ALL GARB DESUNITED

sexta-feira, março 31, 2006

E POR FALAR EM CROMOS...

Eis aqui o ex-GARDIÃO do Portimonense e do Olhanense que vai pró legar de um ex-AVANÇADO que também jogou no Portimonense e no Olhanense. Má engraçade ainda é que jegarem os dois nas cambadas jovens do SLB. Curiosa também a anterior LIGAÇÃO do Mendes ó Lagoa.

Ó BLÓGS ESPECIALISTAS EM CROMOS:

Arranjem lá aí uma figurinha dos mítiques terceires guardiões do pretimenence, Avô e Abelha, mas na se esqueçam desse autêntique peso-pluma do fetbol madeirense em geral e verdadeiro peso-pesado das colecções de cromos nacionais em particular:

ABELHINHA.

Se bem que parece que o moço não foi o único a ficar CONHECIDO na ilha com esse nome...

QUEREM ESTÓRIAS DA BOLA?

Na é bem "da" bola, mas "de" bola. Eu condéra puto jegava à bola na rua. Isso já não há muito por Olhão, talvez por isso precisemos das tais afro-conections e outras que tais. O Sr. ROMUALDO morava nessa rua (sim, o motorista do Farense era de Olhão, ou pelo menos morava em Olhão, pode até ter nascido noutro lade qualquer), mas felizmente para ele, não tinha sarjetas (onde faziamos jogos de "balizas fechadas" onde só era golo quando a bola realmente entrasse pelo esgoto adentro pois o seu perímetro normalmente era igual ou superior à altura da sarjeta) ou portões grandes (que faziam de balizas de um modo ideal, em termos de tamanho e pelo facto de ninguém estacioanr em frente, e era onde jogávamos aos "centros", sendo que o centro só era centro se fosse feito a uma distância de 3 ou 4 carros) ao pé da porta dele e assim não "perigava" de ver os vidros das suas janelas partidos. E isso jogávamos com bolas de futebol de 11, mesmo, tão a ver a violência da coisa em plena rua de um só sentido, mas com espaço para estacionar e ainda passar outro carro (e na era propriamente numa rua escondida pó pé do lardafêra, era quá no centre de Olheum, débs). Raramente partiamos vidros, neste arriscado jogo. Tinhamos jogadores que pouco valeriam em campo, mas bons a centrar e a finalizar. Apesar de não ser dos melhores jegadores da minha rua, nunca parti nenhum vidro, que me lembre. O mais perto que estive disso foi uma vez, em que uma bola que até chutei para o lado contrário, fez tabela num gajo, levantou e rachou um vidro.

Mas digamos que a estatística de vidros partidos de todas as jogatanas que fizemos na rua até eram muito boas: raramente se tocava sequer numa janela. Mas devia dar medo a muito adulto passar ali no meio daqueles centros com finalizações que por vezes eram ótentiques fezilamentes. Recordo também que o melhor jogador da nossa rua, aquele que chegou mais longe nofutebol, não era grande coisa em "futebol de rua". Aliás, quando jogávamos ao "meio" cada cuécada fazia dobrar a vez que ficávamos no meio, e esse nosso maior craque conseguiu um dia chegar ás centenas, tal foi a força de cuécada que apanhou. Dava pra ficar ali a jogar a noite toda, mas desistimos. Apontámos numa parede (com uma pedra, ficou cravado mesmo) o número de vezes que ele ficou a "dever" de ficar no meio, mas acho que nunca se disputou o prolongamento desse jogo.

Digo mais: não sei se o descansado do "Cáca Luca" (lá vem a Vrêda Terpical outra vez, sim...) não ganhou a alcunha na minha rua, onde passava sempre que ia a caminho dos treinos do Maritimólhanense. Mas acho que foi mesmo lá nos treinos que ganhou a alcunha. Amanhã é sábado, será um bom tema de conversa na praça, antes de comprar uns bilhetinhso prá letaria espanhola. Depois logo faço o post sobre isso, pois ele merece.

Quanto ao N'Kona... prefiro lembrar o dia em que o Neno defendeu tudo e mais alguma coisa no Padinha, incluindo acho que um penálti, ao serviço do Barreirense. E a pena que me dá se o Olhanense subir de divisão e não tiver nenhum jogador filho da terra no plantel... voltande a um dos pirmerêres posts deste blog... eu quero, eu quero, eu QUERO!

