ALL GARB DESUNITED

sexta-feira, novembro 19, 2004

Cárrês, o número "sete" esquecido...

Távamos a falar de números 7 míticos do outre dia e alembrarem-me dum esquecimento imperdoavel... e é meme verdade... CARLOS REIS... esta é sem ponta de ironia... esse gajo merecia ter tido uma chancezita no escalão maior... um paneira meets figo a quem só faltava mais regularidade e... ter tido um padrinhe. Praí uma década ao serviço do Olhanense (ou mais, nem sei...), este verdadeiro filhedolheum com penteado à cáscrus quando tava prali virado fazia com cada exibição...

Pra quem se lembrar... acho que a melhor exibição dele com a camisola rubro-negra foi aquela vitória por 5-1, prá Taça sobre a Académica dos três "itos" (Quinito, Marito e Mito) e do Cadorin, Dimas, Vitór Nódoa, etc... ele e um tal "róba-shok", que também tá a pedir um belo dum post...

Fare vs Olheum (4)

A pedido do turboshopper, aí vai mais uma adenda para as poules, estas inteiramente a ver com bola, jogadores dos mesmes tempes, mesmas posições, etc, etc.....

Cachola vs Peter Star
Rui Loja vs Xabregas
(se bem que talvez o Xabregas esteja mais para o Oliva e o shop para o djukic...)

Precisamos é de, urgentemente, correspondências na capital (e mais extra-bola) para veríssimo, mari levanta, zeca dos pinhões, jaiminhe, alberto cagão...


Monte de Gordos

O bada diz que quer ir à ataboera, mas acho que na é preciso tante... basta ir ali à terra dos cuíques para um banho de nofstalmologia. Aquilé tipo campienat de vetranes.... has beens, have beens, allmost beens e mr. beans... já virem bem o desfile de ex-primodivisionários (campeões do munde incluídes) que passem ou passarem pelo Tapas FC?

A escolha dum ténico para este tipo de equipas é capaz de ser tarefa ingrata... tanto gaje conhecido com um mixter que ninguem sabe o nome? Ora antes tava um tal Rodrigues Dias, que malembra de ser um defesa da 1ª Divisão, mas assim de clubes fraquitos, de bigodito e tal, que vinha nos cromos do águeda e do varzim... aliás, nem sei se é o mesmo... mas parece que o bêramar agora acertou... forem buscar o Rusteves, homem que correu os clubes algarvios aqui do sotavente antes de se tornar famoso durante 2 meses no Benfica.

Dumalumenes, Valido e Amaral já têm um gajo do tempe deles prás conversas de café.

P.T. (post pó turbo) - o tê amigue PITÉ cetar ainda é muito jovem pra ir parlá, na achas? xatále na terra das mamografias por satélite mais uns tempes...

Meia culpa, Pitico

Errei em metade do nome de um herói de infância do bada, e aqui me penicotencio. Não é Miguel, mas sim Manel, nome de portuga no braziu (normalmente se na é maneu então é maria).
Manuel Inácio da Silva Filho, o novo sete da Ataboeira.

Ou será que agora joga a distribuidor de jogo...?

quinta-feira, novembro 18, 2004

VIDIGOL QUE ME PERDOE...

Falando de defesas drêts... tenho de pedir desculpe ao Vidigol, pois... ele marca golos, ele defende, ela não tem pescoço, ele parece que é gordo mas não é, ele parece que entra cansado mas corre o jogo todo acima e abaixo... até dizem que é o jogador mais bem pago do Olhanense este ano, ele até é capaz de ser o melhor defesa direito dos ultimos 30 anos duma equipa algarvia, mas... da mema manera que disse que preferia sempre o Có ao Pitico, o que eu tenhe é pena do Olhanense nunca ter tade na 1ª Divisão com um lateral-direite meme filhe dolheum em monte, tipe PÁRRENATE ou CARRADA, sendo que qualquer um deles, qual pescador a amandar a rede, na tinha problemas em jogar à esquerda.

