ALL GARB DESUNITED

sábado, novembro 12, 2005

HOTEL WHITE ESTOY

Lá está hoje na revista 10 o antigo desfesa do Farense e o NOSSO actual ponta-de-lança em África, Manelzei em grande estilo numa rapertagem antecedendo mais uma final da Taça dos Campeões lá do sítio. "Incompetente", chamaram-lhe alguns.

E da revista fala lá também do filho sueco do Garrincha. Será, então, o JAIME PACHECO o mané das pernas tortas pertuga? Ou simplesmente o Phil Collins do futebol luztane?

sexta-feira, novembro 11, 2005

CINTRA LOAD ASPAS ASPAS

O gá que faz de secretaire do O.C. nos jogues do Olhanense e que arrecebe a querespondença do Almuge mandou mamim pa mandar ó Darce, mas eu vou PARTILHAR com voceias, olha ca pôrra.

Também já tinha alinkade uma versão B.D. da COISA, mas nunca é desmaziade. Agora só falta a do Mark "todes os bons jegadores entressam ao cepórtem" Knofler.

MISTER "QUINHENTINHES"

A perpozite destas falcatruas pré-apitôráde, convem lembrar que o algarvie com a pior pernuncia de todes tempes, "mister" xicsilva, foi o pirmere arbitre condnade pela justiça desportiva mas, na justiça cevil, foi assólvide.












Calma, calma... o meu único crime é
ser parecide com o Morais Sardento!!!


O pirmere árbitre condenade peles tribnais e tudes foi o Zéi Guímare. É curioze que SEMPRE que se fala desse gaije alembre-se da estoria com o Leça (óbvio, foi deles que recebeu a quinhentola) e doutros causos, mas esquecem-se sempre dum Pertimnence-Porte, que não só foi a maior róbalhêra que já vi da minha vida transmitida pela TV, como acabou com o Pápa com um penso clade na tóla, pá fetugarfia.

Por acaze, ou talvez não, essa foi a última época do Pertimenence na permera dvizão. Nunca ninguém ligou muite a essa concideinssa. E nunca ninguém cobrou realmente ó Manel João ele ter pormetide contar tude se o pertimnence descesse de dvizão. E a verdade é que depois disso desceu duas dvizões de seguida.

QUEM FEZ A ORELHINHA AO MENINO?


Se alguma vez sentiram esta criuzedade em relação ós abanes do entrenacinal pertuguês Marcanêra do Valência, então esprêtem páqui o PAIZINHE dele. Jegou na pirmera enquipa do Farense a conseguir a permera subida à permera devizão, na foi Bada?

MISTER pnafel GAY te

follow up do post antrior: passê ontem os olhos no jernal e deixei aqui uns bitaites per cá de ser o 15º aniversair do pnafelgayte, mas ó fenal do dia é que li com mais atenção a entervista do Chique Silva. Fiquei a saber que, depois de ter side IRRADIADE da arbitragem, o homem não se desligou do fetbol e foi trenadôr do Mexilhoeira Grande e do Odeáxere. Clubes piequenes, é certo, mas que participam nos campeonatos regionais devidamente enscrites e sob as mesmas leis dos Benficas, Portos e Uniões de Lêria e Montemor da vida.

Ora bem... ele tinha side irradiade. Ou seja... posto parfora tipo... para sempre. Da arbitragem. Tenha o homem side culpade ou não, a verdade é que foi irradiade. É um facte. E um gá que é irradiade da função de arbitrar jogos entre equipas por corrupção foi, despois, orientar equipas dessa mesma modalidade, que está na alçada da exacta mesma federação.

Sou só eu ou tá algue de estranhe aqui?

quinta-feira, novembro 10, 2005

PNAFELGAYTE: 15º ANEVERSÁIRE



Seu qzesse fazer de perpozite na fazia... antes sequer de ler jernais refri hoje de manhem o Xique Silva (reperzentante do pior tipo de pernuncia do algarve barlaventine), e na é que faz hoje enzátamente 15 anos da tal estoria do pnafielGAYte? Vem hoje do récóre, duas páginas entêras onde o homem diz á boca chea que "Os autores da cilada foram todos corridos".

Aposto que ele conjugou o verbo acabado em "em" mas o jernalista escreveu a coisa bem. E... jágora... vai um pikene flocshock flashback?