FROM RESTINGA WITH LOVE



Môces, qué fête do Alvrence? Ovi dzer que já nã eziste...

Que belas caneladas dei eu no Campe da Restinga...

SIMÕESZONOV ÉS LIXÁDE...

A resposta ao teu POP QUIZZ HOT SOCK valendo um perzunte de monxique (que eu ganhei e na mesqueço, podes entregar já ó tê clega qué mê amigue do peide, ele logo traz isse parbaixe pra irmes papá-lo ali num estaminé que eu cá sei das Almargens) é mais uma GANDA FALHA TÓNI nossa... aliás, eu até pensava que esse PIRES era cabeverdiane (ou algo assim, tipo Pita, mas se calhar tava a aconfedir com um Ciro, que nem sequer era castanhe, mas sim inda má escure có breu), mas se era brazuca então... tamem tá a faltar na votação dos me(r)dianos, camane!!!

A única coisa que me consola é que a coisa tava feita pró Caccioli e pró Sérgio Daurte e na há grande volta a dar, se bem que anda alguém (pervavelmente com raízes barlaventinas) a tentar que o NIVALDO se apróxêgue... e eu até era mais pelo JAIMINHO, confesso...

SIMÕES + SIMEONOV=...

O Simões sei eu que tá ali (é o Carlos Simões, central que chegou a ser do FCP e da Selecção, e acabou a carreira na Praia da Rocha, e foi treinador pelo menos do Ac. Viseu, acho eu), mas alguém ajuda no resto da legenda desta equipa de 84/85?



Em cima: Mendes (novo ténico do Lagoa), Roy Waters, Simões (not nov), ?, Carvalho e Serge "shrimp for the dog" Cadorin
Em baixo: ?, Teixeirinha, Balacó (not Krasimir), Vitor Oliveira (actual mister do Lêxuões) e este último também na tou a ver quem é.

Abreus e Luis Sauras devem ser alguns deles, na tou a ver é quales.

VALE UM PRESUNTO DE MONCHIQUE

Simeonov. Parece, mas não é da minha família. Entrou no Portimonense num "pack" 2 em 1, com o Guetov. Alinhou 2 ou 3 jogos (o primeiro deles foi contra o Marítimo e os Marafados ganharam 2-0) lesionou-se para o resto da época e voltou para a Bulgária. Diz-se por aí que a lesão foi obra de um brasileiro (ex-Farense) danado por ter perdido lugar no 11. Num treino rachou-lhe a perna de propósito...

Questão: Quem partiu a perna do Simeonov?
Vale um presunto de Monchique.

quinta-feira, março 30, 2006

NA MIJES AÍ, BADA-LHOCO...

O homem faz-nos o JEITO e tude... e inda tás a ENZEBRAR com o homem? Para mim, que vi de fora e de bastante perto (menes de 10 Km), só posso invejar a final da Taça, a ida à UEFA e o cimentar de um clube na I Divisão durante mais de uma década... antes dele o máximo que tinhas ficado na I Divisão de seguida era o quê? 2 ou 3 anites? Se tens de fazer uma caça ao homem pelo estado do Farense, acho que o último da lista é mesmo o ex-vaice prez da FPF...

O próprio 69-REPORT foi uma prova de coraje em expôr os pod(e)res instalados que, se fossemos esperar por coisas tipo o diário do Rui Águas em Saltillo publicado na Foot, távemes bem arranjades. Talvez o tom em que foi feito tenha sido um bocado fun-de-inice-de-siécle (querrijam-me again, alcabroxes...), mas ó menes assim deu pra rir e para se tornar um autêntico clássico dos clássicos. Tomara Saltillo'86 ter tido algo assim. Acho que nos devemos orgulhar, como algravies, de tamanho manuscrito, pelo seu teor crítico ardente e pela sua tamanha pujança litrária e ambivalência trans-genre (chamar-lhe teor tragico-cómico seria pouco, muito pouco).

Aliás, não sei o que diria o MEC diste tude, ele na é bem bola, é mais bolos, acho, mas essas coisas dão-me aquele orgulho e vergonha tão próprios e tão quase lascivos de ser português que nem sei culcar em palarvas...

KINKY AFRO NAMES



Pró pessoal do Espinhe é capá de na ser gande nevidade, ma pra mim é... fui percurar o nome compléte do N'Kongolo pra ver se era algum Matumbo ou Macumbila que tava naquela FOTO ali abaixe e o nome é... KALOMBO N'Kongolo!!!

