ALL GARB DESUNITED

sábado, junho 04, 2005

SÓDADES DO ÊRÓ 2004?

Com os campinates, ligas e taças terminadas, este é o último gostinho da temporada. Dá gosto pensar no que tava a aconatecer no nosso país por esta altura o ano passado, na dá?

Atão mó... tá aí o Portugal-Esloadmiraváquia, deb. Pô, cara... tem Figo outra vez, tem Deco e tem Filipão. Mete a bandera na janela, mete, mete. Mete a do braziu também e alguma dos Palops, se quiser. Pode até meter une bandeirita da france, se vous vouler, que tá lá o Petit Bull. É o Portugal multi-nacional que a esquerda politicamente correcta consente para termos laivos de nacionalismo exacerbado sem males de maior no memonto, tipo pílula do dia anterior.
Mas cóquer dia até um timorense e um indonéizo temos de meter na equipa, tipo daqui a uns anitos quando olharmos para trás e pensarmos que se calhar fomos duros demais com o país opressor. Tipo efeito-boomerang do efeito-remorso que tivemos quando Portugal estava na moda. Mas tudo isto é fado. Venham as celebrações do 16 de Junho!

sexta-feira, junho 03, 2005

BÊJEM-LHE OS PÉS E CHOMEM-LHE FIGO


"ó mãe aquele moço ganha mais do que eu,
e tem uma gaja mai boa ca minha...
E tu na dizes nada?"


OK, compreendo e dou legitimidade a um fazedor de pcebolas (ou onion maker) para ridicularizar o colete furexente no banco do carro lusitano, mas passo-me da cabeça quando alguém com mais escolaridade que o orelhas vai prós jornais hablar mal do Figo, metendo-se em bicos de pés, quase querendo tratar por tu o único Grande símbolo nacional da década de 90 e arredores.

Mas quem é esta GENTALHA pra falar assim, quando não deu nem 0,001% do que Ele já deu a este país? É das poucas vezes que concordo com o toninhe olvera (futuro prezdente do FCP, duvidam?), mas ainda malembra quá emessiunade, tava ele de muleta e tude, quando disse o que tinha de ser dito...er... já namalembra bem o que foi que ele disse, mas reprimendou em monte a malta que amandou a baixo os jogadores duma geração que tinha levado “o ego dos portugueses ao colo durante mais duma década” ou algo assim. Isto logo após a goleada à polónia, depois da derrota com os states e antes da derrota com a coreia mecânica de gus gus edinho.

É pá, passo-me da cabeça mesmo com esses críticos que criticam por criticar... gentalha de merda, pagam-vos à palavra, é? Se o Figo abandona a selecção é porque não devia abandonar, se regressa é porque já abandonou, se fala é porque devia tar calado, se assina pela juventus é porque devia ter assinado pelo Parma... fónix... calem-se a boca fégas de merda... tão a ver bem o que o Figo é, como jogador? Para termos um jogador eventualmente mais completo (e ainda assim duvido…) foi preciso naturalizarem um, porra!

Até uma das minhas leituras prediletas, e a única que confio nas estrelas que dá aos filmes, o João “weasel face” Lopes, já entrou no bandwagon da crítica ao grande pa(s)tilhas... onde é que isto vai parar?

Pensando bem, passava-me mesmo era com aqueles PALHAÇOS que diziam à boca cheia que a culpa do falhanço no mundial 2002 tinha sido do Figo. Convido desde já qualquer um desses cabrestos a ver as K7’s dos jogos ao meu lado, para constatarmos se na foi o homem que, mesmo lesionado, levou a equipa e deu tudo o que tinha. É tipo no 2004, já tavem a falar mal em monte dele, o homem tava a jogar bem, não brilhantemente, mas muito bem, quando partiu a boquinha toda a muita gente na exibição memoravel frente à Holanda.

