ALL GARB DESUNITED

sexta-feira, janeiro 14, 2005

HOW BIZARRE, HOW BIZARRE...



No comentário ao post anterior, um leitor/visitante do nuorte fala bem, mas temos de fazer uma correcção, relativamente ao Bizarro. Foi, efectivamente dos escalões jovens do FCP, mas em 88/89, quando fomos campeões do mundo de sub-20 pela primeira vez, Bizarro já era do SLB e, inclusive, 3º guardião do plantel senior, tapado na altura por Silvino e Neno.

O que é bizarro é que o guardião suplente dessa Selecção era o Brassard, também do Benfica, mas esse ainda júnior, onde era titular. Também é bizarro que o Vitor Baía só não foi titular nesse Mundial porque… não quis. Achou por bem ter uma lesão pra ir à Arábia, mas que não tinha para se estrear com 18 anos pela mão de Quinito, frente ao Guimarães, após a morte de Zé Beto e a lesão de Muenar Chico (que é assim que dizia o José Nicolau de Melo).

Por muito bizarro que possa parecer, apostou bem em não ir ao Mundial, o bom do Vitor, porque perdeu um título com a Selecção, mas ganhou a titularidade no seu clube. O Bizarro não pode dizer o mesmo. Curiosamente, o Vítor ganharia tudo o que havia para ganhar a nível de clubes, mas nada em termos de Selecções. O Bizarro não pode dizer nada do género.



Ou seja, o Bizarro era suplente, passou a titular devido à "lesão" do Baía. E a dupla Queirós-Vingada resolveu levar o Brassard, que ainda era júnior (e titular no Benfica) , tal como o JVP, e no Mundial de 91 “ambos os dois” ainda tiveram idade para se sagrarem bi-campeões. Tecnicamente não sei se o Brassard pode ser considerado bi-campeão, pois em 89 não efectuou nenhum jogo, apesar de tar lá.

O mais bizarro e curioso, e que você não sabia, caro amigo do nuorte, é que o guardião que chegou a relegar o Vitor Baía para o banco nas camadas jovens foi, isso sim, um algarvio, de nome Ivo. É um moço ali de Alfandanga, ao pé da Fzeta, que jogou nas camadas jovens do Olhanense e depois no Farense, Imortal, Louletano e também nos seniores do Olhanense. Acho que agora tá no Quarteirense como treinador de guarda-redes, no Distrital algarvio, onde o guarda-redes titular é o Rogério, um gajo desses tempos, mas que não sei se era da geração de 89 ou 91, só sei que chegou a ser terceiro guarda-redes do Sporting no tempo do Ivkovic. Mas era capaz de apostar as minhas fichas todas como esse Roger foi “preterido” em 91, para dar lugar ao trolha de Falamicão, o António Ferreira (Tó para os amigos).

Curiosamente (ainda), o adjunto do técnico principal do Quarteirense (o qual não sei o nome), é o Resende, outro campeão do mundo de 89. Mas esse não era guarda-redes, portanto não é práqui chamado.

DESLOCAÇÃO... BIZARRA



Depois do Avelino Ferreira Torres... o Vieira de Carvalho.

E depois de termos mandado o Amaral de barco, não deixa de ser curioso ler hoje no Record o Hélio do Setubal a exigir jogar mais e constatar que o Olhanense vai enconatrar, além do Bizarro na baliza, um tal de Secretário na lateral direito.

Creepy stuff.

E o que será feito da Paula? Terá sobrevivido à concorrência de leste?

quinta-feira, janeiro 13, 2005

SHOE'S (FASHION) STATMENT

Esta é boa e tem um bocado a ver com desporto no algarve. Há praí 15 anos tavames um grupo de malta a sair da casa dum para ir jogar uma snookada, eis que o residente diz ao fechar a porta: «Mãe, vou jogar snooker, até logo". Ao que se ouve, como resposta, as palavras que já se tornaram lenda:

«COM ESSES SAPATOS, ZÉ MANEL?»

("Zé Manel" é, obviamente, um nome ficticio... or is it?)