É assim meme. O Olhanense devia ter jogado na 1ª Divisão com um central brasileiro e outro argentino, mas nas laterais... desculpem lá ma na queria cá branquinhes, nem cafus nem robertes carles nem tampouque maldinis! Párrenate e Carrada, cada um do seu lado, e até podiem trocar de lade à segunda parte. Já tou comó pai do carrada... námelhor defesa-direito em portugal có mê filhe! (bem, eu até acho que o párenate era um cadinhe melhor... na diguem é issó velhe)

sagas na ala drêta...



Pereirinha... Carlos Perêra... Pertela... Ejéne... Raul Barbosa...

Mazámás. Vameláver: o Portela nã era assim tão mau. Mau era o Hugo Gomes, que nã acertava uma prá caixa. Ou o Luís Lopes, que nã me alembro de ter visto alguma vez jogar. Ou o Sousa e o Butorovic, que o FêCêPê ainda nos impingiu, nem sei bem a modos d'quê. E, mau-maria, houve praí um brasileiro, um tal de Roberto, aqui há três/quatre anes, que chegou para lateral-direito mas lesionou-se e nunca jogou, senão na pré-temperada.

Mau era ver uma ala drêta com o Hugo Gomes e o Paulo Ferreira (uma "next big thing" que nunca chegou a vingar) - um não existia e o outro, em fare, tava gorde que nem um chibe.

Bem, ainda houve aquele rapaz, o Toni. Mas esse, depois de nã vingare na Luz, desapareceu.

pê-esse - sim, o máire oliveira era esse même. uane bigue shite.

Cipriano, vem falar com bó. Onde tu tá?

Apanhámos com o Pitico no Olhanense no tal tempo do Fanã já com uns 35 ou 36 à vontade... tanto que acabou a época a treinador. Mas a verdade é que o gajo ainda dava umas corridas valentes, por incrível que pareça! Claro que os melhores tempos foram no Farense... Olhão, Aveiro ou Albufeira devem ter tido apenas uns fogachos desse atleta em pleno.

Inveja rubro-negra? Nem por isso. Nos anos de travessia do deserto (2ª B) que faziamos que lutávamos pra subir mas depois chegava ao fim e acontecia qualquer coisa, até tivemos um número sete tão ou mais mítico. Longe de aparecer nos resumos do Domingo Desportivo, o monossilábico internacional guineense Có fazia maravilhas. Aquilo era uma alegria para os habitués 1500 ou 2000 espectadores. Quando metia o turbo partia tudo. Metro e meio de pura velocidade e genica, praí. Alguém saberá o que é feito desse gajo? Disseram-me que tinha ido prá Escócia quando o Sérgio Duarte e o Lemajic foram...

E desculpem lá, mas não trocava o Miguel Inácio, vulgo Pitico, pelo Cipriano Có. Para já porque o nosso número sete era internacional pelo seu país, e o vosso não. E porque vocês não tinham na bancada o Tavira a gritar "Shaka! Shaka!" quando o Có apanhava a bola. E depois porque foi preciso uma falta sobre a pexanina negra para um filhe de fare que jogava de rubro-negro fazer um golo ao ceportem no jogo da Taça aí há uns anos. Sim, falo no tal do Baldroegas, o que fica sempre adequado num texto sobre extremos velozes e com raça...

Vá lá que tinham o Miguel Inácio à frente deles...

Tá aí referenciado um tal Mário Oliveira... não era um lateral-esquerdo que nunca colou?

É pá, isso alembra-me uma cena mas é do outro lade, que era o verdadeiro martírio farense... que rai de malalguem fizeram os adeptos farenses para terem tido defesas laterais direitos cada um melhócuotre ao longo de anos e anus?



Pereirinha.... Carlos Pereira... Portela... Eugénio... Raul Barbosa...
estou a esquecer-me de algum?

P.S. - Sim, o Eugénio jogava (mali) dos dois lades... e o Inaice referido no título é o nome que a mãe meteu ao tal mítico número sete das corridas desenfreadas pela ala drêta.

Sa minh'avó nã tivesse merrido...

