ALL GARB DESUNITED

sexta-feira, abril 08, 2005

PALOP'S JET HAND LEG

Voceias já devem pensar que eu invento metade das histórias, mas eu juro que são todas verdade. Verão de 1990, passo pela rua das lojas (Rua do Comércio de Olhão), já passava das 19h00 pois as lojas estavam todas fechadas. Passo em frente à Rosal (que era uma loja de electrodomésticos, onde agora é a Marília & Martins) onde tavam um monte de televisões dentro da loja. Tavam umas quantas sintonizadas acho que na europsport ou algo do género, e parei uns instantes tipo "mó que jogo é este que tá a dar?". Era um daqueles jogos do mundial 70 ou 74, argentina-holanda, quase de certeza, ou tipo as melhores partes desses jogos.

Quase sem eu dar por isso aparece-me um preto ao meu lado, todo interessado na futebolada, também. Começa todo contente a dizer em voz alta o nome dos jogadores, tipo a exibir-se: "Kempes!"... "Cruyff"... "Irmãos Olvieirinha!" (pronto, ok, está última é peta).

Cabrão do preto (nada de racismofobias, meus caros, eu podia ter dito cabrão do gordo ou do loiro se fosse esse o caso) já me tava a chagar a paciência, eu fazia que nem o ouvia, até que começa a dar outra merraça qualquer. Repetição dos melhores momentos da Taça dos Campeões dessa época, Marselha-Benfica (Lima e o seu violão e golos de sonho, paneira impotente perante lobo mauzer), depois terá dado o resumo do jogo que o Milão terá feito para chegar à final e, depois, o grande momento: Benfica-Marselha, na Luz. O tal que o Tapie disse que se perdesse podiam passar a chamar-lhe Bernardete (acho que na prisão havia quem o fizesse) e o Veloso, aquele moço que devia tar todo confiante por dois anos antes ter dado uma Taça dessas ao PSV, afirmou peremptoriamente, lembro-me como se fosse hoje: «era o que faltava, não conseguirmos ganhar ao marselha por 1 a 0 na Luz».

Ok, voltando a situar a malta, isto era o verão de 1990, já tinha sido jogado a final em viena e tudo, já tinhamos perdido com o milan, e a europsort tava a dar os melhores momentos da 2ª mão da meia-final na Luz, em que o Vata fez aquele "milagroso" golo. Quando, em frente à Rosal, o preto que tava ao meu lado vê o golo do angolano e dz, obviamente: "VATA!"

Pá, ainda não tinha lhe respondido nada, mas apeteceu-me dizer algo tipo "Não, aquele é o Magnusson", mas o cabrão nem me deixou falar sequer, ao ver a repetição fica tipo de boca aberta, dá um passo atrás, abre os baços, joga as mãos à cabeça, sei lá o que mais e mete-se aos gritos: "É PÁ... FOI COM AS MÃO! FOI COM AS MÃO!"

Situando, novamente: isto já tinha passado de certeza mais dum mês do jogo, era verão, até a final já tinha sido disputada.



E o que faz o Vata Matanu Garcia hoje em dia? Hoje mesmo não sei, mas o ano passado era "Treinador de Picos de Desempenho" na EUROPEAN FOOTBALL INSTITUTE que, como se tá mesmo a ver pelo nome, é na Austrália. Vejem aqui debs:

http://www.eurofi.com.au/staff.html

CAPITAL DA RIA FORMOSINHA E...

A PSP de Faro deteve dez pessoas por tráfico de droga na cidade algarvia de Olhão e notificou seis estrangeiros ilegais no país, durante a operação "Polícia Sempre Presente", uma iniciativa de âmbito nacional.

Durante a operação foram apreendidas mil doses de haxixe, 650 doses de cocaína, 35 doses de "rebolau" (mistura de cocaína e heroína) e três balanças de precisão.


SÓ FALTA UMA EQUIPA NA PERMERADIVIZÃO, CAMANE!

quinta-feira, abril 07, 2005

THE OTHERS



Os blogs dos outros.... pá... caterneta e os cromos foram a nossa inspiração, o hunezaros a influência pós-puberdade, mas o BNA foi sempre o prazer proibido. O tal do elegénio botava palavra, lá isso botava, mas aquilo cheirava desmaziade a tou-aqui-tou-aqui. All over it em monte.

Confesso que não acompanhava de perto a verdadeira vida paralela que eram os comments (teria de ter, eu próprio, outra vida paralela, mas acho que um tal estróininho era a vedeta e/ou o eu?genio), mas lia sempre os posts, nem que fosse na donbalongonal, naqueles textos tipo conversa que a malta confidencia sobre questões profissionais como o "aqui que ninguem nos ouve". Foi assim que nos ultimos dias arreparei numas referências à amizade com o moço do boavista, e vi logo que ia acontecer cóquercoisa como quando escrevinhou que certo jogador estava "todo roto" e depois arrependeu-se...

