ALL GARB DESUNITED

sábado, novembro 19, 2005

REVISTAS DOS JORNAIS

Não, não é o Cajuda que vem na capa da Dez como o Manelzei a semana passada, desta vez refiro-me ao regresso de Joel NITO à GR (vem com o DN ós sábades, parquem na sabe. Mas tamem é só até ó fim do ane), não para a sua cluna habitual, mas num extenso artigo sobre o grande JPC.

Comprei e li logo, mas... pfff... a montanha pariu um rate... homonimos, novo mec, yada, yada, nada, nada, nada de especial que não se soubesse ainda (bem, ao menos fez-me revisitar a COLUNA), para donde ê costumava mandar umas postas de pescada via crrei dos lêtores, an tenhe mede damitir. Enfim, terá faltade temates ó mecinhe pra fazer o mesme que fez à tadinha da Catarina. Será que... por o JPC ser o seu RAW model?

sexta-feira, novembro 18, 2005

MEMOIRES!

Faz hoje 15 anos.

Não ligava nada à bola antes desse Verão de 90 - quando completei oito anos. O Farense tinha ido à final da Taça de Portugal, jogava com o Est. Amadora e eu não sabia de nada: não fui e perdi um momento histórico. Nem sequer me lembro de memórias televisivas. É um dos meus lamentos. Só me lembro, um pouco antes, de perguntar ao meu pai, quando li uma vez no jornal, o que era o Fafe (presumo do Rachão), que nessa altura deve ter participado na I Divisão.

O Mundial'90 foi a descoberta do fabuloso mundo do futebol. Era o fantástico Roger Milla, o Bell, o Higuita. Era o Maradona, o Skuhravy, o Burruchaga. Era o Matthaus, o Moller, o Illgner. Era o Toto Schilacci. Era a Checoslováquia. Era a Jugoslávia - do Ivkovic e do Stoijkovic. Era o Egipto e a Irlanda dos guardiões Shoubeir e Bonner. Era a Holanda. Era tudo. Era o princípio.

Caraças, dei por mim a ler A Bola e a ver na RTP a bola. Que raio. Afinal, descobri pouco tempo depois que tínhamos um clube na cidade entre os "grandes". Caraças, pai, levas-me ao jogo? - foi a primeira pergunta. Era o meu primeiro jogo.

18 de Novembro de 1990. Faz hoje 15 anos. Há 15 anos, descobri a bola como ela deve ser. Era um Farense-FCP. Estádio cheio, emoção a rodos. O meu pai levou-me ao estádio, conseguiu que eu entrasse e deixou-me sozinho - foi para o carro ler a "História". E eu, que fiz? Observei. Era uma emoção do caraças. Um jogo de bola ao vivo, o primeiro.

E os Farense-FCP, no São Luís, sempre foram mexidos. Este não fugiu à regra - foi o mais mexido. Jogo emotivo, 0-0 aos 90'. Um minutos depois, Sepa Santos, o "bolinha" (termo carinhoso aplicado pelo melga numa conversa que já tivemos sobre a data), marca penálti contra o Farense. Aprendi com os outros e comecei a chamar nomes ao árbitro. Estava ali na bancada central, que porra! Paulo Pereira, o central, marca: é o 0-1. Acaba o jogo.

Vou-me embora logo. Passo por onde? Pelo banco do FCP: estão lá Pinto da Costa, Hernâni, Octávio, Artur Jorge (agora, sei quem são; então desconhecia a sua identidade...). Olho para cima: vejo garrafas de água a voar, vejo milhares de objectos a voar, vejo aqueles senhores a correr, vejo os da casa a gritar, a insultar, a "mimar" os outros com os nomes que eu nunca sonharia gritar na altura. Vejo o futebol a sério. Corro para fora, só penso em livrar-me da confusão.

Chego ao carro, o meu pai continua a ler a "História". Eu estive lá, o meu pai passou ao lado. Ouço no carro mais detalhes, chego a casa vejo na TV a polémica, o autocarro, as pedras, a confusão. Ficou para a história. Foi o meu primeiro jogo.

Faz hoje 15 anos.

INDA DIZEM CU NOSSE BLOG É ABZADOR...