TREMENDAMENTE SAD!

F***-se, mas hoje será dia 1 de Abril???

O senhor João "Vila Miragem e Congressos do Futebol Algraviu no Braziu" Gomes, tinha dito que se retirava do futebol e ia dedicar-se ao golfe ou lá quiera após perder as ilêções prá AF Algarve, mas afinal... aparece-me hoje no Record com um novo clube:

"ALGARVE STARS FUTEBOL SAD"

A sede será na... aldeia de Tôr. Aproveito para não sugerir um brit ex-alcoholic pra mister, tipo Gazza ou Best, mas sim... o Professor Neca, visto que nos anos 80 levou o Aves à I Divisão quando aquile ainda nem aparecia na maioria dos mapas.

Numa semana em que se fala do Farense fechar MESMO as portas e de Olhanense e Portimonense voltarem à carga na ópração coração junto pelo algarve, isto só pode ser mesmo... sei lá... péssimo timing, no mínimo...

Assim é que querem que levem o Algarve a sério?

ANTES DE CAJUDA E DO IRÍS...



...quem espalhava a pernuncia algravia pelo país em horário nobre e sound bites memoraveis era o grande ex-rei das águas em Portugal, ladrão de galinhas em Espanha e agora rei da cerveja no braziu. OK, era aquela pernuncia barlaventina fatela que eu fartei-me de imitar no demingue passade, e não o gueto fabulous accent do eixo fare-olheum-fzeta que cantavam cajudic e demingues (o que chorava pla mãe per cá cu moce lhe tinha batide e ela na dzia nada), mas já era colquer coisa, pois o próprio aníbal até nisso era austera e espartanamente inSONSO (o que não é, necessariamente, uma crítica negativa, meus queridos esquerdosos.).



Ele foi o salvador da pátria (mental image: capa da Foot com ele de chapéu à Sassá Mutema) a seguir à fase valiazevedesca (mas com bigode) do Ceportengue (era assim que o gajo dizia, agora não é gozo), e acho que se tivesse de haver um presidente monorário para o Algarve DESUNITED, então teria de ser ele (e o trenader seria o Cajudic, sim, BB, na me chates).

Afnal... quantos algravies chegarem a ser perzidentes dum GRANDE do nosse fetbol e a ter tamanhe tempe dentena e a explorá-le tão genuínamente? É que... se o Cavaque mede os silencios e o Cajudec por vezes parece desmaziade forçade nos seus algarvismos, então o moço de viladubispe é, mesme, da rial fing (vá, prantes, o Francisco "Penafielgate University" Silva tamém na era mau).

E confesse cas minhas perferidas do antessôr de Santana "Canal Caveira" Lopes não são, sequer, a do Mark Knofler ou a da GARRAFA dentro do carre, mas sim aquelas pérolas demonstrativas de quanto sabia de fetbol, e quais eram as rebuscadas referências da sua cultura futebolistica:

a) "O Careca? É o novo Eusébio"
b) "O Balakov é um misto de Eusébio com Pélé".

Classic stuff.
Não sei é se, repetido hoje em dia, tem tanto swing.

quarta-feira, novembro 09, 2005

FRANCISCO CALVO

Surprise, surprise, um post meu...

Na sequência desta última pergunta do melga, pus-me a pesquisar, e dei de caras com este site. Afinal de contas tenho interesse em descobrir coisas sobre o catalão, que era um dos meus ódios de estimação desde que no S.Luís estava a ver um Farense x Marítimo atrás da baliza do lado da igreja, e o gajo depois de marcar um penalty ao guarda-redes do Marítimo (que era o barbudo do Everton), cuspiu-lhe uma escarreta na barba quando foi buscar a bola à baliza para levá-la para o meio-campo.

Então parece que o Fortes não só não jogou com o Maradona, como nem sequer esteve no mesmo plantel dele. Na época em que o argentino foi contratado (1982/83), vejo apenas referência a um Fortes num único jogo, mas neste caso ele está no Valladolid. Será que ele jogou lá antes de vir para o Farense? De qualquer forma o Maradona não alinhou nesse jogo (já teria levado a trancada do Goikoetchea?), por isso nem se pode dizer que o Fortes jogou contra ele.

