ALL GARB DESUNITED

sexta-feira, abril 01, 2005

A SAGA DOS APANHA-BOLAS EM OLHÃO

Ainda a saga dos apanha-bolas em Olhão, agora que me fizerem alembrar doutra estoria. Se o admira bolas viu o zé cabra cá do sítio levar um "get out" à la elaine benes a poucos metros dele, então que dizer dum jogador que está em campo e vê o irmão mai nove, que era apanha-bolas, levar um chegarparlá dum jogador adversário?

Foi o que aconateceu ao Palrusse, que hoje em dia ainda joga no klatrense.

Era um jogo do Olhanense com um camachico ou portosantopedofilense qualquer, acho que a um dia de semana e tude, jogo a acabar, daqueles meme sem interesse (cumprir calendaire? jogo adiado devido ao Tiago ter tido um ataque de pânico no aeroporto do funchal e ter impedido qualquer avião de levantar voo?) e o gajo dos outres empurra um dos calhabanas mai novites (costumo encontrá-lo, logo o confronto com este souvenir do passado tb) que tava a apanha-bolas e... o irmão mai velhe, o palrusse, que jogava a médio drete, ali mesmo a poucos metres... faicamane... até se passou. Acho que ainda hoje o madeirense (que era mais provavel que fosse brazlere ou jugueslave) deve tar a bater mal com a furia do jogador do Olhanense. Será que o Russe disse-lhe «oi, vê lá qué mê irmão» ou partiu logo pra cima dele sem dzer nada??? Já nem me lembro bem do que aconateceu, mas houve alguma confzão, houve.

Bem, o que eu sei é que ainda bem que o ApanhaVacas dzeitiu dessa carreira, pois se fosse hoje em dia, acho qna era um empurrão que ele apanhava, nã senhoras, mas arriscava-se a levar uns belos duns chutes & pataces, que bem o podiam confudir com a bola!

UM QUESTÃO LATERAL



Esta já me fez descer apressadamente os degraus da bancada poente do josé arcanjo para fazer uma placagem frontal à personagem central (ou deveria dizer lateral?) desta estoria.

A cena é: há um cantaroleiro de olhão, ex-novo marco paulo (estas coisas nos anos 80 eram tipo novo futre) e agora acho que fadista, que foi apanha bolas nos jogos do Olhanense conde era pute. E, num certo jogo (de boa memória), foi empurrado por um número 2 da equipa adversária que estava apressadinho em fazer o lançamento. Um petiz de 10 ou 12 anos levar um emprrão dum homem feito revolta quaquer um e é coisa que fica na retina.

Agora a questão é: quem foi o conhecido lateral direito que cometeu esse acto cobarde para com um feture ícone da música popular lusitana?

É que no final da década de oitenta o Olhanense fez dois grandes jogos que ficaram cravados na alembradura da malta, ambos-os-dois porque ganhemes 5-1. Um deles foi à Académica, para a Taça, e o outro foi ao Louletano, na altura em que os dois clubes algravies lutavem pra subir à 1ª Divisão. Ora, houve aí um dia em que eu e o AdmiraCaca tavames na bola e começámos a discutir quem tinha sido o lateral direito que tinha dado o chegaparlá ao cantadeiro. Ele diz que foi o Milton Mendes (LOLtane), à força, e eu que foi o Mota (Briosa), à força.

Já na malembre se foi nesse mesmo jogo, mas quando ao intrevale vi o ex-apanha bolas passar lá em baixo, galguei os degraus com a velocidade que a eterna ressaca de sábado ao demingue permite e arzolvi confrontá-lo com a nossa dúvida existencial.

"Epa, quem foi o gaje que te empurrou quando eras apanha-bolas, o da Académica ou o do Louletane?"

O gajo fica a olhar pra mim, meio apardalado, misto de envergonhado porém orgulhoso de pelo menos dois marmelos terem tade a falar dele e perderem espaço de memória no disco mentalígido a pensar nessas merraças e responde tipo para não comprometer nenhum dos dois e para não admitir que não se lembrava, arresponde com aquela voz inconfodivel:
"Foram os dois! Fui empurrado pelos dois!"

Tás a ver ó Ademirvieiraalcantaravaca?
A gente perde mesmo tempo com merdas que ninguém liga nenhuma!
(mas continuo na minha: foi o Mota!)

quinta-feira, março 31, 2005

VASCOlhanços

Mas quantos é que na passaram pelo futebol tuga?


Equipa-tipo do VASCO 87: Acácio, Paulo Roberto, Donato, Fernando (Moroni) e Mazinho (Lira, Pedrinho); Dunga (Henrique), Geovani (Luís Carlos) e Tita (Humberto); Mauricinho (Vivinho), Roberto e Romário.