... o Edinho tinha ficado (e vingado) no Farense. E o Hassan teria sido, mesmo assim, contratado ao Maiorca. E provavelmente, descobriríamos a melhor dupla atacante de sempre. E, nesta altura, estaria uma dupla-estátua ali ao Largo da Madalena. (E tu, Melga, perguntas-te: porquê ali ao Largo da Madalena? Porque ontem vi, nesse sítio, o "Passarinho", himself, já com uns copitos, a declarar, dirigindo-se-me: "Os culpades são elas. Elas querem é dinhêre. Se tu tivesses dinhêre, a ver se elas nã ficavam contigue.")

É muito difícil estarmos a avaliar "ses". Se Christian tivesse vingado... Se Helcinho fosse um bom jogador... Se Mário Oliveira fosse jogador de futebol... Se Jorge Castelo percebesse de futebol... Se o Farense fosse bem gerido... Se, se...

Dicá da Semana

O meu camarada nesta "joint-venture" aflorou a presença de Dicá, brasileiro, no Farense. (E, mais tarde, no Olhanense.)

Eu não me recordo. Só comecei a ver futebol e a comprar a "Gazeta dos Desportos", em 1990. (O meu jornal desportivo era a "Gazeta", quais "Bola", qual quê!) E, ao Farense, devo a descoberta de duas coisas: do "inferno" em forma de estádio (onde poucos passaram) e do Brasil, através de Pitico, Mané, Sérgio Duarte e Stefan/Luisão, respectivamente médio-direito, médio-esquerdo, "trinco" e centrais do Farense, 90-91. Pitico e Mané eram velozes como as gazelas. Lembro-me de, na bancada central do São Luís, ver Pitico a correr sobre a direita, até à linha de fundo, apanhando com o "bafo" de Paco Fortes durante 45 minutos, para depois centrar - para Fernando Cruz, Djukic, Curcic, Hassan... Lembro-me bem de ver aquela camisola 7, quase sagrada entre as demais. Lembro-me bem das vitórias em casa, da força dos adeptos, daquela comunhão fantástica.

Por isso, saudosista como sou, escrevo: como eu gostava de ser um jovem ataboeirense. Em São Marcos de Ataboeira, há jovens de 10 anos a descobrir o Brasil, graças às corridas de Pitico e Mané (mesmo acima dos 40...). O futebol faz-se destas pequenas coisas.

quarta-feira, novembro 17, 2004

Pereirinha e mais 10

faicamane, eu é que sou de Olhão e eu é que tenho de me lembrar dos jójandrades todes? Atão tá bem, vou recordar outro, mas este ainda jogou do Olhanense, vá lá, vá lá.

Era um cara bom di bola e tau, mas nunca deslumbrou assim muito constantemente, talvez por na gostar muito do passo asslarado, como bom brazuca. Chegou nessa altura do Pereirinha e mais dez (não que esse bigodudo fosse alguma coisa de especial sequer...) e motivou o cartoon que mais me ficou na alembradura do saudoso Francisco Zambujal ainda na Bola formato cobre-estirador.

Dizia assim, mais coisa menos coisa:«Outro di lá? Não, este é dicá»

Esta merraça sempre me lembrou a anedota do ciagnito a pedir à mãe pra lhe comprar umas calças levis, na sei porquê... bem, o que entressa é que pago uma bjeca no setestrelas a quem conseguir arranjar esse recorte ainda sem traças e não muito amarelado.

Ordem e retrocesso

Desafio o bada boda a pedir ao zé manel, ao joão gomes, ao SEF ou ao madagil ou lá a quem seja, para fazer um levantamento completo dos brazucas que já passarem pelo farense ao longo dos tempes. Os mais novos na salembram, mas antes do take over espanhol, só o pereirinha salvava a honra do barlavento.

E entre muita merraça e alguns craques que jogam até ós corenta iremos decerto encontrar nomes engraçados, uns que não nos dizem nada, outros que falam directamente ao imaginário de oitenta pós-mirobaldo. Mas não se enganem, o Farense de então não era só tiros no escuro... havia exepções que confiramvam uma regra muito forte. Que eu me lembre o São Luís chegou a ter dois brasileiros que tinham jogado na célêssão, o Gil (no tempo do Fortes & Cia) e o Zé Carlos... e que belos frangos que ainda foi dar para Guimarães...