A primeira referência que há ao Fortes é na época de 1975/76, em que foi contratado (ou subiu da equipa B, sei lá). Tá aqui a foto do homem:



E está aqui uma foto do gajo na equipa de 1977/78 (é o primeiro em baixo, à esquerda):



Peço desculpa pela má pronúncia, mas depois de tanto tempo longe do Algarve já a perdi. Só sei dizer móss.

AGORA POR ISSO...

It striked me just now:
Será que o Fortes jogou com o Diego no Barça?


Oié tios, y quantos años más van a levar
para poner uno sponsor en la camiseta?
Vai una apuesta, Tomislav?


E sou só eu a pensar que o Sá Pinto é o equivalente ao Paco mas tipo no universo ao contrário do bizarre superman?
Serenity now, serenity now... meiguice later.

O GOIKOTXEA DE AROUCA

Tinha dado de vaia ó Franc Mézarres do outre dia, pois tinha reparade que tava lá POST novo, alguns dois meses despois, mas, senceramente, na tinha perdide ainda tempe a ler aquile. É cu gaje conde escreve, escreve mesme. Inda voceias se queixam de mim...


Acácio? Que és esso? Se fuma?

Ora, tinha eu arrparade que a prosa tinha cocker coisa a ver com gente bonita, pois falava do luso-francês Armando Petit Bull (essa versão eurotrash de cruzamento entre Tom Waits e Cosmo Kramer), mas nam tinha lido bem. Foi mais na vertical ou na diagonal, ou lá como as pessoas tipe perfssôr Martele dizem. Vá, ok, foi mais na scrolldonal, confesse. Só contem resolvi emprimir aquela merraça toda. E levei, para ler mai descansadinhe. E li. É sobre um tal de Acácio, que fedeu a carrêra a um tal Palribêr.

Ora, desse cu Ferencle faz passar por mártir da geração de Ryada (então e o Bilre? E o Vitor Baliza que na foi lá perque tava lilziunade e, mesmo assim, conseguiu ganhar a titlaridade no Porte? E o Ivo de Alfandanga de quem ele foi suplente e a dupla queirós laranja e nelinho rosa acabou por levar o gádarredes dos juvenis? E o Hélio que nunca recuprou da acne que apanhou na relva que ficou apegada também ó cabêlinhe do gádarredes da arábia ou da nigéria durante o jogue tode contra nois? E o Palalves que levou as mãos á boca, estupefacto com os eu proprio feito, de ter marcade o primere e únique golo nesse ternei, logo no primeire jogue? E cainda hoje na sabe bem coméque foi fetergafade com a camezola do SLB e acabou a jegar no SCP? E o Xavier que jegou em Lêria antes das cadeiras coloridas e resolveu ir prá Marinha Grande per cáza disse mesme? E o Palpilar em 91?) até malembro. Sim, desse Palribêr tenhe vaguideia, era um picnine das escolas do ceportem que chigou a jegar ali em Lolei e da Ovarense antes dir pó Setubal.


Me parece que esse koeman hizo
mejor que tu en las antas, no?


Mas o que me ficou a remoer mesmo foi o tal Goikotchea dessa estoria (NDR: o basco que ia só limpando o sarampe ó Diegarmande conde ele jegou no Barça), um tal Acácio, num Vitória-Farense, em 97/98, jegade no Bonfim. E, pela prosa, até parece que o gaje era tipe... algravie, e que o Farense ódespois despençou-o pra uma equipa dos estritais aqui da zona. É pá, se fosse um King, um Jorge Soares, um Luisão, um Paixão ou até mesmo um Serôdio eu inda tava a ver, mas… um Acácio, no Farense? Eu que até malembre dum Amarilde meio albino, cujo único cartão de vzita era ser filhe duma velha glória colquer...

Mas, sende um gá do Farense que eu namalembrava, conde chiguei a casa resolvi ir percurar no tal caixote que o Bada tá sempre a chatear pra eu ir bescar iste e aquile, e encontrei as revistas de inice e de balance dépoca do record, da bola e do jogo. Ainda pensei que esse Acaice fosse algum brazuca, mas não, parece que era tipo um dos erivonaldes da célebre época que o Felguêras de Jójesus esteve na permera devisão (porquinhe conceição dum lade, Lewis sem lapaty do outre). Ou seja, o Acaice era pertuga, natural de Arouca, onde há pouco tempe também houve parlá uma neticia meme boa pá TVI, um eleitor que matou um candidato ás otárquicas (pôrra, só de pensar que há praí 2 anes fui convidade pra ir a um casamente nessa terra...).