Ora aí tá um daqueles estrangeires a quem devem ter dito logo que era melhor na querer ser quenhecide pelo primeiro nome no nosso país... anyways, tipo o makukuka do tempe dele, será que também tem um FILHE a dar cartas?

PINTO DA COSTA PEDRADO












"Conceição... na mijes pas aí, pá!"


Como 1º post conto-vos a história de um célebre Portimonense-Porto, na última época em que o Portimonense esteve na primeira divisão (o Porto ganhou 1-0 e foi levadíssimo ao colo pelo árbitro...José Guímaro, lembram-se?). Pinto da Costa acenava para o público que lhe chamava "Gatuno", antes de entrar no autocarro do clube para abandonar o estádio, mas foi literalmente apedrejado quando um cubo de calçada voou para a sua cabeça. Que pontaria, nem Guilherme Tel!!! O autocarro em vez de seguir directo para o Porto, parou no hospital distrital de Portimão para coserem a cabeça do homem, que a mostrou pouco depois no Domingo Desportivo!

Antes disso despedi-me de Demol, célebre defesa central belga, dizendo-lhe "Bom Jogo"!!! Ora, o rapaz sendo belga fala francês e respondeu-me prontamente "Bon Jour non Bonne Soir!!!"...o jogo tinha sido disputado de noite!

FINALMENTOV

Custou mas foi... lá arranjemes o clunista que nos faltava... um marfadov! Em honra dos Getovs, Voynovs, Demirevs, Simeonovs, Kachmerovs e um surpreendente Bezinski... sim, assim mesmo, sem v (sim, nem b, ó pessoal do nuorte), eis o SIMÕESONOV.

Já que o Manél João nunca chegou a dizer o que prometeu que dizia se o Pertimenense descesse (e olhem que desceu duas divisões de seguida...), então que venham as estórias do homem que na teve perbelmas em dar cabo da bola com que o Farense se sagrou campeão erpeu!

KINKY-AFRO-80's-CONECTION

Fiz pesquisa de imagem do Mapuata para ilustrar o post antrior e aparece-me isto:


Zaïre en 1988: De g. à d. debout: Mapuata, Nkama, Bwana, Elenguesa, Kalayo, Ngombo,; accroupis: Kingambo, Makengo, Muntubila, Merikana

Curiosamente o gajo de quem não aparece o nome, o último à direita, com a dentadura à Luisão, parece-me ser o "nosso" amigo Tueba Menayame ("vosso" por ter jogado no Farense e "meu" por ter jogado no SLB... salvêrre tava cepelente em Estugarda... ou isso era o Hajry? Eram 5 no banco nessa altura... Bento, Carlos Pereira, Chalana, Wando e Hajry... pois, entrou o Wando para atirar uma bola ao lado a rasar o poste e o Hajry para marcar um dos pnaltes, o Tueba não tava).

Em cima, ó láde do Mapuata tá o N'Kama, o pé-canhão que chegou à cidade-berço com N'dinga Mbote e Basaula Lemba (este últime pracaze tem mais cartel em Elvas e na Damaia, e acho até que fazia parte da equipa que derrotou o Farense no Jamor).

Nos agaxádes ("accroupis") aparecem 4 nomes (pracaze até são 5...) mas o do meio, com um daqueles punhos à 80's parece-me o N'Kongolo, esse mítico central que Quinito levou de Espinho para as Antas... se não mengane "queimou-se" nas lâmpadas do Philips Stadium naqueles 5-0 bem pregados...

E no mesmo site encontrei esta foto do FOUHAMI no CAN'2004. Tadinhe...

FARENSE CAMPEÃO EUROPEU?

Sim, o Simõesonov alembrou-me desta estória: em 86/87 o Farense recebeu o FCP em Portimão, per cá do Sãluis tar interditade e ganhou 1-0 (golo do Pac Man Forts). Nada do outro munde (alembro-me de ter ganhe pelo menes uma outra vez com um golo do alentejane Hugo), a não ser o facto que era o 1º jogo que o FCP fazia após na 4ª fêra antrior ter gánhe ó Bayern em Viena (sem Gomes e Lima Pereira, ileziunades).