Quando li ESTA a pirmera vez até pensei que fosse um blog a "sério"... mas nem dei munta empertancia e agora que li com mais atenção... dasss.... vejo que estes gajes are fuckin' taking the piss big time... COMPLETAMENTE! Fónix... vão falar mal e escrever bem assim (de graça???) pó rai que vos parta...

"NÃ VAIS FEGIR DE MIM..."

...dezia ele pró JVP nos tempes aurélios dambos os dois. Nã sei como tá a cena do Farense, se vai jegar demingue ou não, mas acho que um desafio entre a mais representativa formação da capital e o bêramar de monte gorde é uma boa altura para recordar a carrera deste cuíco pure sangue, que me habituei a ver jegar como desfeza esquerde, desfeza dreite, desfeza central, trinque... ou seja, sempre em tarefas mais defensivas (ou destrutivas) que criativas. E, clare, a marcar impiedosamente o JVP (e talvez o Paixão só não tenha ido para o SLB como o Andrade porque estava lá o Cadete no plantel).


"António Borges era o mê IDL"

Ora, aqui há 2 ou 3 anes fiquei tipe bocaberta du ver a actuar com o númbare 10 e a braçadêra de capitão do Zulitane de Vrressá, conde os moces da vila voltarem á 2ª B e jegarem com o Olhanense! Digames que na é propriamente o jegador que eu tava á espera de ver a marcar todos os livres e cantes e a condezir o jogue tôde da equipa. Mas, then again, tamem o Peti Bule faz isse no Benfique...

TRAUMAS DA TAÇA

170? Aljestrel é capaz de ter um pouco MAIS...

PERDOA-ME MANEL (3)

Perdoa-me MANEL ZEI, por ter colocade em causa a tua competência e te ter atribuído coisas que nem ao Pézêre lembravam.

Munta gente pensa que quem tentou despedir o manelzei por "incompetencia" foi o grande Vale, mas, não me canso de avivar memórias, essa foi apenas mais uma das grandes jogadas da era Damasiana. Gostei também da OPC ao Pedbarboza conde ele tava do guimarens (logo a seguir à saída do ricosta), assim como da memorable quote "esse jardel também, só sabe é marcar golos, mais nada".

Contudo, a pior coisa que um gajo poderia dizer do grande Faraó Manelzei acabei por ser eu a fazer... e agora tento redimir-me. O que fiz eu? Responsabilizei-o, "apenas", pela contratação de JORGE SOARES, quando, na realidade, essa obra foi realizada pelos mesmos autores que nos trouxeram um tal de Martin Pringle para ser pago para dar pontapés na bola no nosso país: a cotada dupla Tóni-Autuori.

O seu a seu dono e a mim o castigo que mereço. Só por isso, esta noite vou auto-flagelar-me, interduzinde deliberadamente alcool no meu organisme (via oral).

quinta-feira, novembro 17, 2005

PERDOA-ME MANEL (2)

Perdoa-me ó MANEL HAPPY (e eu sei que vocês sabem que eu saberia arranjar outra palavra em inglês que quisesse dizer o mesmo), sei que és um homem de palavra(s), mas é muito
p(s)eido-lirismo pá minha camnete. Sei que vais tar por Fare no fincemana ou lá quié, mas eu não vou ligar denhuma a isse. Maiquefazer.

PERDOA-ME MANEL (1)

Desculpa, MANEL JUÃO, mas nã vou vetar em ti.
Pelas razões já aqui escarrapachadas e noutros lades ARRLEMBRADAS. São valores munte mais altos que sérguem: a união pelo Algarve, Olheum e Bolicreme.

MÓ... MÁ CABÊLE É ESSE?


"Novo Rui Costa? Calméx... para já
tou a seguir as pégadas do Paulo Pilar."

ALGRAVE-MAIS-DESPORTE-IOLÉ-OLÉ-PONTO-PÊTÊ

Quenhece as barréquinhas, os calhabanas e as cabanas de tavira, mas agora fiquei a quenhecer o CABANITA tombeim. É drijente do clube da terra algravia perfrida do Rui Nereu, do Bruno Elídio Vale e do Ricardo.

Uma pregunta (goste tante condas pessoas antes de fazerem uma pregunta anunciam "uma pregunta" come que a ijir resposta...) pra voceis do nuorte: voceias tambem dão apitetos às vossas trriolas tipo capetal de colquer cosa vostra? Capaz, capaz... voceias tenhem plo menes a capital do calçade, do móbel e dos ouro nos apites... mas ache ca gente aqui em baixe abusa um becade disse... tá em monte a montes demais... é desde a capetal da rifermoza ó frangue...



