmente à necessidade de arriscar na busca do empate, tendo por isso sido uma alteração apenas e só de ordem táctica.
Estes são apenas exemplos dos muitos disparates que tenho visto escritos neste jornal diário que, sinceramente, muito me têm irritado visto que a maioria das x dá a sensação de que vi um jogo diferente daquele que estão a analisar. E esta opinião não é só minha.
Mas o "Record" não é o único, para o jornalista de "A Bola", o melhor em campo em Olhão foi, imagine-se Bruno Veríssimo!!!! Quando foi chamado a intervir (as muito mas mesmo muito poucas vezes) DEPOIS do golo, esteve impecável mas este não foi culpa minha nem de todos os outros que estavam no estádio...é certo que defendeu 1 penalty mas o mal já estava feito.

Só me resta desejar que os grandes jogadores do Olhanense voltem rapidamente a dar-nos as grandes alegrias que nos têm dado ao longo destes 2 anos e que no final dos encontros os "analistas" dos jogos sejam "obrigados" a dar-lhes sempre anota máxima.

FOI MESMO DESTA...

Mas foi mas é desta que o Olhanense perdeu em casa!

Cabrestos dos feirantes meteram 3 autocarros à frente da baliza e o árbitro foi má malandre có camane.....


Bem, mas tambem o Olhanense tava atrofiado em monte, só fazia era bombar bolas prás manitas do Rui "Assinei pelo clube do Veiga no Luxemburgo pra ir pró Porto e depois contrataram o Kralj pró meu lugar" Correia que agradecia e sorria pró engenheiro e prá família da esposa na bancada (é casado com uma filha dolheum ou pelo menos é o que dizem).

E já começa mas é a pairar um certo fantasminha no zéiarcanje... que no próximo jogo em casa é bem capaz de fazer uma aparição em carne e osso..............