Mas é óbvio que no meio de tanto contentor da varig ficaram alguns muito maus e... alguns muito bons nem chegaram a calçar. E isso leva-nos à minha deambulação anti-davinciesca: se o Edinho (que veio para o nosso país para representar o Farense, mas acabou como refugo em Olhão) tivesse ficado no São Luís... será que existiria hoje a estátua ao Hassan no Largo da Palmeira?


Já temes um tapa-buracos pra remendos e tude!

O gá do asul antecipou-se, mas ele que tenha cuidado que isto é tudo marca registada em monte e se se mete a vender merchandising com a nossa imagem à socapa na fêra de moncarapax, mercadestoi ou melgastor das velharias da fzeta, apanha não com um percesso, mas com um abcesso que se lixa!


by asulado


terça-feira, novembro 16, 2004

Jesus Criste desceu à terrinha

Ou "Quando os Mitos vêm ao Algarve" (1)...

A primeira mensagem "à Código da Vinci" deste blogue:

Olhão, 14 de Novembro, 15:00 horas: Jesus Criste desceu à terrinha. Se há coisas inesquecíveis e que nos marcam durante uns bons segundos, esta é uma delas - you had to bi dere.

Eu vi, com estes olhinhos, o home na defesa do Gondomar. Alto, duro, espadaúdo, pernas de girafa, Dinis (da Silva Resende - terá alguma coisa a ver com o outro, o salazarista e "saltillarista"?) - o homem, o mito, o defesa-central, a "traineira" que entusiasmou a ria de Aveiro... - apresentou-se em campo. Ele, habituado a colegas com frontispícios cabeludos, deve ter estranhado ver um careca ao lado dele (não era bem ao lado, pois o "baldy" era líbero, num 1x4x2x3 formatado por mestre Henrique Nunes). Não admira que o tenhamos visto duas vezes pelo chão - decerto, o desgosto era enorme. Tão grande que, ao intervalo, foi substituído (imaginamo-lo, chorando que nem uma Maria Madalena...).

Qual Judas, Henrique Nunes, o traidor, tinha desrespeitado toda a memória futebolística ao colocar um careca ao lado de Dinis. Mas, como a justiça é cega, acabou por levar um ponto de Olhão sem saber ler nem escrever. Gondomar não merece um técnico destes; Dinis não merece um técnico destes. A vingança, com certeza, servir-se-á fria. E nós, amantes da bola como ela deve ser, estaremos cá para assistir.

Fare vs Olheum (3)

e atenção que nada é ao acaso, mesmo quando "dentre do género":

Praça da Fruta vs Centredempregue
Praça do Peixe vs Banif
Concelhêre vs Pescador
Pega-Monstre vs Abílio
Cachola vs Peter Star
Xabregas vs Oliva
Izdore vs ricardo ninete
O Coxo vs Chabby
Abaliza vs O Árbite
Melceporte vs Valericeporte
Iris vs Harum
Metalofarense vs Stromberg
Tolinhas vs Restaurante Spor Faro & Benfica
Abracadabra vs Farexopim
Patacão vs Pechão
Rissêk vs Ria fremoza
Sagres vs Farracha
Clinar vs Artis
Cabides vs Quer engrachar amigue?

caso pra dizer: descubra as semelhenças...

O telmóvel

Se há alguém a quem se deve este blogue, esse alguém é Manuel Cajuda. O rai do homem é meio pró esquisito e, como não é igual aos amaricados que dominam os PowerPoints e essas tretas, todos pró engravatado, há prái umas maltas que não gostam do homem. E eu pergunto (com cara de Paixão antes de dar uma cotevelada no JVP): MACJÊTE? Atão o home não é bom treinador? Atão o homem, vindo da terra dos pescadores, não deu um "bigode" ao agricultor, Octávio "se-um-dia-falo-o-prédio-vai-abaixo" Machado (o precursor dos três trincos nesse Sporting de Oceano, Pedro Martins e Lang, se nã'm'engano - curta incursão pelo futebol indígena) nesse célebre fcp vs braga, prá taça de portugal. Alguém se alembra? Todos se alembram, claro. Só não sei é quem é q'lhe ligou pró telmóvel...

o lôletane do cigane

Mais um desvio do eixo dos menes maus, para partilhar uma dúvida que me manelassola:
Já virem bem aquela zona central do rival do campinense colheita 2004/05? Deve ser só velocidade de execução!!! Dupla de centrais: Jorge Soares e Xavier. Trinco: Bruno Caires.