Mas tenhe de dzer ca minha perfrida indé a do pôlve, abençoada SANTALEZIA cheia de graça e de sabores! Perponhe que mudemes o nome para Octopussy ou La Piovra Nostra, ou algue do génere.

quarta-feira, novembro 16, 2005

UM BLOG ENTRENACINAL... MAS NÃO MUITO

Já sei, há quem perfira este blog quando fala de coisas mais local's ou mais regional's, mas não sejem assim, going international (ou japanizze, tipo aqueles moces franz lez ferdinand conde erem mai velhes) tamem é bom, devêjenquande.

Mas ok, bora lá fazer algo mesmo mesmo mesmo lócale. Tipo... a selecção de melhores jegadores de Olheum de todos os tempes. Eu meto já dois da equipa: o Yazalde e o Stromberg. Indiscutiveis, penso eu de que (alembrei-me diste quando vi ESTE. É empressão minha ou a parte de baixe da Zara na baixa de Fare era uma sapataria desta merca?).

BORA LANÇAR O BOATO?


"Não quis assinar pelo United, pois vou pró Stars.
Afinal de contas, já joguei pelos All Stars daquele
tipo que tá sempre com o Pálxina."

(e sim, a minha camisa só dá pra ver com pay per view)

SINISA A.C. (ANTES DE CÉSAR)


"Ai, Vitó... tira-me da carica..."

Antes de César qué como quem diz... antes de ir pra Roma, onde se costuma dizer que se deve ser remane. Ora, antes de ir jogar prá Lazio ou pró ASS, ele jogou em Génova, pela Samp. E, praí per volta de 93 ou 94, o Porto calhou do caminhe da Doria. Ao ser entrevistade por um jernalista, o jovem Sinisa (então ainda com mullet e ainda a jogar a médio ala - sim, ala - esquerdo) falou do que conhecia da equipa pertuguesa sem qualquer tipe de complexe: "TÊM O GÁDARREDES MAIS BONITO DA EUROPA".
Ou... terá dito mesmo do munde enteire?


"Só por dizer que o outro portuga teu homó-
-nimo é mais bonito que tu? Não me faças rir..."


O azulade diz que quer o mp3 (alguém ajuda?), mas acho que isso foi mais tipe enprença escrevida. Causou aquela impressão do "estarei a ler bem?", os tempes eram ôtres, mas que não deixa de ser bonito esta ausência de complexos hetero por parte destas figuras púdicas. Pode-se dizer que foi métro antes de Beckham.... bem, mas agora também já não vou mudar o títale, pois o César também é um bom exemplo.

AINDA O GOLFE...



Tentei (i)lustrar o post do maifei com um foto dum futboleiro a jegar golfe e lá consegui o shearer aquele bar, mas queria mesmo era o rascoigne. E... encontrei. Acreditem ou não, o gajo a rebolar na relva nesta foto é o ex-nosso Gazza.

Aliás, estas acrobacias no green fazem parte da História: aconteceram horas antes do Glen "acredito que os deficientes cometeram pecados noutra encarnação" Hoddle lhe ter dito que não o ia levar ao mendial de 98.

Se tiverem paciencia podem ler a merraça destoria toda AQUI.

ACHEI, FINALMENTE!

No outro dia fartei-me de percurar ISTO, já na malembro perquê, mas a conversa do Sinisa Mihaylovic antes do Porto-Sampdoria dá mais de de dez anus deu-me novo alento.

Ai, ai... também gosto de alembrar o dia em que o GENITO escreveu que o césar estava "todo roto" e depois apagou, arrependidinhe da silva andrade... enfim, coisas de homens do nuorte... tivesse o Serrão feito o mesmo com a estoria do "anda tudo calado que nem um melão"...

terça-feira, novembro 15, 2005

JÁ ME LEMBREI / NÃO ME ESQUECI

Temos tades entertides em trocas de crómes lá com os OUTROS e quá que nos esqueciames DESTES!!! Forem eles que nos arranjarem este espécime rare emmonte de MULLETACHE (mullet + moustache, onde mesmo a muleta adquire contornos quase de "estola" e que eles aqui RECUPERAM, devido ao lançamento do DVD, digo eu) e agora também nos trazem este CATALÃO, que não odeia o Figue nem vai a pé comprar carameles.