ORA TAMA LÁ BITAITES



Ontem fui dar uns toques ao pavilhão, fiquei meio apanhado da vrilha (é a idade), jantei tarde, meti um gelozinhe e meladiginogel (indicado por um amigue daqueles quase ex-jogador da bola farmaceutico), portantes nem tive tempo pra ver tv. Hoje chego ao trabalho e tenho este mail na caixa:

«Ontem ao fazer zaping na tv, vi um pouco de um programa na RTPN que se creio chamar-se "liga dos últimos" no qual estavam a fazer uma reportagem sobre os blogs relacionados com o futebol. E ao apresentarem uma lista de blogs apareceu o link do Algarve desunited.

Estás a ficar famoso ò Bneck»

Correcção, caro camionista lover: "estamos", ou "estão", pois este blog não sou só eu que faço. E esse conceito de "famoso", deixa lá que te diga... não é lá muito famoso. Quanto ao pugrama, também deixa-me que te diga que só o suporto porque é o segundo pior, logo a seguir ao Dia Seguidista ou Sisteminte, senão seria mesmo esse o meu pugrama-ódio de estimação.

Ah, e essa merraça repete hoje às duas da manhã. E eu que pensava que depois do ultimo epizoide dos supranes nunca mai ia dar uso ao meu VCR topo de gama de 1991...

quarta-feira, janeiro 12, 2005

ALGARVE, TERRA DE ALCUNHAS



Neste mundo da bola encontramos muita alcunha curiosa, mas começo a pensar se não será mais pra sul... alembrem-se deste? Acho que é de fare (ou de pertimão?), e chegou a ser "entrenacinaul AA", se namengane naquela altura dos indisponiveis, em que o jesus do guimarães passou a ser o nº 1 e o luice do varzim o suplente.

Beles tempes najaduvida. As "referências" eram o gilberto do chaves e o carvalho do guimarães no meicampe e o coelho do boavista na frente. Empate no último minuto em casa com a Malta, 2-2, nos barreiros... com um golaço ao ângulo do jorge aitarak plácido... apostava até as minhas fichas todas que foi esse o único jogo que o Skoda fez por Portugal...

Alguém sabe o que é feito deste moce? Também abriu um restorante???

AGUENTEM-SE COM ESTE!


Pegando no post anterior, compreendo um mister que tenha fétiche em ter um avançado possante na frente, mesmo que não tenha muita técnica. Sinceramente, compreendo. Que o avançado seja "colored" também compreendo. Acho que todos os toscos devem ter oportunidades iguais, independetemente da raça, cor ou credo.

Mas, agora que tanto se fala de racismo no futebol, eu pergunto: porque é que os treinadores, quando se refere a esse tipo de jogador, avançado possante, preferem os "coloreds"?

Mas a minha verdadeira grande dúvida é:
SE O TOY FOSSE BRANCO, ALGUÉM LHE PAGAVA PRA JOGAR À BOLA?

terça-feira, janeiro 11, 2005

HISTÓRIAS DO INCRÍVEL E DO INSÓLITO

Segundo informações que me chegaram realizou-se recentemente votações para os melhores jogadores da Liga de honra, onde era pedido aos treinadores que votassem nos seus preferidos. Desconheço os resultados finais, mas nem é bem isso que interessa ao caso. É que no meio destas votações surgem alguns votos algo.... estranhos. Mais propriamente 2: Diamantino Miranda votou Toy para melhor avançado e Palsérge votou Évora para melhor defesa.

Os comentários que neste momento se me oferecem fazer são:

Em relação à primeira votação, poderá ser explicada pelo facto do treinador ser zarolho (há quem diga que tentou assistir a uma partida de ténis sem mexer a cabeça), bem como ser reconhecido também por a sua inteligência não ser melhor que a visão.

Em relação ao Évora, queria apenas deixar um aviso ao mister olhanense:

MÓ, PÁLSERGE, ERA PRA SQUELHER O MELHOR, MÓ, NÃ ERA O PIORE!!!

2005



Já tá, 2005 chegou, e há muita coisa medada. A bola algarvia passou por medanças de "estalo".