E hoje em dia ainda me passo mais com quem mete na discussão do regresso-e-abandono-da-selecção a PORRA da história da saída de Barcelona para o Real. Mas o que é que o cu tem a ver com as calças, PORRA? E ele por algum acaso é espalol ou catanhão? É profissional, e acabou-se. Nem que fosse por preferir o ladrilho do balneário do Barnabeu tava no direito dele de mudar de ares se lhe apetecesse ou porque o Paulo Veiga ou o José China lhe disseram e ele foi. Se em Portugal tentou duas vezes ir para o Benfica quando estava no Sporting e só não foi porque o amigo do Carlos Castro é tanso...

MAIS: que raio de mundo é este onde o morto-de-fome do Luxemburgo tem moral para vir fazer queixinhas prá TV que o Luís Figo não lhe fala? Mas sou só eu a ver o ridículo da situação? Aquilo era o quê? O confessionário do Big Brader? PORRA! É que, REALmente, se há alguém com superioridade moral no mundo do futebol é mesmo esse wanderninja que foi despedido da sua Selecção por fraudes fiscais e negociatas escuras. Também tá bem essa. Na vás assar frango pó chimarrão ou aquecer báguetes na Companhia das Sandes não, deixa-te tar no Real armado em mais galáctico que os galácticos só porque vem aí o Robinho que tamem te safas.

Uf… calma.... serenity now, serenity now... voltando ao assunto Figo-na-selecção, aqui há quase um ano, num jogo do êró, dizia eu ao zé couceiro que, por incrível que pareça, o "público da selecção" ainda é mais imediatista do que o "público dos clubes". Ele concordou plenamente.

E eu até compreendo que o zé povinho (principalmente "aquele" que agora adora o seu homónimo mourinho e não perde um jogo do chelsea e até compra a camzola dos blues de contrafacção ao quaresma ambulante da esquina, e detesta o peseiro como quando comprou o bloco de notas do a boloni) possa invejar o Figo pelo dinheiro que ganha, pela mulher que tem, e esteja à espera do primeiro passe ou drible falhado para assobiá-lo. Agora… os colunistas opinadores da poita dos principais jornais? Mas tá tudo maluco? Tá tudo com a mania que percebe de bola e que tem superioridade moral? Tames menites tames. Como diz o outro, esta merda qualquer dia só vai ó lugar com uma ditadura.

Mas eu até compreendo que o nosso povinhão, na largura de banda que vai da taberna aos novos-betos, critique o co-proprietario do 7. É que ele até não se esforça muito por ser simpático nem verte lágrimas faceis como um Rui Costa ou um Vitor Baía, mas... é isso que demonstra a sua ROBUSTEZ e a sua FORÇA em relação aos seus colegas de geração, campeoes do mundo ou não. O homem é a definição de “classe”, mas vivemos numa sociedade demaisado usa-e-deita-fora para lhe dar o estatuto que merece, que é o de intocável, por tudo o que já fez.

Alembro-me, perfeitamente, do mundial de juvenis da Escócia (onde o Paulo Santos do Braga baixou os calções) dele se destacar, juntamente com o Miguel Simão, o Tulipa, o Bino, o Álvaro Gregório ou o Adalberto. Havia qualquer coisa naquele cabelo de esfregona que parecia ter um drible aparentemente igual aos dos outros mas, digamos, mais progressivo. Recordo-me de nunca ter tido probelmas em confessar aos meus amigos Sportiguistas que, na época 93/94 não foi o João Vieira Pinto e o Benfica o melhor jogador e a melhor equipa, apesar dos 6-3 e do título. O Sporting de então era superior, mas não o foi nesse jogo. E é essa a diferença entre o Figo e os João Vieiras Pintos da vida: um jogo que saíu bem. Figo é mais do que isso, Figo é, por mérito próprio, o que vários portugueses tentaram ser e não foram. Eu sei que eu próprio, se tivesse sido futebolista, teria sido no máximo mais um JVP da vida, e já teria sido muito bom para mim. Mas não é por isso que invejo o Figo. Eu admiro o Figo. Respeito-o sem lhe pedir autógrafos ou correr atrás dele na marina. Orgulho-me dele como português e nunca lhe atirarei uma pedra. Mas também se passasse por ele não lhe dava o gosto dele me ver tipo a dar-lhe quebranto ou, muito menos, dirigir-me a ele. Ele não tem que ser simpático para mim ou para ninguém, basta jogar 0,001% do que jogou naquele maravilhoso ano de 2000.

