Joaquim Teixeira obrigado a emigrar:
«Para mim, Portugal acabou!»
Joaquim Teixeira, que foi campeão no FC Porto como adjunto de António Oliveira, apresentou-se na manhã desta segunda-feira no Cabba, modesta equipa argelina. O treinador estava desempregado há cerca de ano e meio e volta agora ao activo «para não mais voltar ao futebol português».
Teixeira acusa, em declarações á Renascença, os dirigentes do futebol português de lhe terem fechado as portas e garante não ser a única vítima dos dirigentes do futebol cá do burgo.
«O espaço em Portugal para mim acabou. Há ano e meio que estava desempregado, tentei por todas as formas regressar ao trabalho no meu país que gosto e amo, não me foi possível, e vou tentar na Argélia ser aquilo que sempre fui em Portugal, dedicado, honesto e ganhador para que depois num futuro próximo se abram outras portas noutros países mas não tenho de medo de assumir que, para mim, profissionalmente, o meu país morreu», declaração de Joaquim Teixeira.
«Futebolisticamente Portugal bateu no fundo. A dimensão dos nossos jogadores e treinadores não tem nada a ver com a mediocridade que existe nos nossos dirigentes. Eu sou um dos muitos que tomaram esta posição. Em termos de futebol, Portugal acabou para mim há ano e meio atrás. Vou ficar para já pela Argélia».
Joaquim Teixeira diz ter sido obrigado a emigrar tendo assumido hoje o cargo de treinador do Cabba, modesta equipa da Argélia.Acho que podemos concluir que... o bom feitio vem sempre ao de cima. Apareceu no futebol quando o seleccionador nacional era apontado pela Oliviapalitesportos, e os adjuntos pelo mérito de... carregar malas. Foi vítima duma tentativa de homício audio-visual. Tal como muitos antes do 25/4, tem de fazer a mala e ir pra fora, as pessoas do seu país estão todas mal, ele é que está certo. Vai/quer prová-lo lá fora. Não tenho gosto nem desgosto por isso, se calhar até é bom moço, mas nunca me despertou especial simpatia. Era uma versão do Luís Castro mais irritadiça, quase sem sentido de humor.
E o que me recordarei sempre dele, além do carregar das malas? Não sei se estarei errado, mas acho que o último clube que treinou foi a Ovarense. Se foi, então tombem me recordo perfeitamente qual o seu último jogo. Deu 4 ao meu Olhanense. Gostavam tanto dele em Ovar que foi despedido a seguir a essa vitória. Os factos deste post podem não estar totalmente correctos... mas não se atrevam a estragar uma boa história com pormenores insignificantes como a verdade, tá?