Alembra-me do pessoal de Fare andar todo enchade, que tinhem gánhe ós campeões erpeus. O pior é que o Farense acabou por descer!!! Mas vá lá que despois houve o alargamente, que nada tem a ver com aqueles e-mails ca malta farta-se de receber sei lá como ou perquê, mas a verdade é que ache que foi per cá du desses gajos avantajades tipo núbio, Mapuata ou Nadinga ou Z'Dinga, que já na me lembro se tinham o passaporte CARIMBADO de zairenses ou Kaongolêses...

PS- mas quem ficou com a bola do jogo de Pertimão foi um marfade, o nosso futuro novo colabrador, o Simoesonov, como ele contou praí num dos comments. Má que jeites? Mete isso no Ebay, mó...

LUVAS SÊCAS


"Filme favrite?
Wankas com gloves"


Por falar em João Alves, o homem que foi a salvação e a morte do Farense em pouco tempo (NMHO), no Sábado estive em Lx com um gá que chega ao pé de mim e diz-me que quem esteve a almoçar no mesmo restaurante do que ele foi o João Alves, e acrescentou "o luvas pretas". Antes que eu dissesse qualquer coisa acrescentou mais ainda: "não, ele não estava a comer de luvas".

Não sei porquê, acho que este é o tipo de piada que o maifei gosta...

quarta-feira, março 29, 2006

QUE ABORTO DE VOTAÇÃO...

...mas agora tamém já na valapena abortá-la. Despois de termos esquecide o Mauro "praí o equivalente a Jamir ou Palalmeida no Ceportim" Soares, eis outros medianos que, arlembrande planteis do Farense e Olhanense, saltam à memória: PATRICK (Farense e Chaves), Da Silva (CouveLhã, União anti-social de Lamas e Olhanense ) e... LOPES DA SILVA (Felgueiras, Olhanense e Bragança).

Curiosamente acho cos dois últimos chegarem a ser apanhades "nas malhas do doping" (que expressão tão A Bola em trissemanário e formato entigo, não é?), mas não ao serviço do Olhanense, descansem. E não, também não estavam em clubes treinados pelo João Alves... acho.

MÁ UMA MALUQUÊRA...

Ná há-de o Joel inspirar-se nos moces de Olhão para escrever ós sábades na "NS". Os moces negro-rubres tamém abusam, deb.

Netinho, ouve só esta: o Olhanense quer tipo um campeonato "só" de Algarve e Alentejo. Cansaram-se das arbitragens que tém róbade o pessoal e, agora, vêm com estas ideias meio amalucadas. Ná te admires, melga, que o Joel já teja a preparar maizum "piropo"...

Se bem quê tenha percebido a coisa. É que sóver a SuperLiga Algarventejo, é da manêra que o Olhanense joga má vezes com o Aljustrelense. A vingança serve-se fria...

E AGORA, BARRETE BOY?

Era o Draskovic ou... o DJURDEVIC?

IGLÉSIAS, NOT JULIO


"Si, coñho, mi ultimo nombre es Rodriguez, péro
me gusta mas defender con una mano en la barriga"


Acho que nunca o vi actuar ao vivo (nem ele, nem o parente afastado quando ofereceu o casaco ao Neno no Zércanje), mas lembro-me do nome e o tal auto-golo marado (estilo o que o Moretto andou ontem a tentar fazer e não conseguiu, para meter à prova as rézas & macumbas que faz antes de cada 45 minetes), e parece que o moço ainda joga. Não sei bem onde, mas ou é no Conquense ou então no Villanueva. Quem tiver paciência que leia ISTO e descubra em qual dos dois joga, pois foi a primera coisa que mapareceu na peixequisa.

GANDAS FALHAS, TÓNI BING



O Badanete Bing duoutre dia a cherar que se tinha esquecide do Mauro Soares para os medianes, então e na salembrou de um zagueirão colored de nome Paulo Sérgio que jogou no Farense e no Louletano per cá de quem?

O do barrete é que salembrou dum auto-golo dele por culpa do tal Iglésias, contró Gil Vicente, que dá pra ir bescar AQUI.

DONT CRY FOR MY BULGÁRIA

Segundo o Pedro Simõs lá no blog das polls MANHOSAS joga no Quarteirense um atleta de seu nome completo Edgar Lábios Fiambre. Merece post, mais do que o Cliff não sei quantos.



E por entre os comments o Pedro deu-nos também a lista completa do Pertimenensov: Demir Demirev, Bezinsky, Kashmerov, Guetov e Simeonov. Sendo cainda salembra de quantos jogos fez o Chico zé a lateral-esquerdo, aposto que também é moço para nos dizer o clã das pambas orientado por Pablo Centrone, mas antecipo-me a ele: Esteban Kollef, Robert Alday e Gabriel Gervino.