Para as duas cadernetas (mais a outra que nos orginou) aproveitamos para relembrar uma figura mui QUERIDA aqui da malta e do manelzei. E agora, caro AdmiraAlcantaraWanker, um pikeno quizz para tentreteres: apenas um desta TRIPLA na jegou no nosso Olhanense. Advinha qual. Dou uma dica: o nome dele é engual ao de alguém que, de certeza, na vai ao mendial e que o Sinisa Mihaylovic considerou o jegador mais benite na sua pezição há quaize uma década atrás.

FINALMENTE ALTO NÍVEL . . . NOT


Vamos lá colocar algum nível e falar de golfe. Os olhos do mundo postos no Algarve, e tudo por causa de um desporto que eu adoro tanto como de engolir laminas incandescentes empurradas com um bom chumbo derretido.

Para mim grupos de gajos vestidos com roupas ridículas a percorrerem kilómetros de relva em locais onde naturalmente não cresceria nem um cacto, agarrados a tacos e a bolas, em relação a esta parte bato mais palmas ao Viv Thomas e as suas malucas amestradas, que ao Tigre dos Bosques, isto não é despoto. Ainda para mais isto é um "desporto" maioritariamente practicado por velhos, toda a gente sabe que os velhos se deviam de ficar pela sueca, bisca de 7, dominó e quem sabe para os mais rijos arriscarem uma boa partida de petânca.

Razões para não se practicar golfe:
  • é caro para caraças;
  • não dá para impressionar as gajas;
  • é "desporto" de velho;
  • a roupa é feia e não dá prestigio a ninguém;
  • para andar agarrado a tacos e bolas já tenho as minhas com que me entreter e para entreter;
  • é mau para o ambiente, e se é para estragar o ambiente ao menos que possamos ver gajas nuas.
Deixo aqui uma ideia alarve: todas as manifs, desde estudades a professores até aos homossexuais, e muitos incluem-se nos dois grupos anteriormente mencionados, devia de se dirigir aos campos de golfe de Vilamoura e mostrar ao mundo o que é contestação à séria.

Deixem-se de merdas, tragam mas é para cá futebol que é o que a malta quer, o resto são cantigas. Golf nem o automóvel, para mim é o Audi A4 dos pobres, antes andar a pé que ter um Golf.

COLABORADOR ATENTO

O último post aqui amandado foi o post 666, só tenho a dizer que foi um post dos diabos. (Fim de alarvidade)

OUTROS CROMOS (1)

Nestas andanças de revivalismo crumeiro (ou crómere, depende se és do barlavente ou badavente), muito se tem falado de gente de bigode (nem sei por onde começar...), de gente aciganada (masides e pedros migueis not ramos) ou de calvos que não o francisco, como o NIVALDO, que se destacou ó service do "nosse" gande pertimenence do tempe dos ov's (penso que o zé torres era o mister).

Nice pesquize do Pêrteu, com direite a "antes e despois", como queriamos fazer uma vez com um clega do GETsmartOV, o guardião MIHAYLOV (o tal quera numbrum da Bulgária no mexerico'86 e que foi despois do Blenences e que ganhou a full head of hair conde foi jegar pró Reading ou lá que rai era no UK).

A questão é... para quando um estudo sério dos mullets em cromos da alvrada de oitenta (fuckin'hell, agora parecia o Nuno "tardes na armona a ouvir rádios marroquinas" Galopim!) pré-figue e crisnalde?

ADENDA: leste/mullet RELATED

A CLÉSSÃO DE CRÓMES MAI MELHOR BOA DE TODES TEMPES




















Os nossos cumpádres nã brinquem em service, lá inseriram mais uns quantes crómes que nos dizem arrespeite maizomenes drétamente pla nossa jugarfia. Hoje foi o MENDES (mini-gádarredes copycat do manel galrinhe e ótentique fétiche do manelzei em espinhe e pertimão que ainda deu um ar de sua desgraça no Olhanense tombem) e há uns dias tinha side o SHÉU. Han? Sim, o Shéu, que pode nã ter relação dréta com o nosso algarve, mas o cróme em si tem, per cá que faz parte da cléssão que, pelmenes a malta em Olheum, chômava de "Cabeçudes" (acho que na rialdade era "Arte e Futebol" ou uma algue do génere), que foi toda desenhada pelo grande Francisco Zambujal.