Aproveitande tar com as revistas à mão, peguei numa das do Record que têm as fichas dos jogos todos realzades no campiante, vou á de 97/98 e népia… nem Acaice nem Palribêr jogarem no Vitória-Farense. Verfiquei na época antrior e seguinte e... nada. Nem um nem outre. Queres ver que o Ferenc anda a guezar com esta merda? Ou então viu aquele filme o Chopper, sobre um cereal killer ostraliane com sentide dumor refinade (clusters ou kellogs), em que ele dzia que nunca se deveria estragar uma boa estoria com pormenores mesquinhes como a verdade absoluta sobre essa mesma estoria.


Jimmy, if you keep stabbing me, you're going to kill me.

Bem, fui ver contas épocas tinha jegade esse Acaice no Farense que eu nem sequer malembrava dele (alembravas-te, Bada?), e tombem na foi deficil encontrar o jogo, pois o gá jegou apenas uma época e meia ó service do Pacman Fortes. Fui ver nos jogos entre os dois clubes em Fare... e foi isse mesmo. Afnal foi no Sãluis, e afnal foi em 96/97. E a coisa nã foi bem assim como o Ferenc conta. O jogue foi 1-1, marcou o Ayew logo ós trê minutes e o Farense só empatou memencima da hora, com um golo do barzilere Dos Santos, que eu me recorde ser assim um becadinhe pró fei. Ma na era o mai fei de todes em campe, que do outre lade tavam o Noguêra, o Hélio e o Gaspar. E ainda entrou um Nando pró cetubal, que se bem malembre era da estirpe que celebrizou um Nunes e um Nivaldo ao service do Benfica na época em que teve lá o Palxernai.

O Acaice jegou desse jogue, os 90 inteirinhes, e nã viu um amarele sequer (mas... then again, o arbitre era o Jacinte "contes são, contes são" Paixão). O Palribêr entrou aos 72 minetes pó lugar do Fernando Pires e foi sustituide 9 minutes despois. Terá side nesse espaço de tempe? Agora temes duas ipótzes: ou este é um trabalhe pró Sam e pró All do "Quantum Leap", ou o Bada vai percurar ó tal ARQUIVE DO CAMANE quele encontrou do outre dia. É que eu já tinha dite ó outre que era o que faltava ir pra casa ver o que tava na página 121 ou 31 da revista rosa murcha dos algarves, e acabei a fuçanhar num caixote e a chigar atrasade pra umas belas cavalas que inda fui papar.

terça-feira, novembro 08, 2005

JOÃO RICARDE CONVOCADE

João Ricardo, da equipa do Algarve com mais petardos por adepto (isto segundo o Recórde, porque o site do Portimamas não tem lá o gajo), foi convocado para um jogo particular de Angola contra o Japão. O Edgar (chorão porque ia para o Real Madrid) chora para ir lá jogar mas até um suplente do King Kong das balizas lá vai primeiro que ele.

TURBO-XAXADA

O Admirawanker inda aparece aqui a dar uns bitaites, mas o Turbóvatemboraxok despareceu de cena mesmo... acho que o vi na bola no derby, mas na tenhe a certeza... pode ter side dzilusão óptica... mas alembrei-me dele ao ver o Toy jegar tante naquele dia... era com cada revianga e cada puxar de travão de mão que os defesas marfades já tavem mesme a ficar marfades... seria por estar a jegar frente ao trenader que o considerava, o ane passade o melhor avançade do campinate? Ó turbo, inda talembravas de escrevinhar ISTE? ai amanhem se apareceres pra dar uns toques lá do pavlheum DOS TACOS vais levar umas sarrafadas, vais...

SERVICE PUDICO

O ôtre permeteu pervocação cemanal ó toninhe "off da record" livera, mas parece que acagaçou-se. Como tal, a arrcordação do dia é pra um algravie que realmente meteu em sentide o irmão mainôve do Jaquinzinhe, rei da acne em idade adulta.

Pôrra, mas... 69? É percize ter... nem sei bem o quê...

BTW, FYI: O TAL DO ZAKI

...que eu enmagenava praí como trenader de gádarredes da selecção de marroquexe é, afinal, trenader da selecção MESMO. Primeiro nome: Badu.