Luís Figo é Grande e ponto final. Enquanto ele jogar vocês podem criticá-lo, mas, acreditem, pulhas e invejosos de merda, quando ele abandonar a carreira de futebolista vocês serão os primeiros a chorar que nunca mais haverá um como ele. Português de gema, nem sequer da ex-colónia, africana ou das américas. Qualquê. Abram os olhos. Figo é o símbolo do que de melhor tem o Portugal pós-25 de Abril. Além do futebolista que é (não tão exímio como Zidane nem tão bonito como Beckham, mas se calhar mesmo por isso. Não é um malabarista mas é capaz dum malabarismo saído do nada que deslumbra pela naturalidade com que nem passa cartão aos jorges costas da vida), é o português anti-mesquinhice que, por conseguir distinguir aquilo porque vale a pena chatear-se ou não, pode ser considerado snob. Mas não é. Ou, se for, tem razões para isso. Ele, pelo menos, tem. Não é por ter começado a comprar roupa da sacoor ou tommy. Ele tem legitimidade. Ganhou-a. Com o maravilhoso golo ao Schmeichel e o outro ao David "Last moustache in modern football" Seaman que ainda tocou no Tony Adams ou no Terry Butcher ou lá que foi (SFW?).

Tou apaixonado pelo Figo? Talvez, mas se tivesse de escolher até me cagava no produto nacional e aceitava bem a mercadoria sueca que ele tem em casa. Ela já deve saber umas palavrinhas da língua do Luís (de Camões) e eu sei dizer "Jonas Thern" e "Mats Magnusson".

Qué que isto tem a ver com o Algarve? Pá... querem alguém mais algarvio naturalizado do que o Figó? Só o Paulo "falo melhor português que o Eusébio" China. E esperem até o Algarve United subir mais uns escalões...

MORREU O "AMIGO DOS POMBOS"



Parece que foi ontem que tinha chegado a casa, tinha 11 ou 12 anos, e a Selecção estava a ganhar em Estugarda, com o tal golaço do Carlos Manuel que eu perdi de ver em directo. Começo a reparar em quem é que tava a jogar na "equipa de todos nós"... o Mário Jorge a jogar em monte do lado esquerdo, o Veloso acho que a jogar a médio (até fez pra lá um atraso do meio-campo que não lembrava ao Dixon), mas lá ganhámos. Até o farense Zé Rafael acho que chegou a entrar no final, mas... o elemento mesmo estranho naquela equipa titular era um careca que tava pra lá a líbero (ou foi a trinco que jogou?). Foi o primeiro jogo do Zé Antoine pela Selecção, e houve quem dissesse que o Torres só o meteu a jogar porque eram os dois amigos das lides da columbofilia. Se calhar até eram, mas o antigo capitão do belem é uma das grandes figuras do "imaginário de oitenta" (como diria o Álvaro Costa), que agora desaparece assim, dum momento para o outro, de um modo abrupto e fulminante.

Na foto ali em cima lá está ele, com a "fruteira" que o Belem ganhou com o tiraço do Juanico. O gaje que tá ao lado dele na foto é outro internacional AhÁ, o Jaime, que eu tive o prazer de conhecer pessoalmente no Jamor, na final da Taça da época passada. Qué que isto tem a ver com o Algarve? Pá, o Zé António jogou no Estoril...

Paz à sua alma.

OS ARES D'ALVERCA DO RIBATEJO E DO PORTUGAL PROFUNDO

Esta chantagenzita-choro-vitimização-sebastianista do orelhas aos sócios benfiquistas não é novidade. Chega a ser rétró. E como disse um colega meu ontem: "Retro está na moda". Mas é um bocado 4ª classe (um becadinhe só). Do outro lado da segunda quadradatura circular muda um boaco o aroma, mas o sabor é o mesmo. Tentativas descabeladas de ironia papal.