Ache que este gande meistre da carcatura (arrasa com colquer malcagem daqueles que tão em vilamôra ou da rua augusta) era alentejane de nascença mas viveu muntes anes em Fare, onde era perfessor de escola pirmária. Podemos dzer mesme que temes orgulhe de ter um ex-aluno dele no plantel do nosse blog, o Darce.
Conte ás minhas arrcordações do zambejal alembro-me de váires cártunes no Esférique ainda em tamanhe de ruibarres, mas 3 deles são special ones parmim:

a) a do "outro di lá? Não este é dicá";

b) a do artur jorge num ringue de boxe a perguntar a um palxernai todo roxo se queria mais (o Porte já tinha ganhe os jógues todes ao Benfique na época 84/85, e isto foi antes da final da taça, que os encarnades venceriam por 3-1, com a equipa supostamente feita pelos três moces que, nesse verão, devido ao "pacto", quá que assinaram pelo união da madêra);

c) a da silhueta do Papa a insinuar colquer coisa tipo sinhôzinhe malta (brigades, Orelhas, por malembrares iste com a conversa dos jágunces), acho que após o tal jogo empertimão do guímaro.


Conte ós crómes desta cléssão, tenho ideia de ter um monte deles, mas de ter recortade quase todes, pra fazer jegadores prás caricas (que pirmere jogávames com um botão, mas depois optámos pela bola da cola cao), per cá que a bólinha onde aparssiam as caras dos jegadores em foto era mesme do tamanhe certo das tampas de garrafa cemol e fruto real ou lá quiera aquile parecide ó frissume que trazia cenas do homem aranha na parte de dentre. Lembras-te, envnade? Com esses sapates?

Ah, e clare, como não?, era eu enfantil ou indiciade do Olhanense e, como prémio, fomos jegar o últime jogo da temprada ó relvade. Entrames do balniare, onde se equipavem os gajes da equipa sénior e, nunca mai mesquece, pendurei as minhas cenas num cabide onde tava colade um cróme de um "Cabeçude". Quem? Um gá que jegava do Bêramar e que naquele tempe tava no Olhanense. Agora trêna uma das equipas sensação da Taça e o filhe joga do Cepórtem. Quem acertar pode pagar-me uma cerveja. E a quem me mandar esse cróme, pago eu duas.

DEPOIS DO MASSACRE...

...de posts sobre o manelzei ó longo do dia de ontem, alegrem-se: ao menos não tiveram que ouvir a voz do homem. Foi pra enritar, mesmo. Ficou provade quem é o melhor trenader algravie. E, sim, ache mai piada ao CAJU DICK, pra já per cá que foi mê vzinhe mas perncinpalmente porque sabe rir de si próprio. Uma coldade muito enportante (para mim), mas que na chega pra chegar a um "grande" ou à Selecção. Infelizmente o moço que levou o Rui Correia para o Dudelange (ou lá que foi), tinha razão.

É a vida. Mas a vida não é só ganhar títulos. E há títulos de jornais que nos vão ficar o resto da vida cravados na alembradura (obrigade manel... cajuda), e não são da autoria do ti Manelzei (uma pessoa consciente que não gostam da sua voz).

Colocando as coisas dum modo simples: o ti Manelzei na é de Olheum. É de vilarriá, e é um bom algravie, tipe o Cavaque. Gente boa, mas algo insonsa.

Falta-lhes o baixo nível olhanense e o auto atribuído panache farense. Mas atenção, nada de cruzamentes. Só prá área, com açúcar.

segunda-feira, novembro 14, 2005

ÚLTIMO POST (DO DIA) SOBRE O MELHOR TRENADER ALGRAVIE (E COM CURRICLE MAI MELHOR BOM)

Fica bonito, fazer ISTO, e sempre é uma forma disfarçada de voltar a agradecer ao manel não tar sempre a relembrar que até é um porreiraço em não falar muito da indemnização que recebeu para não cumprir o contrato que tinha assinado para ser o seleccionador no Euro2004 e que a Nike deve ter coberto (non saturninian cumpadré reference intended) para trazer o filipinão numa estratégia encapuçada de vender bandeiras (ok, esta última foi muito x-files...).