LEGENDA PERCURA-SE

Moces, bora lá ajedar os outros MOCES. É uma vergonha na orientarmes iste pra eles. O primere de cima já se sabe que é o faraó das piramides de manelgizé, o gádarredes é o benje, e o gá baixinhe de bigodaça ó lade dreite dele dizem que é o Sequêra. Na parte de baixe o Mira-o-balde e o seu kinky 70's afro nem percize dzer qualé, poinão?



Nos outres aposto que tá algum dos irmãos pirés (serão alguema coisa ao big sausage do arsenal?), o cajudic inda com cabele e sem 'tache e praí o vilaça, que é onde o Bada vai pagar o jantar conde tivermes a legenda toda completa em monte.

MAIS ALGARVE MAIS (NO ARMÁRIO... OU NA PASTA?)

Esfolhande o tal magazine que comprei por dica do Bada, pude constatar a notícia que o CALITA (a ex-futura grande esperança do fetbol algravie que jegou no Farense, Boavista e COUVEntry) casou ou vai casar. Que interessante.

Noutras netícias sobre personagens da bola e os seus amores, Vitor Baliza, finalmente ASSUMIU-SE! Guarda aí na tu clessão de capas ó maifei.

segunda-feira, novembro 07, 2005

BRUNO VERY NICE

Filhe de tavira dum rai, tá mema defender em monte! A cena dos pnaltes, eu quá que já nem tenhe mede, rare é o gá na desfender!

E cá parmim a diferença esteve mesmo nos gádarredes... o deles na deve ser por acaso que é da selecção dos marreques (arrcordação do dia: Zaki ou El Zaki, no mexerico86, titlar na vitória 3-1 contrá gente), e senceramente na tava a ver o Olhanense conseguir marcar um golo a esse gigante se na fosse de pnalte. Da mema manera que na tava a ver o Marco "tem uns pézinhes" Abreu marcar golo se na fosse com ressalte ou tipe sem qrer. Mas lá vei lixar a gente, lá isso vei.

O OUTRO DERBY

Né per nada, tamem gosto de jegar contrós marfades de pertimão e com o loltane por vezes era engraçade (mais do tempe dos mauricinhes, tonhanhas, sérgpintes e césares), mas o derby que me dá mesme goste é com o Farense. Foi o mê primere joguite a titlar no Padinha nas cambadas jovens, devia ter uns 11 anites (tinha me estreado fora, em sambrásdeperesmetê-lo, na jornada entrior) e mesmo naqueles escalões a rivalidade já dava pra "cheirar". E praí um ano antes tinha visto o "tal" derby em que o Fortes mandou os manguitos à malta e deu um pontapé dum plicia ou lá que foi, fiquei boquiaberto com aquile tude, e de certo modo fascinade.

Por isso é que me dá pena ler estas COISAS, mas ao mesmo tempo pergunto se sabem onde tava o trenader dos seniores a essa hora? Posso tar a ser má língua, ele pode até não ter visto o jogo de Olhão, mas à saída vi-o com o seu compatriota gádarredes do pertimenense. Tá um bocado mal, acho eu de que.

O DERBY


Lá se foi o derby, já passou, começou por ser mau, depois ficou bom e no final acabou mal. O Olhanense dominou a primeira parte e parece que a expulsão do gajo do Portimonense foi a pior coisa que nos podia ter acontecido, para a próxima mais vale o Olegário Dequerença expulsar um jogador do Olhanense e as coisas melhoram.
No dia de hoje e após uma noite pouco dormida só me apetece dedicar uma música ao Pale Serge, é dos Kaiser Chiefs e chama-se “everyday i love you less and less”, felizmente o Felipe Azevedo não jogou de inicio, estaria lesionado? Porque é que o Ricardo “salvador do convento” Silva não entra de início? Serei só eu que sinto que a equipa precisa em certos momentos de levar uns safanões para que acordem? Ontem a seguir ao intervalo então dava vontade de pedir um petardo aos moços de Portimão e amandar lá para dentro.
Esta dos petardos foi outra, da Penha do Grémio até nos revistaram os gorros na cabeça, e os manos do outro lado entram com sacos carregados de pirotecnia. Coisas da vida.
Com estas alarves análises do derby algarvio me vou.