Sério candidato ao Prémio Paulo Almeida no final do ano.


É ASSIM, SIM!

...sim, o título deste "projecto" (ah ah ah ah ah) foi uma crítica subjacinta a essa equipazeca da 2. ª Divisão Distrital. Em cinco anos tão a jogar... em Ayamonte!

Bem... não sei se falo pelo bada...

Fare vs Olheum (2)

non solo calcio: Tiosk do centecomcial vs Tiosk do valter na ávnida

ok, ok, o da rua de santantoine tem revistas do mel mas na tem dildos... mas vejem lá esta merraça a propoizite: http://www.tsf.pt/online/radio/interior.asp?id_artigo=TSF155759

E não, o roto que tá na peça não é mesmo o proprietário do estabelecimento, que esse até títulos da operação curação chegou a ter com moldura e tudes


Mexe da equipa... queim?

O Manel Balela passou muito tempo como adjunto do Paco (bem... não tanto tempo como o irmão), e passou depois pelo zé arcanje, onde a malta de Olheum gostou bastante dos dois anos (mais coisa menos coisa) em que esteve à frente da equipa.

O futebol praticado na era mau de todo, faziem bons resultados e tal, mas havia um piqueno senão... ele parecia demorar a mexer na equipa. Não acompanhei jogos dele noutros clubes (por razões óbvias) e não sei se ele é mesmo assim ou se era mesmo por falta de alternativas no banco rubro-negro de então. Ora, um grito que se ouvia muito da bancada era "mexe da equipa balela" (sim, "da" e não "na"). Era assim que a modos que um grito usual e muita gente o aplicava. Principalmente o pessoal que ficava na bancada atrás do banco rubro-negro.

Ora, após o balela, passarem treinadores em monte pelo Olhanense... o próprio irmão dele, o piteco, os preferidos do bada (horaice e sá pentelhera), gorriz ialtsin, etc., etc. Até que um dia tinhamos lá o Urbano, tipo já 4 ou 5 anos D.B. (depois de Balela), que pegou na equipa numa altura angustiante para o Olhanense, salvando a equipa da descida à terceira "in manés & piticus".

A ponta final de campeonato com Fábio Feliz (por tar em Olhão?) e Pálsérge (o actual mister) foi espectacular e salvou-nos da descida, mas os primeiros jogos urbanescos forem iguales aos dos outros 3 ou 7 treinadores que tivemos nessa época... atmosfera tensa na entre os adeptos, os maus resultados sucediam-se, alternávamos o seguramento do fóxe vermelho com o Atlético, e eis que, num desses jogos angustiantes, surge da bancada o desanuviador de ambiente, da boca dum bendito CARAMELO: «MEXE DA EQUIPA, BALELA!!!».

...

Na tem graça? bahhh, you had to bi dere, dear.

ATENÇÃO: agora não vaiem prós jogos do oriental de pechão amandar com este grito para desconcentrar o moço...

Bada-barlavent extra-feature (1)

Isto é mais eixo dos maus (farolheum), mas sempre que nos alembrarmos podemos falar doutros quadrados (não, não queria escrever quadrantes) do algarve, principalmente se houver motivo para os deixar bem vistes.

Esta acho que já veio até no cautchu, mas fica sempre bem aqui... parece que o presidente de um certo clube algarvio que não vamos dizer o nome para não ridicularizar a pessoa em causa (e também não vamos dizer que estava o ano passado na Divisão de Honra nem que tem camisola às riscas verticais pretas e brancas) apareceu todo contente antes dum jogo da época passada, a dizer a jogadores e colegas de direcção que estava uma presença ilustre no estádio... "aquele gajo que aparece em monte na revista Caras".

Ora, o adversário era o Salguêres, e já tão a ver quem é, na tão? Pois... parece que o responsável máximo do emblema barlaventino desconhecia as competências "técnicas" do homem em questão. Má que jeites, moço marafade?