Contudo, voltando ao monarca dos pneus, dá-me a impressão que é um bocado também das origens. Não me refiro a classe social, mais origens geográficas mesmo. É que há um prezdente de um clube algravio que também tá a optar por esta via do chora-chora-pede-pede. O que já me tá a meter uns nervos do carai... Prontes, já disse um palavrão e tude. Deixa lá ver se ouço a música que o ROBERTO LEAL fez para a Selecção para ver se me acalmo.

quinta-feira, junho 02, 2005

MANU DA SILVA, R.I.P.

Faleceu o Manu, ganda maluco das motas, do heavy metal e do Farense. Ainda cheguei a vê-lo pendurado na rede do sãluis... de pernas pró ar! Quando o polícia, do outro lado da rede, tentou dizer-lhe qq coisa, ele mostrou o cartão de sócio (eu estava a ver de longe, na minha memória ficou cravado que ele estava a dizer que podia fazer o que quisesse dentro do estádio pois tinha as quotas em dia).



Não me vou alongar muito mais, apenas transcrever o que está no site do moto clube de faro:

Manu, ex - boxeur, ex - roadie Iron Maiden, proprietário do "Eddies Bar", membro dedicado do M.C.F. e ser humano de qualidades extraordinàrias encerra a sua maior tournée, a "Life Tour".

O concerto de encerramento terá lugar às 18:00 horas de amanhã, dia 2 de Junho 2005 no Cemitério de Santa Bárbara de Nexe, partindo do Convento das Carmelitas, esperando-se grande presença do Fan-Club para a despedida de um Homem que deixará saudades em muitos cantos do globo.

"Brake a leg, mate!"


http://www.motoclubefaro.pt

PERVOCAÇÃO SEMANAL NUMBARE 69

Normalmente tem sido o bada encarrgade das provocaciones semanais ao TONINHO OLVERA (e foi ele que começou, foi ele que começou), mas desta vez tenhe de ser eu, e aperveite pra arrcordar a nemesis algravia do futuro perzdente da FPF (duvidam?).



Quem na salembra do relatorio de 69 pontos do TOZÉ CABELINHE (alcunha que descobri do outerdia no faroeste) após o mundial 2002? Sim, voceias podem até alembrar-se, mas na têm isso decorado na alembradura, naei? Atão prantes, este vosso blog vai espniblizar a cena qué pa guardarem ou fazerem lá o que quiserem, tipo imprimire e levare pá retrete quando for altura darriare o calhéu.

http://www.desunited.no.sapo.pt/69.txt
(versão amigável prá emperçora)

Damned good reading méne!
(foi pena foiter sido condenado a pagar 15 mileurós...)

THE REAL UNITED IN ALGARVE

Esses Unidos sim, os de Manchester, vão estagiar em valdlobe, ganda nóia, méne. Uma vez fui lá ver um amigável entre o farense e o outro borussia, o que na é dos moços lá de baixe, e deu pra rir um becadinhe à conta do Nuno "Sacos de Mije" Luz, com o Paulo Sousa a desatinar com ele. Também tenho ideia do êgéne todo ensanguentado no final do jogo. Acho que tava a marcar aquele baita negão, o Tanko.

quarta-feira, junho 01, 2005

HEY, LYLA... MAIS BOAS NOTÍCIAS, MARFADES!

O "Diamante" (como lhe chamava o saudoso prestrele no tempo em que o Benfica fazia dobradinhas) renovou. Não sei se ele é bom treinador ou não (o pessoal de setubal acho que diz que não, o de beja diz que sim), mas ao menos é o contrário do luis campos: não é pixote, não tem a mania que é o novo mourinho e não desceu duas equipas numa época (in fact, safou um felgueiras sem ordenados e o pertimenense já no finzinhe).