Desde logo, no Farense, um dos irmãos-bola, o Balela, voltou a arregaçar as mangas. Amandaram o Sequeira de barque, coitado do men-zite, mas afinal o careca chegou pra nada, dadeque perdemos em Béja. Sábado, vames jegar outra vez no Parque das Cidades e a cidade de Faro tá cheia de cartazes a anunciar o jogue com um aperitivo - quem for, ganha 15 precente de desconte pro bilhete do xpetacle da Mónica Sintra no Carnaval de Faro. Ora aqui tá uma bela maneira de rentabilizar o estáde novo... Quais estudos de viabilidade económico-financeira, quais quê!

Mas, peroute lade, vi o Paixão em Faro, e depois da escandaleira que ouve no Parque das Cidades até me admira que o gá ainda apareça pore cá - qualquer dia, tem os Saufe-Saide à perna. Na-é?

Em Olhão, muita conversa, muito paleie, mas depois, nada - o Livra nã se mexe (de Olhão, entenda-se bem...) e o Ricardo Silva (grande exibição no domingo, contra o Lêxõnje) também nã sai. Mas entra um gá chamade Edu (tem um queche desmarcade...) e más o Tinaia. A ver se vocemecês conseguem a subida, deb. Tá feito o desafio pra um poste - o Olhanense tem capacidade pra subire?

Dois dos mês ídeles da bola, Hajry e Pitique, medaram-se pra Messines. (Cuidado com os telefonemas muite estranhes, nessa terra - na se vã despir por dá-cá-aquela-palha.) Lá se vai o sonhe de Sã Marques da Ataboêra...

Parece que vai haver eleições prá AFA. A Associação de Futebol do Algarve vai continuar a ver o bigode e a barriga do João Gomes, que é assim a modes q'um "barão" da bola em ponte piquene.

pê-esse - Artur Jorge vai prós Camarões e o prof. Neca prá Vila das Aves (chicotada pós-goleada cu Pretimenense?). Um dia, ainda os vou ver no Algarve (o primeiro mais uma vez, pois ele já teve em Pretimão).

TURBÓ-MÓDEL



Vai abandonar o Olhanense um jogador que deu origem ao "nick" de um dos clonistas (não confundir com chupista) deste blog e a algumas gargalhadas entre a malta da bola e malta que curte bola pelos cafés de olheum.

Eu expilico: o jogador chega ao Algarve vindo de clube da zona de Lx, e numa das primeiras vezes que se encontra com os novos companheiros faz comentário elogioso em relação a um dos seus novos colegas. Qualquer coisa como: "Ainda bem que este ano sou da tua equipa. É que quando tu metes o turbo, pá..."

Óbvio que a chalaça não ficou entre o plantel, e veio cá para fora... é que o jogador em causa é conhecido mais por outros atributos do que propriamente pela sua extrema velocidade.

Aliás, quando alinhou noutra equipa do Algarve ele até marcava muitos golos, é certo (e alguns deles espectaculares), mas também era muito conhecido por... não sair da sombra que fazia numa parte do relvado devido à bancada central!

P.S. - Se estiver a contar mali alguém me corrija.
P.S.D. - Já se dizia na bancada que o gajo que se vai embora tava cada mez mais parecido com aquele módel, Velentim ou Valentine, que acho que é filho do Fernando Girão.

segunda-feira, janeiro 10, 2005

C.A.G.A. in Algarve



No outerdia falou-se aqui entre os comentários desse verdadeiro gigante do comentário televisionado que é o gabriel.

Ora, lembro-me eu de ter os meus, sei lá, 16 anitos, e ir, num comboio cheio de malta de olhão ver um farense-porto. Chegámos ali ao São Luís na parte de cima, do pavilhão, e tavamos a dar a curva, quem é que nos aparece em "choque frontal"?

Exacto. Gabi, himself. Ficou tudo bloqueado excepto um de nós que amanda logo a boca:
"moss, ma pra qué ca gente quer saber o peso e altura dos jogadores?"

Moçanhada toda a rir, gabi nem respondeu, seguiu, atarefado, para os seus afazeres. Acho que um camerabananamen que tava num dos camiões se riu bué, mas não posso precisar. O que posso precisar é que o gajo que amandou a boca até foi o único da malta que chegou a ser profissional de futebol.