E será que é este marfade que me vai, finalmente, desfazer a dúvida sobre o Txulass???

terça-feira, março 28, 2006

TOMA LÁ FRESQUINHO

(momento "o meu blog é melhor cu teu" da semana)

O outro CRÓMITO a armar-se que o ti Cajudic ia escrever no blog dele... ah, mó... apaga a luz... antes disso acontecer (isto... SE vier a acontecer) aposto como mai depressa o Bronha inda vem aqui deixar um commentzito... conte vale a apestinha?

VAI ENFIAR O BARRETE A OUTRO


"Farrensé? Oui, ils tenhem du soleil"

O outro meteu na cabeça que passou um Rapaic no Farense... só malembro dum gá com esse nome no Hajduck Split, mas PARECE que jegou também Anpaxaxa e foi clega do Sérgio Cospeinção a época passada.

Que malembre jegou um Stevanovic, mas esse até era médio e aloirado. À baliza ainda tiverem o Na Mijanovic Aí e o Léndeajic, mas ache que na é dessas pzições quele tá a falar.

FIXAÇÃO, FIXAÇÃO, FIXAÇÃO!!!

Odespois da GELVI, agora até a JULIETA!!!
Ó menes conde vais ó Bada Bingo é ó do Farense???

ESTES GAJOS...



...também fazem umas eleições de SELECÇÕES bacanaças (o "Broas" que aí podem ver é o João "o meu coração só tem uma cor" Pinto, para quem não sabe), mas, pôrra, gandas FALHAS, tónis: Fua, Basaula e Taument eram alas-direitos! Míticos números 7 que até alinhavam com o número... 7!!!

Também não percebo muito bem algumas outras deles... por exemplo, no "Carregador de Piano" metem o PUNISIC (que eu acho que era mais nº 10) e no número 10 metem o "nosso" CACCIOLI (que está a liderar a votação também lá deles e que eu acho que era mais trinco ou mesmo médio direito). Tu que não perdias um jogo deles no Farense, o que dizes, BADA NITO?

Ah, e o Kmet também acho que era mais extremo-esquerdo do que o próprio Robaína, e ali aparece como trinco, também. Mas isso preguntem ao AdmiraNortondeMatos.

segunda-feira, março 27, 2006

E NÃO SE ESQUEÇAM DE VOTAR!



Sérgio Tábua de Encomar-te e Caccioli Cá se Pagam parecem ser os favrites... até final da semana pode votar.

Parte cipe na votação e hablite-se a uma estadia no mesmo local onde decorreu o I Congrésso dji Futjibóu Augrávio. Patrecinio: "Vila Na Mirages Aí".

COMÉDIA É SERVICE PÚBLICO?

E eu a pensar que na havia cambras quem me fezéssem rir mais do que a da minha cedade com o Xico Dalton ou a do Alberte Tuta Jardim, mas agora temes aí a cambra de Fare a rivalizar com os Gates Boronhentos na telvizão púdica... curtam este comunicado:

SESSÃO SOLENE DE ATRIBUIÇÃO DA MERDALHA DE OURO DA CIDADE AO PROF. DR. ADRIANO PIMPÃO, MAGNÍFICO REITOR DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE

Priceless! Joel, fazes bem em inspirares-te na nossa região.

SECIEDADE PERTÉTORA

Na ri lá muinte ó ler ISTE, não...

PIROPO?


"Desculpa, mas o Olhanense
simplesmente não me sai da cabeça..."


É pá, né per nada, mas PIROPO acho que é mais o que se manda quando se quer engatar alguém... e... you had me at DE NOVO, baby... help me to forget you, please... já não dás tusa, amor...

FAMIGERADO?

Que quer dizer ISSO? Fama exagerada?
Plenamente justificada, penso eu de que.
Há um relatório de 69 alíneas que o comprova.

NOSTALGIA PELO FETBOL NO SÃLUÍS?

Podem ir ao blog dos FAMOSOS para continuarem a cantar as musicas que quem tiene la culpa ou fiquem-se como herois silenciosos... mas em blogs de autores menos mediáticos há também a pciblidade de recordar esses tempos com PAIXÃO.

Os moços de Leste que na se ponhem a pau com ele, não...