Pista: o gajo que aparece na caras tem uma filha que faz novelas e tudo...

Posto dos correios

Em nome da "cuperação" entre Fare e Olheum, expressa neste Algarve-Desunited, estamos receptivos a ideias, sugestões e contribuições, para tornar este blogue uma coisa de "excelência" - como diz o presidente de câmra de Faro, o Zé do Besouro (ou Zé Vitrine).

Projectos megalómanos "a la Rui Fernandes" para: bada_bing@mail.pt.

Fare vs Olheum (1)

Eis uma resenha das poules iniciadas na caterneta...
para breve adenda(s)...

Évora vs King
Edinho vs Hassan
Belo vs Mosca
Trêbeiço vs Marissol
Saturnino vs Turmuge
13h50 vs Flipinho
Padinha vs Horta da Areia
Bairro dos Indios vs Atalaia
Mercados vs Praças
Rua de santantoine vs rua das lojas
Siroco vs Penha
Reitoria vs Bagdad
11 Cacas vs India
Paco Fortes vs Ademir Vieira
Pitico vs Có
Reina vs Reina
Casa Verde vs Casa Dias
Carlos Pereira vs Bila
Papa 24 vs Pan & Cake
Safol vs Forum
Zara vs Casa Mané
Largo da Feira vs Cidade Velha
Gardi vs Calquinhas
Jardim pescador olhanense vs Alameda
Cajuda's vs Jurdau
Ualg vs Alberto Iria
Rua do Crime vs Salão de Jogos
Herculano Valente vs Zé Mealha
irmãos Cabrita vs irmãos Horta
Marítimo Olhanense vs Bonjoanenses
FC Bias vs FC São Luís
SL Fuzeta vs Faribenfica
RCS vs RTVA (ou Restauração?)
O Franguinho vs A Frangaria
Chique Leal vs Zé Vitrine
Cova da Onça vs Coiro da Burra
Moncarapacho vs Montenegro
Aeroporto vs T
Gelvi vs B-Side

segunda-feira, novembro 15, 2004

Da mítica Bancada do Pingo Doce para o resto do mundo...

A mítica Bancada do Pingo Doce é, para quem não sabe, um "pincel" feito no São Luís - estádio do mítico Farense - ainda ninguém sabe bem porquê. É uma bancada que não vale o dinheiro que lá foi gasto (e já terá sigo paga? nem sei). Depois, tem para lá umas salas que serviriam para utilização mas que nunca viram a ponta de um corno lá dentro. E tem o Pingo Doce, ou se faz as compras de fim-de-semana. Não tem pala. Ou seja, tá-se à chuva. 8 mil lugares sem protecção. Eu só lá fui uma vez. O mítico José Arcanjo tamém tá em obras - ó Melga, escuta (como diz um amigo meu): se é para construir uma bancada tipo Bancada do Pingo Doce, mais vale tar quieto, nã?

Como nã me alembrava de mais nada para escrever aqui, lá foi disto. Acedi ao amável convite do Melga, após uma discussão na Caderneta da Bola que já vai em quase 100 comentários. E que isto seja o início de uma grande confraternização entre Farense e Olhanense, os dois maiores representantes do futebol algarvio (sorry, hein, malta do Barlavento...).


na te vás embora choque!

Pessoal, tendo em conta uma discussão começada no excelente
http://www.caderneta-da-bola.blogspot.com
vamos começar esta merraça...

Estatuto editorial?
Logo se vê... pra já vai ser sobre bola em Olhão e Faro, desculpem lá os moços de Taviras, Loleis, Légos, Budens, Ferragundos, Ameixoeira Grande e Burgaulhos, etc, etc, mas aqui é só pra terras que respiram futebol, não há cá lugar pra modalidades de peidosos e invertidos tipo râguebi (dass, ondé que já se viu, enfiarem a cabeça no anus do outro), andebol (só com as mãos... bahhh, meninas), ciclismo (rapem as pernas e tudo mó... rotos...) ou basquete (já repararem nos jeitos dos braços quando lançam a bola? Ai ela...).