Equipa-tipo do VASCO 88: Acácio, Paulo Roberto (Cocada), Donato (Célio Silva), Fernando (Leonardo) e Mazinho (Lira); Zé do Carmo (França), Geovani (William) e Henrique (Dirceu, Ernani); Vivinho (Mauricinho), Romário (Sorato) e Bismarck (Roberto)

MA PRA QUE ERA TANTO?

Brasileiros no Farense? Sim, forem muites, mas não de tante pedigree como no Loletane no final da década de 80. Enquante os filhes de fare íam buscar moços ao são josé dos campos e ao tiradentes (descobrindo alguns verdadeiros craques - e ídolos de adlescências do Bada - entre as enxurradas de peladeiros), o rival do campinense não brincava em serviço. Com o intuíto de subir de dvizão, e com o alto patrocínio da autarquia e arredores, os moços íam directamente aos grandes clubes brazucas, tipo ao Vasco da Gama buscar Henriques, Fernandos e Mauricinhos, que não eram propriamente "internacionais", mas já valores seguros da primeira linha do campeonato brasileiro (e penso que alguns deles até tinham alinhado nas selecções jovens). Na malembragora, mas o tal do Sorato chegou a ser muito falado, não sei é se chegou mesmo a vir. Cheguei a ter um colega de trabalho que (diz que) colaborou no Louletano nesse tempo e (diz que) eles estiveram quase a trazer o Mazinho, também do Vasco da Gama na altura, e que se sagraria campeão mundial em 94.


Mas não foram só esses. O Tonanha (ex-Salgueiros e Boavista) e o Eloi (ex-Porto e Boavista) que tá ali em cima, de cócras, e que era muito cotado no Brasil e em Itália (veio com o Juary de lá, para o FCP), tombeim passarem pela terra da tia anica. Mas o que cá durou mai tempo ainda foi o Pagani, que jogou até aos 40 e na sei quantos e acho que ainda hoje faz parte da equipa de futsal deles. E atenção que esse atleta de dEUS também não veio de um botafluminengo de japarecuagá de ribeirão branco nenhum, não senhor. Veio do grandioso Santos FC, clube por onde passaram grandes nomes como Pélé, Diego e Paulo Almeida.

Pois é, esse Lôletane era cheio de nomes, sim senhor, mas na sei pra que era tanto, pois nunca chegarem a subir à permera dvizão. E em Olhão pra eles chegou só o César. 5-1 da bolha até souberem a pate.

quarta-feira, março 30, 2005

LIDL - II (Liga dos Imigrantes De Leste)



Este malcagem na foi tipe o gá que veio pó Sãluis tentar substituir o Fernando "Rambo" Cruz? Agora tá no staff tenick do Vojvodina:
http://www.fcvojvodina.co.yu/prvitim.html

Acho que ainda o vi jogar em Olhão pelo Belnences, com o Emerson e o Mário Aires e o camandre. Acho que até o mister Palserge fazia parte dessa equipa. Nesse dia fiquei a saber que os pasteis até tinham alguns adeptos em Olhão, nunca mais me esquecerei dos 3 ou 4 marmelos de olhão que tavem lá com merdas azuis e não do Olhanense...

terça-feira, março 29, 2005

SORTE DO CAMANE

Há uns tempos a malta escrevia aqui sobre um certo ex-jogador que correu 3 ou 4 equipas algarvias e agora é treinador, e qna conseguíamos arranjar imagens do gajo na net pra ilustar o post...

Pois, agora agora é só ir a http://www.tvi.iol.pt/quinta/home.html

Como diz uma amigo meu companheiro de idas à bola no seu tom inconfundivel: «tristeza!»

MAIS UM (JOVEM) EMPREENDEDOR



Acho que ainda ninguém tinha feito referência, mais um sinal da tal tendência de ex-futebolistas abrirem estabelecimentos ligados à restauração na baixa de Fare. Desta vez é o Êjéne, antigo defesa lateral que jogava nos dois lados, de estirpe pacforteana. Passou pelas camadas jovens de Alvalade (da geração Futre & Litos, para quem não soubesse) e como senior vestiu as camzolas do Estoril, Olhanense, Couvelhã, Farense, Braga e acho que do Sambrazense tombeim, tipo já só pra fazer perninha ou favor ou lá que foi.

Além do negoice sempre rentavel das refeições em conta na baixa da capital algravia (que acho que ele já tinha exprimentado em sociedade com o Hassan... confirmas, bada?), ainda é adjunto do Balela no Farense, e parece que a principal função é defender com Paixão os seus jovens jogadores dos ogres que vagueiam pelos confins dos montes gordos da 3.ª Divisão.

DE VOLTA E COM UM QUIZZ

Se eu na digo nada, ninguém diz nada, ai, ai... bem... ao menos assim vamos na senda da nossa inspiração, a caterneta, cujo "pace" é verdadeiramente sebastianico.

Então aqui vai um pop quizz, hot shots: qual o ponto comum entre as últimas eleições no Olhanense e o filme "Italian Job"?