É que já ouvi, aqui e ah-li, que as modernices dos acordos de rescisão (tipo, sei lá... delneri, zahovic ou fernandez) englobam acordos de não-discussão dos termos ou de não-falar-mali e, no caso do manelzei, isso até nem deve ter sido englobado, pois lembro-me bem duma entrevista em que ele falou da coisa publicamente (salvo erro numa entrevista naquela revista defunta que era propriedade do dimas, do sá pinto e do abel mutante). Mas nunca insistiu nessa tecla. O ti manel não é a definição exacta de um class act pá malta (principalmente pró bidu bing), mas isso pouco entressa. É um old school, meio chato, com voz enritante, mas é um old school. E, acima de tude, competente.

OLHA ELE AH-LI...


E há mais AQUI, dondesta veio...

VERY, VERY TRUE

Continuando o arrebanhamente no Esférico:

«Tenho 59 anos, já não sou um menino. Apareceu aí um jovem treinador a obter grande sucesso, logo veio muita gente tentar imitá-lo, e toca a dizer que os novos é que sabem tudo.
As imitações são sempre más. Eu nunca imitei ninguém. Estou mais velho, é verdade, mas vivo e bem vivo.»

Vivo para o regresso a Portugal? «Voltar é sempre uma ideia, mas não uma prioridade. Tenho de ver onde ponho os pés. Quando entrei para treinar o Benfica, era o melhor treinador de Portugal; quando saí, era o pior do Mundo. Por isso, repito, tenho de ver onde ponho os pés, porque aos 59 anos já não tenho idade para areias movediças», finalizou Manuel José.


And there is no chiuauas in Sunderland, José.
Egg Cup. Very Tasty. Where Now. Classic Nigel.

MAINADA MANEL! THERE'S ONLY ONE JOSÉ!


Jágora arrebanhe da Bola tombem:
Manuel José encarou este êxito no Al-Ahly (e vão 52 jogos sem perder...) que o projectou para níveis de popularidade ímpares, num país onde já há quem lhe chame de «Mourinho do Egipto». Epíteto que, para Manuel José, nada tem de agradável.
«É evidente que não gosto que me chamem de Mourinho do Egipto, porque tive sucesso muito antes de ele aparecer e porque não há comparações possíveis. Ele está a fazer um trabalho notável no Chelsea, eu também faço no meu clube, mas são coisas distintas», disse Manuel José, bicampeão africano no espaço de quatro anos, coroa de glória numa carreira já longa.


ISSO E TER DEIXADE A PAPINHA TODA FÊTA PRÓ MENINE EM LÊRIA. And it's not like he's Octávio...

MANELZEI, THE PLAYER

Facto: como jegador foi melhor que o Cajudic e cu Mourinhiou!
Olha aí, arrebanhade do récóre:

Marquei ao Damas quase do meio-campo!
Como jogador, Manuel José representou Benfica, Covilhã, Varzim, Belenenses, Beira-Mar (com Eusébio), União Tomar, Farense e Espinho. Aqui ficam algumas recordações: “Cheguei ao Benfica aos 16 anos, em 1962, no tempo do Fernando Cabrita, como extremo--esquerdo. O meu primeiro golo ao Sporting foi nos juniores, com um chapéu ao Damas quase do meio-campo. Depois, andei de clube em clube, a ser emprestado. De volta ao Benfica, em 68-69, sagrei-me campeão nacional. Não foi uma coisa que mexesse muito comigo, pois só fizera um jogo (Académica, 3-2 na Luz). Resultado: nem sequer fui receber a medalha e não estou na foto oficial dos campeões.”


Eu aquerxentaria que isso mostra o benfquista que ele é... isso e ter dado os 7-1, e mais ter levade o Jorge "sim, deixo-te parar com o peito, Mário" Soares prá Luz (foi ele, nanfoi?). E tá aqui o CRÓME dele tombeim.

LANÇA ALGRAVIA EM ÁFRICA


You want to know why I am the special one?
I will sing you a song for that. NOT.


Agora por isso: o inglês do mourinhiou será mais parecido com o do Apu ou com o do Borat? Ah, e conde fui à percura do saite da Confederação Africana (CAF) escrevi o ponto come, era outra cena, tentei despois o ponto ogre e deu-me ISTO...