QUEM QUER CASAR COM A CAROCHINHA TÃO FORMOSINHA E BONITINHA? O JOÃO AGATÃO, PÔSCLARE...

Ricardo Formosinho foi apresentado ontem ao plantel do Santa Clara, sucedendo a Francisco Agatão que retoma as funções de técnico-adjunto.
(...)
A mudança no comando técnico, explicou Paulino Pavão, foi "a pedido de Francisco Agatão, que sugeriu a entrada de um treinador mais experiente".




Pois, pois... e o livramente foi par lá por cá que sempre quis ver o oceano e o ciudad estoica disse-lhe que era mnite. Mó... na tá lá muita empocrezia no futebol não...

terça-feira, abril 05, 2005

ÔVIDZER

Que um membro do staff deste blog tem andado menos participativo devido a uma incursão por uma carreira cinematográfica.

Ó MENES UM, DÉ!



Epa, lá houve um ex-jogador que, ao lançar-se num negoice na baixa de fare, não optou pelo tradicional restaurante, mas sim pela tradicional casa de desporte, reavivando uma velha tradição em falta, qjá começava a fazer falta reavivar.

Um dos novos futres da década de oitenta (este versão slow motion), que ainda chegou a jogar naquela equipa que durou um ano na 2ª Divisão, o Valpaces e que o cajuda tentou lançar em pertimão na permera divisão mas que na teve estrelinha e acabou por voltar pa olheum.

Falo do Oliva, novo proprietário da Casa Xáby (que me dizem os mai velhes foi um grande jogador do Faribenfica), moço da geração do cárreis e águste, que tinha um belo pé esquerdo e ainda vi fazer coisas mnitas de rubro negro. Mas também o vi falhar um golo de baliza aberta (sem guarda-redes, tipo na pequena área, mandou por cima, era só encostar, e ele encostou, o peito do pé numa bola que vinha a rolar plo chão, que, como tão memaver, levantou percima da barra em monte) que me fez pensar, tipo com 13 ou 14 anos: «moss, depois de ver esta cena acho que até na sou assim tã mau e pode ser que ainda tenha future na bola». Mas na tive.

segunda-feira, abril 04, 2005

CAFÉ RELOIGE É QUÉ?



Já tinha perdido o vício de espreitar a página da 2ª B no Record à 2ª, desde que o loltane do cigane largou os lugares cimeiros (ou seja, praí desde setembro), e normalmente passo directamente da Onra prá Serie F, paver comé que tão os vzinhes todes.

Vim agora do sector do mê clega moço da vila (qué má farense que zulitanense o cabreste) a quem espreite o record todes dias e por acaso parei na página da 2ª B zona sul, a qual eu snob e conscientemente deixara de dar mais que meres segundes de atenção, tipo vida nova armado em novo rico (mas forem muites anes a espreitar aquela pagina debs, dá uma nostalgia do camandre, meme após a nossa equipa ter perdide na capital do apitôrade).

E quem é que eu spotto logo na única tugarfia? Um dos campeões nacionais da 2ª B - Zona Sul da época passada, o Márcio Camacho, um ex-menino qride do menino nelinho nos tempes de mariteme (moss, depois do vingada e do monhé quem é que eles vão buscar nessa linha? O bibi era desmaziad obvio, mas um treinador das camadas jovens até na tá mal pensade).

Márcecamache, ex-futura grande esperança do futebol madeirense, coerente exemplo na linha dum joão paulo (eterno nº 16 dos sub-21 na década doitenta), carlos jorge ou zeca (a regra que confirma a exepção paiva), joga agora no... Camacha (o que tombem tá bem, o Bragança quando saíu do Olhanense também foi pró... Bragança)!

Esse camache até era um bacane bacanaço, apesar de na ter visto ele jogar assim muntas vezes. Na malta havia quem gostasse dele porque diziam que tinha uma gaja muita boa (puracaz nunca vi), mas eu era mais pela rodada que pagou à malta certa noite gloriosa na casa do benfica. Ele, o cidade estorica mais o vidigol. Porra, que foi apenas há um ano (ou menes) mas já tou com a nostalgia em monte dessa grande época 2003/04 que a gente iniciou a pensar que era pra na descer, quando vimos as contratações e a aposta num treinador que era jogador no ano antes.

Ah, e isto tude começou porque parei na página do Record dedicada à zona Sul, e porque não conseguia parar de rir do patercinador duma equipa na tugarfia do jogo em destaque: CAFÉ RELÓGIO! Fui a ver melhor, o jogador que eu tava a arrparar era o tal do márcio camache. Que agora joga no Camacha.

Maqrai de sponsor... será que o Café Relógio dá os tais 10 ou 15 mil contos por mês ao Camacha?