É certo que um gá nunca sabe prádonde é que ele tá a olhar... mas isso pode ser bom... condera jegador marcava livres se calhar melhor que o simão (o próprio pertimenense sentiu isso na pele, na meia-final da taça de 86/87, 2-1 na Luz, dois livres dele. Nem o Balacó lhes valeu) per cá do gádarredes na saber pradonde ele tava a fazer pontaria.

E também deve dar jeite como tenique. Pra já, pra já, foi bescar o melhor perpradorfizic no algarve (agora que o lipensqui já na tá cá), o fidalgantunes, quando ninguém parecia tar a vê-lo. Chomem-lhe zarolho, chomem-lhe. Ele tá é a olhar pra dois lades ó memetempe enquante que a malta é tipo Lyla (é assim que se choma aquela gaja do futurama, naéi?).

BOAS NOTÍCIAS, PORTIMONENSE!

Não, não é pra dzer que já têm estádio, mas em compensação o admira diz que o vosso novo reforço "tem uns pézinhes..."

E ele vai negar, mas há estemunhas. Até o Rei e o téjinhe devem ter óvide. E o próprio "alvantá bandêra, cabrão" é moço pra confirmar isso.

BOAS NOTÍCIAS, OLHANENSE!

Apreguntei áquele nosse amigue da maia que costumava deixar aqui uns comments se o Justiniano (do Maia, que os jernais dizem que vem pó Olhanense) era algma coisa de jeite, ao que ele arrespondeu: "é tipo Fernando Aguiar mas sem técnica".

Ou seja, o pessoal que fizer parte do plantel do Olhanense pó ano já pode ir beber uns copos à vontade (nos dias de folga, claro), naéi? Pois agora já têm o seu fernando a guiar...

OK, ok... piadola muitentiga, muitentiga...

DON'T LOOK BACK IN ACNE, I HEAR YOU SAY...

Ninguém diz nada? Cabresto do rachão nem nos segundos finais meteu o Hélio? Só percá disso na tenhe pena denhuma que ele seja espedide... Pá, até tinha uma certa empatia com o Hélinhe, visto que é um gajo que teve acne até (muuuito) mais tarde do que eu... e que a maior parte de todos nós, quase que aposto... se bem que isso é tudo relativo, nunca tive aquelas crateras, isso foi mais o caminonista com aqueles sapatos.....

Sim, Sara, podes esperar....

terça-feira, maio 31, 2005

E O DIA DO BAGUEDÁ CONDÉQUÉ MÓ?

segunda-feira, maio 30, 2005

HINOCERONTES

Do outerdia discutíamos entra malta relativamente nova (tardios vintes, trintas madrugadores) que os hinos de Olhanense e Farense eram muito parecidos... clare que ninguém sabia colé que tinha sido feite permere... mas depois desta POSTA DE PESCADA do PECASS...

VARÃO DO NÉNÉ? (NÃO É PIADA, A SÉRIO)

A piadinha-forward-do-dia desses novos adeptos setubalenses que nem sabem se os sadinos são o Vitória FC ou SC é a seguinte: «a última vez que o Benfica fez a dobradinha ainda o Néné tinha um filho».



Tem a sua piadola mas na tá correcto, pois salvo erro o Tamagnini até teve mais do que um filho (Dois? Ou mais?) e um tal Sandro chegou a jegar numa ou duas equipas algarvias... Alguém majuda? Esperança de Lagos? Córterense? Silves?... Admira?

TÔ QUÁ A DAR RAZÃO Ó MST

Merraça do estaidalgrave na consegue sequer chegar a entendimento com a AFA pra se realizar lá a final da Taça do Algarve?

O ano passade ainda correu o bôite que era per cá de ter tade marcade um jogo qualquer da selecção que depois foi desmarcado, mas este ano parece que foi por razões económicas mesmo...

JÁ NA GANHAREM O NHEIRE TODE COM ESTORIL, DÉ? FÓ MÓ...