ALL GARB DESUNITED

quinta-feira, dezembro 16, 2004

Nomes de Estádios

É "Estádio Algarve" e não "Estádio do Algarve".

E o Olhanense vai jogar ao...

campeões derryadhes



Não quero fazer juízos de valor se são boas ou más notícias para a equipa do ssskera, mas a equipa adversária da estreia oficial no Parque das Duas Cidades acaba de dispensar dois campeões do Mundo de Ryadh: Amaral e Valido.

E mais não digo...

Cartaz

DOMINGO
ESTÁDIO ALGARVE
FARENSE X BEIRA MAR

Quem vê o cartaz até pensa que é com a ex-equipa do Cajuda... na cabia "de Monte Gordo"?

quarta-feira, dezembro 15, 2004

O REI - the Quingue!



Segunde o Tercêranel, se estã a fâlare daquele quê penso, o melhor defesa-central que alguma vez passou por Fare ainda joga: imagine-se, no Ionnikos, na Grécia.

Quande li este post, vê-me à cabeça toda uma sér de jogadas de rara beleza artísteca, em que King, sim, Quingue, participava. Quingue era um daqueles centrais que marcava um encontre, quase sempre pelas piores razões - mas quem pode ter tudo? De fífias a aselhices incomuns, Quingue conseguiu jogar na Luz - um daqueles mistérios insondáveis que passará à História. Ou então não - o treinador era o poeta Artur Jorge, "le ruá" (lá está a referência majestática que o liga ao central...), em França!

No São Luís, ainda me lembra quando o treinador da equipa punha Quingue a rematar livres directos e a bola ou ia parar à Igreja velha de São Luís (e punha o Abílio a correr atrá da bola, coitado...), caso o Farense atacasse pra Sul, ou ao telhado do pavilhão, quando os locais atacavam pró Norte. Nunca soube se era masoquisme do Pacfortes mas ele continuava, sempre, a marcar livres.

Entretanto, proponho uma homenagem pública ao melhor defesa-central que vimes jegar, Quingue!

klatrense vs faribenfica



Aqui estão umas tugarfias do recente derby na hortadarea



qué pó Dárcinhe ver cnatávamos a abzar com ele

sódades em monte

Qual descidas do farense, tirsense ou salgueiros... se há algo que a malta sente saudade no futebol é das presenças de dois clubes no Distrital Algarvio, mais precisamente:

- Grupo Desportivo Atalaia

- Índia Futebol Clube Olhanense

O FC Bias já regressou, tal como o Clube Oriental de Pechão. Agora falta o Lusitano Ginásio Clube Moncarapachense, o "Os Bonjoanenses", o GD Penha, e outros, mas principalmente os dois colossos acima referidos, pelo seu carisma peculiar e específico.

Na haverá praí nenhum talhante ou tapeiro que aposte nos moces? Já agora o Jograis António Aleixo (de esTOY) também podia voltar ao activo, agora que vão ter sintético a paredes meias com o cemitério. Podiam marcar jogos para o Domingo de manhã a coincidir com o mercado e tudes...

terça-feira, dezembro 14, 2004

Ma sié pa ir buscar cromalhices...

Por falar em balés e balacós, naquele tempo usava-se muito esses moços piquenos no centro da defesa, tipo Samuel e Morato. Depois houve o Rui Bento, mas o "género" morreu um bocado com o reinado de Fernando "Caniche Ssnsão" Couto e o Jorge "Bicho chefe dos Gremlins" Costa.

Baresi só houve um e mainada, amigues. E a prova é que o mais próximo desse tipo nos tempos de hoje é o Ricardo Carvalho, que apesar de não ser uma besta, também não é nenhum pixote. Mas mais ao estilo Borisbeckenbauer, onde eles "tesouram" muito esse estilo de jogador....



Mas agora pergunto eu... quem é que se lembra duma seríezita de tvizão que se chomava "Manni, o líbero"? Dava ali ao fim da tarde, tipo antes do Vitor "Roda o Palco" Espadinha, quando a Flipa Garnel ainda era boa.



E pronto, isto tá a descambar, agora é que já na tem meme nada a ver com o Algarve... e daqui a pouco o outro cromalhaço de alcantra começa a dizer que pareço o tv-nerd do markl ou o carai...

Não, não é búlgaro...



...não confundir com o Krassimir Balacov. Mesmo apesar de se ter falado na possibilidade do Manelzéi levá-lo para Alvalade nos anos oitenta, quando este baixote bigodudo era peça fundamental da equipa do Portimonense que o treinador com a voz mais cómica do futebol português (sim, mais do que o "tom bagaçalesco" do Vitor Manuel) levou à UEFA.

E pronto, lá tou a entrar em competição com os cromos_da_bola no revivalismo moustacheiro... eles no outro dia falavam de capitães à anos 70 e 80, homens de barba rija e bigodes farfalhudos. Então a gente arresponde com um bigodaças que, apesar de pixote, era um moço valente marfade em monte. Jogou no Espinhe e do Pertimnense, que malembre.

E o gajo devia ter praí quê, ó Mirra-as-tetas-das-vacas? Metrimei? Metrisessenta? Not bad pra um defesa-central. Acho que até era líbero. Nada mal também esta caterneta de crómes que trazia os sinais de condução, na é turbo? Ah, anos oitenta...

segunda-feira, dezembro 13, 2004

Estes não pediam pra carregar o telemovel

Antes desses moces que andam sempre de casaco de fat train e sacos do Lidl, houve um primeiro movimento migratório de leste para o nosso país, que pode-se até chamar de pioneiro. A propósito da visita do Chaves ao José Arcanjo, recordando a equipa flaviense dos radis, rudis e slavkovs, eis uma foto do CSKA de Sófia 82/83. Descubra os jogadores (ou treinadores...) que passaram pelo nosso país:



From left to right, sitting: R.Zdravkov, C.Jonchev, Pl.Markov, G.Slavkov, R.Kerimov, St. Mladenov, Hr.Zaprjanov; second row: B.Stnkov, G.Iliev, J.Bogomilov, Sp.Djevizov, D.Dimitrov, N.Mladenov, G.Dimitrov, Hr.Marinchev; third row: Kr.Dosev, Kr.Bezinski, V.Kulinov, N.Milanov, V.Tinchev, Al.Alexandrov, G.Velinov.