Não quero meter mais lenha na fogueira, mas não posso esconder a minha revolta e indignação com o que ouvi agora nas notícias. E isto já não tem a ver com clubites, nem facciosismos, nem quem devia ter ganho ou perdido ou quem foi mais ou menos prejudicado. Tem a ver com pouco vergonha.
Como dizia no ínicio, ouvi agora nas notícias que instauraram processos disciplinares contra Soares Franco, Paulo Bento, Pedro Silva e João Moutinho. Estes processos já eram esperados, que ninguém se engane, se pensava que as declarações feitas estes dias iam passar em branco pelos orgãos que "gerem" o futebol em Portugal.
O caso de Pedro Silva é diferente. Teve uma ou outra atitude que poderá, aos olhos, da opinião pública, ser reprovável e que terá que ter consequências, apesar de eu ser mais da opinião do Dias Ferreira, que diz que quem não se sente não é filho de boa gente e uma pessoa quando injustiçada tende a reagir. Até acho que foi um pouco branda, a reacção do jogador do Sporting. Para mim foi o único com juízo no meio daquilo tudo. Acho que toda a comitiva do Sporting devia ter recusado subir ao palanque para receber aquelas medalhas, em solidariedade com o colega e em protesto com o que aconteceu.
Quanto aos outros que têm um processo disciplinar às costas, o que fizeram para além de dizer a verdade? É por estas e por outras que os gatunos de apito ficam sempre por cima e ninguém lhes toca. E continuam por esses campos fora a fazer as vergonhas que se vêem e a gozar com jogadores, treinadores e adeptos deste País (os dirigentes eu até dou de barato que levem um gozo ou outro).
Agora pergunto, onde está o castigo para o responsável por tudo o que se tem assitido estes dias? Onde está a punição para Lucílio Baptista? Onde está a repreensão dos senhores da Liga e do Conselho de Arbitragem ao incompetente árbitro da final de Sábado? Foram rápidos a condenar as atitudes e declarações dos intervenientes sportinguistas e nada disseram sobre o árbitro, nada se fez para evitar que a arrogância desse sr. deixe de andar de apito em riste por esses estádios fora, a estragar o futebol.
É por isto que o futebol em Portugal há-de continuar a ser a vergonha que é. A protecção que devia existir aos verdadeiros artistas, que são os jogadores, acaba por ser para estes escroques da bola, que de tão incompetentes fazem dum bonito espectáculo uma vergonha que se arrasta por dias, meses e algumas até anos. Estes gajos, como o Lucilio, são o verdadeiro cancro do futebol.
Agora vai para a jarra 2 ou 3 jogos e depois volta para continuar a saga de destruição do espectáculo que se pode tornar um bom jogo de futebol com a sua incompetência e arrogância. E continua a receber balúrdios por cada jogo que estraga.
Enquanto isso, uma equipa foi prejudicada financeiramente, prejudicada no seu prestígio, há 3 ou 4 profissionais de futebol que vão, possivelmente ser castigados e impedidos de exercer a sua actividade profissional por terem agido em conformidade com a injustiça de que forem alvos e não terem calado a sua revolta, e ainda lhes vão ao bolso com aquelas multas monstruosas que vão parar aos cofres de uma Liga gerida por um punhado de chulos que em vez de tentarem contribuir para a melhoria e projecção do futebol português, fazem o contrário e contribuem para dar cabo dele.
Como disse, isto não tem a ver com quem mereceu ou não a vitória no Sábado, ou quem foi melhor ou pior. Tem a ver com a vergonha que graça no futebol português e com o não querer olhar para essa vergonha e ficar calado.
Mas, apesar da minha indignação, isto é apenas mais uma semana normal no futebol português, e nada mais que isso.